UBU (2023), Paulo Abreu
Sinopse:
Instigado pela sua esposa, Ubu assassina o Rei Venceslau e usurpa o trono da Polónia. Exercendo o seu reinado de forma absurda e cruel, ele leva o seu país à miséria. Embriagado pelo poder, sem escrúpulos, covarde e ridículo, Ubu vai arruinando tudo à sua volta. UBU REI é uma adaptação cinematográfica do texto teatral de Alfred Jarry, que na época da sua estreia, em 1896, provocou grande escândalo. Uma tragicomédia que se revela actual.
VALSAS NA LUA (2024), Francisco de Assis
Sinopse:
Filipe vivia imerso na inocência de uma criança feliz e adormecia rodeado do amor dos pais. Agora, jovem adulto, encontra no conforto das suas memórias os fantasmas que lhe roubam o sono. Vê-se perseguido pelo luto da morte do seu pai, e passa uma noite de saudade e solidão.
MELANIE (2024), Gabriela Castanheira e Marta Bao
Sinopse:
Depois de uma viagem a África, Melanie reencontra-se com os seus amigos de longa data para um fim-de-semana de pesca, sol e cerveja. O que era suposto ser uma tarde tranquila numa praia junto ao rio, torna-se num pesadelo.
MISTÉRIO DA FÉ (2024), Gabriel Vaz e Ricardo Cardoso
Sinopse:
Maria do Rosário é uma jovem freira do convento das irmãzinhas democráticas. Certa noite, recebe uma aparição de Nossa Senhora quando vai à casa de banho. Ela revela-lhe um 4º segredo de Fátima e encarrega-a de uma missão: arranjar duas garrafas de vinho.
AO DEUS-DARÁ (2024), Carolina Rebelo
Sinopse:
Maria Rita participa numa busca por algo que não quer que seja encontrado.
WHAT IS LEFT OF US (2024), Diego Borges
Sinopse:
Um homem encontra-se na presença do Diabo, que o arrasta para o inferno onde outros partilham os seus tormentos. Um deles fala do pêndulo vicioso da vergonha e do orgulho ferido, mas a sua voz é silenciosa e sem sentido na sua última hora.
PORTA-TE BEM (2024), Joana Alves
Sinopse:
Filomena vive sozinha numa aldeia rural no interior de Portugal e acaba de descobrir que não lhe resta muito tempo de vida. Determinada a fazer as pazes com o seu passado, decide tomar as rédeas da situação.
QUORUM (2025), Rafael Fonseca
Sinopse:
Num pequeno monte à saída da Vila do Gerês, chamado Penedo da Freira, existe uma lápide que aparenta sinalizar um local de paixão entre uma freira portuguesa e um soldado castelhano nos finais do século XVIII. A lenda descrita nessa pedra torna-se o foco de obsessão de um jovem encenador que nela irá fazer mergulhar um casal de actores.
À MEDIDA QUE FOMOS RECUPERANDO A MÃE (2024), Gonçalo Waddington
Sinopse:
Logo após a morte da mulher, o pai de quatro crianças enfia-se na cama e no luto até a casa entrar em auto-gestão. Os filhos mais velhos pensam em como arrancá-lo desse torpor; o mais velho começa por imitar a voz da mãe. Depressa a brincadeira foge do controlo, assim como as identidades de cada um.
CAFÉ MONUMENTAL (2024), Miguel Carneiro
Sinopse:
Uma idosa, dona de uma taberna local, é visitada por um estranho suspeito que chega com uma oferta inevitável.
VEGETALIDADE (2024), Frederico Cordeiro Ferreira
Sinopse:
Um dia na vida de três sem-abrigo rurais, numa distopia poética sobre o equilíbrio entre Homem, Natureza e Criador.
O PROCEDIMENTO (2024), Chico Noras
Sinopse:
Numa realidade não muito distante, a morte assistida é procedimento moralmente aceite, introduzido com naturalidade no nosso dia-a-dia. Quando a lógica hipercapitalista é a única moral, o que fazer quando uma pessoa deixa de produzir? Bem, se não se fatura, mais vale morrer. Maria Eugénia, reformada, tem a sua morte agendada há vários anos. Mas será que se preparou devidamente para o procedimento?
BANZO (2024), Margarida Cardoso
Sinopse:
1907. Afonso recomeça a vida numa ilha tropical africana como médico de uma plantação, onde terá de curar um grupo de serviçais "infectados" pelo Banzo, a nostalgia dos escravizados. Morrem às dezenas, de inanição ou suicidando-se. Por receio de contágio, o grupo é enviado para um morro chuvoso, cercado por floresta. Ali, Afonso tenta curar os serviçais, mas a incapacidade de entender o que lhes vai na alma revela-se mais forte que todas soluções.