Filmes selecionados
Videoclipes selecionados
Série de TV
Filmes selecionados para o "Imagens no Tejo - 3.ª Mostra de Cinema Português"
Realizados na década de 1990
Filmes
1
Golpe de Asa (1998)
Ficção
12 min.
Produção e Realização: António Borges Correia (Prole Filme)
Um aprendiz de carteirista encontra uma rapariga durante a travessia do Tejo e vivem uma aventura de sorrisos suspeitos, frases mal compreendidas e roubos ocasionais.
2
Entraste no jogo, tens de jogar (1999)
Documentário
40 min.
Produção: Teatro Meridional
Realização: Pedro Sena Nunes
"Na província portuguesa do Minho, Jesus Cristo e Baco são convidados especiais da romaria que se realiza, todos os anos, no vale da Serra d’Arga de 28 para 29 de Agosto.
A voz de Deus e os cânticos da multidão enchem a serra.
O sagrado e o profano de mãos dadas. Milhares de romeiros deslocam-se para cumprir as suas promessas, para adorar o santo, para assistir à missa e ainda beber um copo de aguardente e mel."
3
Fintar o Destino (1998)
Ficção
76 min.
Produção: David & Golias
Realização: Fernando Vendrell
"Mindelo, S. Vicente, Cabo Verde, 1993
Mané não foi o grande guarda-redes que a juventude lhe prometera. Ao passar os 50 anos, sentindo a bola afastar-se implacavelmente das mãos, Mané vai fazer tudo para resgatar o seu sonho."
4
A Cidade de Cassiano (1991)
Documentário / Experimental
26 min.
Produção e Realização: Edgar Pêra
Aliando registo documental e recriação ficcional, A Cidade de Cassiano é uma interpretação cinética da obra do arquitecto português Cassiano Branco. O filme interroga o modo como Cassiano traduz o modernismo arquitectónico para os termos de um estilo nacional, onde não faltam alusões iconográficas às grandes narrativas da história pátria, ao mesmo tempo que humaniza e reconfigura essas referências pela via de uma estética próxima do film noir. Lisboa – cidade de Cassiano – podia, de facto, ter sido (ou ser) outra cidade. Entre a arquitectura e o romance policial desenha-se, assim, um confronto entre uma primeira modernidade, comprometida, e uma modernidade contemporânea que assume o compromisso de se inventar.
5
O Mundo Desbotado (1995)
Ficção / Experimental
16 min.
Produção e Realização: Edgar Pêra
O Mundo Desbotado baseia-se numa leitura “aqua-realista” do livro Um Mundo Sobre o Outro Desbotado, de Maria Isabel Barreno. O filme assume o modelo de um relatório acerca de uma invasão alienígena, encoberta pelo que parecem ser alucinações. A imagem alegórica do agitar das águas – onde se espelham e distorcem as antigas questões da realidade e da representação (também cinematográfica) – desagua, aqui, numa proposta de ver as coisas de outra maneira, que é, também, um lancinante desafio à ordem estabelecida e ao senso comum.
6
As Dezaventuras do Homem-Kâmara (1998)
Experimental
2 min.
Produção e Realização: Edgar Pêra
Partindo do peculiar olhar cinematográfico que rege toda a sua obra, no manifesto As Desventuras do Homem-Kâmara – Epizohdyus 111, 113 & 115 Edgar Pêra reivindica para si o famoso filme de Dziga Vertov, cruzando-o com as influências de Aurélio Paz dos Reis, do cinema de animação polaco e da obra de Terry Gilliam, para pôr em prática uma antropomorfização da câmara de filmar, convertida em máquina devoradora-regurgitadora. Assim se traça o singular universo visual em que o homem-câmara se move, espaço onde o cinema é compreendido e potencializado enquanto dispositivo de experimentação múltipla, alucinatória, instável e cambiante.
7
A Casa dos Espíritos (1993)
Ficção
140 min.
Produção: Bernd Eichinger e Paulo Trancoso (Neue Constantin Film e Costa do Castelo Filmes)
Realização: Bille August
América dos Sul: Esteban Trueba (Jeremy Irons) tinha dois sonhos: enriquecer e casar com Rosa. O dinheiro ganha-o nas minas de ouro, mas Rosa entretanto, morre. Esteban casa com Clara (Meryl Streep), irmã de Rosa.
Enquanto desenvolve a sua herdade, Esteban sobe nas fileiras do Partido Conservador, ao mesmo tempo que os ventos socialistas se espalham pelo país, atingindo a sua própria herdade.
O relacionamento entre Esteban e Clara é dificil, complicado ainda pela relação que esta mantém com Ferula (Glenn Close), a irmã de Esteban. Na herdade, Pedro (António Banderas), filho do capataz, assumia o protagonismo na luta laboral, enquanto se apaixona por Blanca (Winona Ryder), filha de Esteban.
Pedro é forçado a abandonar a herdade, perseguido pela Polícia, mas mantém o seu relacionamento com Blanca. Nas eleições que se seguem, os socialistas vencem e os militares de direita tomam o poder pela força, prendendo ou perseguindo os opositores. Esteban vai encontrar-se numa encruzilhada entre as ideias que defende, a acusação dos militares e o amor para com a filha.
8
Polifonias (1997)
Documentário
79 min.
Produção: Paulo Trancoso, Martine Barbé, Yves Billon (Costa do Castelo Filmes)
Realização: Pierre-Marie Goulet
Um filme a várias vozes que, em homenagem a Michel Giacometti, vai ao encontro de culturas populares no passado e no presente, no Alentejo e na Córsega para testemunhar trocas e partilhas onde ninguém perde a identidade nem as suas raízes, antes as reanima no contacto com o outro.
9
Zona J (1998)
Ficção
88 min.
Produção: Tino Navarro (MGN Filmes)
Realização: Leonel Vieira
As perspectivas de futuro não são brilhantes para um grupo de adolescentes da Zona J de Chelas, em Lisboa, filhos de operários e de mulheres da limpeza.
Tó, preto, filho de Angolanos, e Carla, branca, apaixonam-se. Tó sonha ir viver para Angola e Carla aceita segui-lo sem hesitações.
Para concretizar esse sonho Tó vai trabalhar na construção civil mas a gravidez inesperada de Carla vem complicar tudo. Despedido do trabalho, Tó aceita participar com os seus amigos no assalto a uma ourivesaria no centro da cidade.
Tudo corre mal…Pantera, o seu irmão mais novo, é baleado…
Os acontecimentos precipitam-se. Tó e Carla correm para o aeroporto mas não conseguem embarcar.
O cerco aperta-se…
10
Uma Vida Normal (1993)
Ficção
110 min.
Produção: Tino Navarro (MGN Filmes)
Realização: Joaquim Leitão
Miguel tem 40 anos e os problemas do costume. Talvez um pouco mais que o costume…
Está separado da mulher e envolvido com uma amante que só lhe dá chatices. Não tem tempo para estar com o filho. Está cheio de problemas no emprego e com a conta bancária a zero. Bebe demais, fuma vários maços por dia, toma comprimidos para dormir e outros para acordar. E o seu corpo começa a reagir mal a uma vida de abusos.
Em resumo, a sua vida está a ir por água abaixo. Mas, num último assomo de energia, decide mudar.
No fundo, pensa ele, tudo o que ele quer é uma vida normal.
Infelizmente, não há nada mais difícil no mundo…
11
Corte de Cabelo (1995)
Ficção
95 min.
Produção: Amândio Coroado, Júlia Domingos (Rosa Filmes)
Realização: Joaquim Sapinho
A viver numa cidade em rápida mudança em torno deles, Rita e Paulo querem romper com todas as tradições e decidem viver o dia anterior ao seu casamento como um dia comum. No entanto, por alguma razão Rita quer ter certeza absoluta de que Paulo a ama e decide cortar seu longo cabelo antes da cerimónia. Rita e Paulo casam-se, mas o corte de cabelo de Rita acarretará uma inesperada mudança no seu relacionamento.
12
Julião Sarmento (1995)
Ficção
60 min.
Produção: Joaquim Sapinho, Amândio Coroado (Rosa Filmes)
Realização: Joaquim Sapinho
Um documentário sobre o pintor, os seus quadros, as suas memórias, o seu discurso, do qual o cinema é uma constante.
13
Mal (1995)
Ficção
101 min.
Produção: Amândio Coroado (Rosa Filmes)
Realização: Alberto Seixas Santos
Numa cidade, milhares de histórias revelam-se simultaneamente. Esta é a história de Cathy e Pedro, Daniel e o seu amigo... A história do casal Cruz, do avô que vem a Lisboa à procura da sua neta que fugiu... A história desta criança abandonada que vem anunciar o fim do mundo. E todos esperarão um novo amanhecer.
Realizados entre 2018 e 2022
Filmes
14
O Voo das Mantas (2021)
Animação
7 min.
Produção: Bruno Carnide, Cátia Biscaia, Eduardo M Escribano Solera (Mailuki Films)
Realização: Bruno Carnide
Tudo começou como começam todas as estórias, pelo início, quando eu era mais pequena e a minha mãe me sentava ao seu colo, e me contava que todos os dias as mantas saíam do mar a voar, às centenas!
15
Fora de Jogo (2021)
Ficção
13 min.
Produção: José Freitas, Eduardo M Escribano Solera (Mailuki Films)
Realização: José Freitas
Depois de ser desencorajado pela sua tia, Leo contradiz as suas espectativas e tenta lutar por um lugar nos testes de uma equipa de futebol local.
16
Moço (2020)
Ficção
14 min.
Produção e Realização: Bernardo Lopes (Mailuki Films)
Confrontado pela infidelidade da mãe e pela ausência emocional do pai, João chega a um pôr-do-sol onde se recusa a voltar a casa.
17
Ātman (2021)
Experimental
16 min.
Produção: Espada à Cinta Filmes
Realização: Bruno Soares
Um poema visual que nos leva em uma jornada de busca pela "Luz". Depois do confronto entre o protagonista e a sua Morte, o mesmo enfrenta várias batalhas até se perceber que para quer que vá o mal está sempre em si. O que será preciso fazer para encontrar a paz no seu "Ātman".
18
O Último Banho (2020)
Ficção
95 min.
Produção: Isabel Machado (CRIM Produções)
Realização: David Bonneville
Uma freira é compelida a adotar um sobrinho de 15 anos de idade, que a faz questionar sobre a sua religiosidade, a intimidade e o amor.
19
Os Fotocines (2021)
Documentário
72 min.
Produção: Jacinta Barros e Rui Simões (Real Ficção)
Realização: Sabrina D. Marques
Em Os FOTO-CINES constrói-se um retrato intimista da guerra junto de quem a viveu. Esta longa-metragem documental propõe-se a investigar quem eram aqueles que, na guerra colonial portuguesa, viviam com a responsabilidade simultânea de combater, de defender a própria vida e ainda, de permanentemente registar essa mesma missão colectiva, através das máquinas fotográficas e de filmar, assim como da projecção.
20
Magister (2019)
Documentário
20 min.
Produção: Júlio Filipe Cardoso (Filmógrafo)
Realização: Gustavo dos Santos
Magister leva-nos por uma viagem de acesso restrito. De um ponto de vista muito intimista, acompanha-se o trabalho do encenador na construção de uma peça de teatro.
O que realmente existe para além desta forma de arte?
21
Oblívio (2021)
Ficção
14 min.
Produção: Inês Jonas (Politécnico do Porto)
Realização: Ricardo M Leite
Um detetive questiona as semelhanças do crime que investiga com as suas próprias ações, após acordar com uma mulher morta ao seu lado e sem memória da noite anterior.
22
Mesa (2020)
Animação
10 min.
Produção: Humberto Santana (Animanostra)
Realização: João Fazenda
Um grupo grande de pessoas reúne-se à volta de uma mesa para uma refeição. Não se percebe se são uma família ou amigos. A comida é servida sob um ambiente ruidoso, quase circense. Ao longo da refeição descobrimos as várias figuras do grupo, ouvimos as suas conversas e adivinhamos ligações entre elas. Fazem-se brindes e cantam-se os parabéns. A dada altura já há quem durma, quem leia, quem namore. O ambiente vai-se fragmentando cada vez mais. No final sobra apenas loiça suja e silêncio.
23
Dobra (2021)
Híbrido
13 min.
Produção: Errar Filmes
Realização: Rita Figueiredo e Gonçalo Robalo
Um rito de passagem: A perda da forma humana em dois tempos.
24
Boa Noite (2021)
Ficção
21 min.
Produção: Trabalhos de Casa
Realização: Catarina Ruivo
André quer ser corajoso e dormir no seu quarto, mas todas as noites faz excursões até ao quarto da avó. No seu quarto, no escuro, a casa enche-se de ruídos e o pior pode acontecer. Só no quarto da avó está a salvo, e o ressonar forte dela diz-lhe que chegou a porto seguro onde pode descansar.
25
Não se Bate Palmas no Ensaio Geral (2021)
Documentário
18 min.
Produção e Realização: Henrique Prudêncio (Onírico Filmes)
A professora Ana Oliveira lecciona filosofia no secundário e nos seus tempos livres, ensina teatro com o grupo de teatro escolar "Tapete Mágico", que carrega há 20 anos. Neste breve olhar, seguimos a sua determinação e paixão ao levar a cena a sua 21º produção.
26
O Jorge (2021)
Documentário
31 min.
Produção: Pavlína Taubingerová e Henrique Prudêncio (Onírico Filmes)
Realização: Pavlína Taubingerová
Jorge Listopad foi um homem que dedicou grande parte da sua vida à criação artística em Portugal, tendo sido uma influência da cultura nacional de uma forma insubstituível. Este documentário reflecte o legado que a sua personalidade deixou, através de conversas pessoais com a sua família Helena e Francisca, e os seus colegas de profissão.
27
Genesis 22 (2021)
Ficção
15 min.
Produção: Terratreme
Realização: Edgar Feldman
Subjacentes à função religiosa e impregnados no inconsciente coletivo, os arquétipos continuam a fazer-se sentir ao nível mais subtil das emoções humanas, orquestrando e determinando comportamentos, desde a ancestralidade. Esta é uma viagem iniciática pelos labirintos arquetípicos junguianos, sem pretensões explicativas.
Abraão recebe uma chamada. A Roda da Fortuna surge no ecrã do seu telemóvel. Ouve-se a voz de Deus. Para testar a sua Fé e a submissão aos seus desígnios, Deus ordena-lhe o sacrifício do filho Isaac, em holocausto. Superará Abraão esta Prova de Fé?
28
Noite Perpétua (2020)
Ficção
17 min.
Produção: Terratreme
Realização: Pedro Peralta
Castuera, Espanha, Abril de 1939. Durante a noite dois Guardas Falangistas surgem à porta da casa onde Paz se encontra refugiada com a família. Solicitam a sua presença na esquadra. Paz compreende imediatamente a fatalidade desta visita nocturna. Sem possibilidade de fuga, pede para amamentar a sua filha recém nascida uma última vez.
29
Catavento (2020)
Ficção
41 min.
Produção: Terratreme
Realização: João Rosas
É Verão em Lisboa e Nicolau é um rapaz indeciso.
Entre as dúvidas quanto ao curso universitário a seguir e que tipo de rapariga escolher para sua namorada, Nicolau passa os dias a tentar perceber quem quer ser quando for grande. O problema é que, prestes a acabar os exames do ensino secundário, grande já ele é, sem por isso ter as coisas mais claras.
De indecisão em indecisão, Nicolau vai navegando à vista, tendo como única bússola para as suas possíveis escolhas as raparigas por quem se vai apaixonando e com quem imagina outros tantos possíveis futuros.
30
Timkat (2021)
Documentário
13 min.
Produção: Oublaum, Terratreme
Realização: Ico Costa
"Timkat é uma celebração para comemorar o baptismo de Cristo no rio Jordão com o intuito de salvar a humanidade. Os que não forem baptizados todos os ano não conseguirão entrar no reino dos céus."
31
Depth Wish (2020)
Experimental
12 min.
Produção: Terratreme
Realização: Margarida Albino
Na tentativa de tentar escapar a todo o fluxo a que é exposta, M vai em busca de um lugar - o mar e seus seres - que a deixe libertar de um tempo e se possa dar ao prazer, mas é constantemente contagiada por fenómenos que a atingem e alteram a sua perceção.
32
Madrugada (2021)
Ficção
29 min.
Produção: Terratreme
Realização: Leonor Noivo
Maria começa a ter sinais de pertencer a outro lugar: surgem escamas na pele, raízes nas pernas, e ela ouve o som da água - sonha ser peixe. Um dia a sua filha depara-se com o seu desaparecimento e reconstruirá, pela memória dos gestos e desencontros, uma possível explicação para a sua fuga.
33
A Boneca de Kafka (2022)
Animação
11 min.
Produção: Animanostra
Realização: Bruno Simões
Após encontrar uma menina a chorar no parque por ter perdido a sua boneca, Kafka decide escrever-lhe uma carta por dia para lhe contar tudo sobre as viagens fictícias da sua boneca. Apesar de se encontrar doente e débil, Kafka visita o parque diariamente para ler uma carta à menina, e é nesta obsessão em ajudá-la a lidar com a perda da sua boneca que acaba por se reencontrar.
34
Se o mar deixar (2020)
Documentário
72 min.
Produção: Jacinta Barros e Rui Simões (Real Ficção)
Realização: Luís Alves de Matos
Este documentário é o resultado de 15 anos de filmagens realizadas por Pedro Aguilar formado em Belas Artes, desenvolvendo o seu trabalho em curadoria. Durante este período estabeleceu uma relação de crescente cumplicidade com o pescador António Escaleira. Num processo solitário e com enorme empenho e paixão, documentou as artes da pesca, as idas à maré, o artesanato e o quotidiano deste homem na localidade de Azenha do Mar. O cruzamento do olhar de um homem vindo da cidade sobre um homem do mar que habita uma aldeia piscatória, narra sobretudo a história de uma grande amizade entre dois amigos provavelmente improváveis.
35
Liberta as tuas emoções (2021)
Documentário
14 min.
Produção e Realização: André Almeida Rodrigues
Num espaço verde, a realidade é cinzenta e desconfortante apesar do rio correr tranquilamente. Ali estão plantadas as ruínas de um parque de diversões e de desportos radicais que, em 2012, era único em Portugal. Estamos no Monte de São Brás, onde o Homem arrancou pela raiz 6 hectares para plantar o Raf Park apesar de uma crise económica nacional.
36
Paz (2021)
Híbrido
25 min.
Produção e Realização: Marta Ramos e José Oliveira / co-produção: Daniel Pereira (The Stone and the Plot)
Um grupo de veteranos da guerra colonial portuguesa reúne-se na actualidade. Entre canções e lembranças, o passado vai tomando conta deles.
37
Nheengatu - A Língua da Amazónia (2020)
Documentário
114 min.
Produção: Refinaria Filmes
Realização: José Barahona
Ao longo de uma viagem no alto Rio Negro, na Amazônia profunda, o realizador procura uma língua imposta aos índios pelos antigos colonizadores. Através desta língua misturada, o Nheengatu, e dividindo a filmagem com a população local, o filme constrói-se no encontro de dois mundos.
38
Pequena Desordem Silenciosa (2021)
Experimental
8 min.
Produção: Associação Vo'Arte
Realização: Pedro Sena Nunes
Dizem que todo o ateu reza antes de morrer. Pequena Desordem Silenciosa propõe uma consciencialização sonhada sobre onde estamos e para onde vamos, uma reverberação em torno das mais elementares sensações. Viagem fantasiada por uma memória colectiva, é testemunha de um confronto entre estações e parece procurar, no meio da desolação, um Outono que nos devolva temporariamente a esperança.
39
Nós viemos (2021)
Documentário
68 min.
Produção: Antonio Magliano (Primaluce)
Realização: José Vieira
2015 : Comboios apanhados à força por refugiados. Tenho a agradecer a estas pessoas, refugiados, pela minha história. Tinha sete anos quando atravessei a fronteira, a 23 de Janeiro de 1965, para Hendaia. Não tenho memória de chegar a França. Como descrever um acontecimento de que não se tem memória, a não ser procurando a história própria na de outros?
40
Circus Movements (2019)
Documentário
15 min.
Produção: Filmes do Gajo
Realização: Lukas Berger, Mário Gajo de Carvalho
Algumas crianças, que são grandes artistas de circo, podem ser encontradas nas magníficas paisagens da Etiópia. As jovens raparigas Liya e Beza a fazer o Hoola Hoop, Habtamnesh a fazer o Aerial Hoop ou o menino Beniyam, apenas com 5 anos de idade, realizando o Footing Acrobatic, são algumas dessas crianças. Um filme pontuado com cenas quotidianas da vida rural e da cidade daquele país.
41
Flora & Florindo (2020)
Documentário
20 min.
Produção e Realização: João Meirinhos
"O senhor chama-se Florindo de Sampaio Fonseca Beja, natural de Nelas, Viseu. Segundo consta oficialmente, morreu a 11 de Novembro de 1964 e repousa na campo nº 235 do Cemitério Municipal de Aljustrel. A sua mulher, chama-se Flora Beja.. Quem passa pela Rua da Escola Politécnica, mesmo à entrada da Procuradoria Geral da República, faça chuva ou sol, pode ver dois lisboetas protestando. Ali estão desde 1995, segundo afirma, reclamando por justiça. O caso nada tinha de especial não fosse tratar-se de um protesto de dois mortos-vivos."
42
O Museu da Dona Violante (2019)
Documentário
8 min.
Produção: Filmes Sombra
Realização: João Meirinhos
Documentário-retrato que surgiu durante as filmagens de PANO DA TERRA. Na aldeia de Barradas, na cúspide entre o Alentejo e o Algarve, passámos a tarde a conhecer o pequeno museu de artesanato tradicional da Dona Violante Candeias e do seu marido Fernando Candeias.
43
Fantasmas: Caminho Longo para Casa (2019)
Híbrido
118 min.
Produçção: Primeira Idade
Realização: Tiago Siopa
Um feitiço lançado pela Avó de Longe faz com que o seu neto realizador, o mais velho de uma família rural da vila de Benedita, encontre o fantasma da sua falecida avó materna, a avó Maria, enquanto ele filma a antiga casa desta. Eles conversam como quando a avó era viva e ela ainda lhe canta como dantes. Mas a evocação deste fantasma traz consigo outros mitos esquecidos que irão transformar esta família para sempre.
44
Oniris (2021)
Ficção
13 min.
Produção: Diogo V. Machado e Carina Ferreira (Politécnico do Porto)
Realização: Raquel Levi
Numa era digital onde tudo é rápido e eficiente, os seres-humanos vêem-se incapacitados de desenvolver relações significativas. Lia, uma jovem inconformada desta sociedade formatada, debate-se com a perda do pai e consequente solidão.
Após receber uma oferta que lhe promete resolver todos os seus problemas, Lia terá de fazer uma escolha: o conforto do mundo virtual, no qual terá total controlo sobre a sua vida, ou a frieza do mundo real e as virtudes da experiência humana.
45
Granary Squares (2021)
Experimental
64 min.
Produção e Realização: Gonçalo Lamas
Em Granary Squares, a nossa perspectiva é a de uma câmara de vigilância sobre um novo empreendimento em King’s Cross, Londres. Ao longo de uma hora, aproximamo-nos através dessa lente de uma série de momentos quotidianos vividos na praça, num 'zoom' que se vai estreitando.
46
Avenida Almirante Reis em Três Andamentos (2018)
Documentário
66 min.
Produção e Realização: Renata Sancho (Cedro Plátano)
Avenida Almirante Reis em três andamentos documenta esta grande artéria da cidade de Lisboa. Elaboramos um mapeamento, ao longo do séc. XX, circunscrito à memória do espaço da avenida e às vivências que ali ocorreram e ocorrem. A avenida Almirante Reis poderia funcionar como uma máquina do tempo. Subimos e descemos a avenida através de imagens de arquivo recuando à sua abertura em 1908 e às grandes enchentes dos comícios republicanos. Assistimos ao 1º de Maio de 1974. Entre 2016 e 2018 registamos a actualidade na avenida acompanhando o quotidiano dos que nela trabalham e habitam.
47
Robalo (2021)
Ficção
15 min.
Produção e Realização: Francisco Morais e Miguel Pinto
Robalo é vítima de bullying na escola. Ele vai embarcar numa intensa jornada para descobrir como para com isso.
48
Submundus (2022)
Experimental
70 min.
Produção e Realização: Rodrigo Pereira Esteves
Um jovem fica preso dentro de uma casa tornada labirinto e o tempo pára. A jornada é focada nas suas tentativas de encontrar uma saída, de saber a linguagem da casa, o que estará ela a comunicar, a tirar e a dar. Mal sabe ele que a única maneira de sair é entrar.
49
O Quarto do Diogo (2021)
Documentário
15 min.
Produção e Realização: João Nunes (Escola Superior de Teatro e Cinema)
27 de junho de 2020, Alfornelos. João retorna ao quarto de Diogo, onde partilham memórias, sorrisos e olhares após meses separados um do outro devido à quarentena. Incertos quanto ao futuro, aproveitam para desfrutar a companhia um do outro, enquanto contemplam a vista urbana.
50
O que ainda não tem nome (2021)
Documentário
13 min.
Produção e Realização: Cybelle Mendes (Universidade da Beira Interior)
O que ainda não tem nome - é a narrativa que montei, com pedaços de histórias, sobre meu pai. Durante minha infância, de sempre até muito recentemente, nunca soube ao certo o desenrolar dos fatos que levaram meu pai a fugir do Brasil para o Uruguai, passando pelo Chile até chegar a Cuba. A história começa em 1958 e vai até 1974, tentando encontrar ao longo do caminho reminiscências, memórias e forças.
51
No País de Alice (2021)
Documentário
110 min.
Produção: Jacinta Barros e Rui Simões (Real Ficção)
Realização: Rui Simões
Em NO PAÍS DE ALICE, o realizador Rui Simões e a sua filha Alice encetam uma viagem pelo país, dando início a uma partilha intergeracional, através do encontro com pessoas e lugares. Com Portugal presente como pano de fundo, esta viagem é interrompida subitamente.
52
Os meus avós em viagem (2021)
Documentário
15 min.
Produção e Realização: Rui Esperança
A 19 de Março de 1956, o meu avô escreve à minha avó na sua viagem a caminho de Macau, onde viveu. 60 anos depois, a minha avó participa numa feira dedicada à lusofonia, em Macau. Vou com eles nesta viagem, intrigado por este reencontro do meu avô com o sítio onde foi mais feliz, à medida que ele procura um semblante do mundo que conheceu outrora mas confronta-se com uma paisagem que mudou drasticamente, e de forma imperdoável.
53
Scratch (2021)
Animação
9 min.
Produção: António Costa Valente (Filmógrafo)
Realização: Nuno Fragata
O início da recuperação, entre o presente e o ausente. Alguém e uma memória.
54
Amo-te Cigarra (2021)
Animação
14 min.
Produção: António Costa Valente (Filmógrafo)
Realização: Francisco Lança
Depois de uma repentina falha de eletricidade meter todo o bairro às escuras, a avó conta aos seus netos a história da formiga e da cigarra. É nessa altura que os acontecimentos reais são reportados por uma cigarra enfurecida que entra na casa.
55
FAMILLE FC (2021)
Documentário
84 min.
Produção: António Costa Valente (Filmógrafo)
Realização: André Valentim Almeida
França tem mais de 200 clubes de futebol de origem portuguesa nas suas ligas amadoras. FAMILLE FC é um Atlas feito de instantâneos de alguns desses clubes que vai revelando gradualmente aspetos das suas origens; de movimentos de ascensão e queda; da topografia onde se desenvolvem; das alegrias e contrariedades, amizades e rivalidades; da relação com o país que ficou para trás e que com aquele que os acolhe; das relações intergeracionais e do papel da mulher; do trabalho e do associativismo; e da inexplicável teimosia que é ser-se português. Porque o Futebol não é um assunto de vida ou de morte: é muito mais do que isso.
56
Tino & Castelino (2020)
Animação
3 min.
Produção: Casa-Museu de Vilar
Realização: Alunos do 10º, 11º e 12º anos da Escola Profissional de Arqueologia do Marco de Canaveses
História da ocupação humana na aldeia do Freixo
57
Guarda Rios: O Melhor p’ró Planeta (2020)
Animação
3 min.
Produção: Casa-Museu de Vilar
Realização: Alunos do 6º ano da Escola de Nevogilde
Ação climática
58
Estava a Ver que Não (2020)
Animação
2 min.
Produção: Casa-Museu de Vilar
Realização: Alunos do 5º ano do Colégio S. José de Bairros
Ação climática
59
Vidas Secas (2020)
Animação
2 min.
Produção: Casa-Museu de Vilar
Realização: Alunos do 11º TIETUR da Escola Profissional Agrícola do Marco de Canaveses
Consequências das alterações climáticas na agricultura
60
A Última Palavra (2021)
Animação
2 min.
Produção: Casa-Museu de Vilar
Realização: Alunos do 9º ano da Escola básica e Secundária de Airães
Educação sexual – o uso de preservativo
61
Amor Pandémico (2020)
Animação
3 min.
Produção: Casa-Museu de Vilar
Realização: Alunos do 12º ano da EBS de Idães
Amor em tempos de pandemia
62
Em Quadrado (2021)
Animação
2 min.
Produção: Casa-Museu de Vilar
Realização: Alunos do 12º ano da Escola Secundária de Lousada
Dois triângulos completam-se
63
Só Arte (2021)
Animação
2 min.
Produção: Casa-Museu de Vilar
Realização: Alunos do 7º, 8º e 9º anos da Escola Dr. Mário Fonseca
Movimentos artísticos
64
O Vírus da Felicidade (2021)
Animação
3 min.
Produção: Casa-Museu de Vilar
Realização: Alunos do 6ºB da Escola B+S Lousada Norte - Lustosa
Pandemia Covid-19
65
O Medo de Kyra (2021)
Animação
2 min.
Produção: Casa-Museu de Vilar
Realização: Alunos do 6º ano da Escola de Nevogilde
O medo pelo desconhecido
66
O Sumiço dos Sorrisos (2021)
Animação
3 min.
Produção: Casa-Museu de Vilar
Realização: Alunos do 6ºD da Escola de Caíde de Rei
Pandemia Covid-19
67
Aqui Há Gato (2021)
Animação
4 min.
Produção: Casa-Museu de Vilar
Realização: Alunos do 6º ano do Externato Senhora do Carmo
(sem sinopse)
68
Coisas Inesperadas (2021)
Animação
2 min.
Produção: Casa-Museu de Vilar
Realização: Alunos do 5º ano do Colégio S. José de Bairros
Uma visão particular da Viagem de Fernão de Magalhães
69
O Emigrante (2021)
Animação
4 min.
Produção: Casa-Museu de Vilar
Realização: Alunos da turma TM20 da Escola Secundária de Marco de Canaveses
Inspirado na música “O Emigrante” do conjunto Maria Albertina
70
O Desastre das Torradas (2020)
Animação
2 min.
Produção: Casa-Museu de Vilar
Realização: Alunos do 10º do Curso Técnico de Instalações Eléctricas da Escola Secundária de Alpendorada
Segurança elétrica
71
O Hotel dos Insetos (2021)
Animação
2 min.
Produção: Casa-Museu de Vilar
Realização: Alunos da Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Marco de Canaveses
Agricultura biológica e biodiversidade
72
Tino & Castelino: O Coice da Aprendizagem (2021)
Animação
2 min.
Produção: Casa-Museu de Vilar
Realização: Alunos do 11º ano da Escola Profissional de Arqueologia de Marco de Canaveses
História da ocupação humana na aldeia do Freixo
73
Não Sejas Otário (2021)
Animação
2 min.
Produção: Casa-Museu de Vilar
Realização: Alunos do 9º ano da Escola Secundária de Felgueiras
Segurança na internet
74
O Abraço (2021)
Animação
2 min.
Produção: Casa-Museu de Vilar
Realização: Alunos do 9º ano da Escola Secundária da Lixa
Discriminação
75
(Pau)zado (2021)
Animação
2 min.
Produção: Casa-Museu de Vilar
Realização: Alunos do 9ºA1 da Escola Dr. Machado Matos
Livremente inspirado na luta de D. Afonso Henriques e dona Teresa
76
Sonho Realizado (2021)
Animação
3 min.
Produção: Casa-Museu de Vilar
Realização: Alunos da Escola Básica e Secundária de Idães (Felgueiras)
Espírito Santo
77
Snap Love (2021)
Animação
3 min.
Produção: Casa-Museu de Vilar
Realização: Alunos do 9º ano da Escola Básica e Secundária de Airães
Violência no namoro
78
Cidade Sem Fim (2021)
Animação
3 min.
Produção: Casa-Museu de Vilar
Realização: Alunos das turmas B e C do 9º ano da Escola Secundária de Airães
Baseado no livro “As Cidades Invisíveis” de Italo Calvino
79
Igualdade no Futebol (2021)
Animação
2 min.
Produção: Casa-Museu de Vilar
Realização: Jovens dos 10 aos 16 anos, durante o MDOC 2021
A Maior Lição do Mundo da UNICEF
80
Incomum (2018)
Ficção
19 min.
Produção: Inês Baptista, Pedro Gomes (Lusófona Filmes)
Realização: João Marques, Miguel Simões
Marco é um jovem de 16 anos que joga ténis diariamente como forma de refugio à impotência que sente para com a depressão do seu pai. Vê a sua rotina quebrada pela presença de Rita, uma tenista do seu clube que o conduz a uma das noites mais críticas da sua vida.
81
Banho Santo (2019)
Ficção
20 min.
Produção: Diana Leite, Henrique Leones, Pedro Gomes (Lusófona Filmes)
Realização: Bruno Conceição Saraiva
Ao ser confrontado com o terrível destino do seu irmão, João encontra na fuga a única maneira possível de cortar laços com o culto. Ainda que assombrado pelo segredo que carrega consigo e com a crise de fé com que se depara, João tem apenas um objectivo: salvar o seu irmão e esconder dele a realidade fria do mundo em que vivem.
82
Cláudio Torres - Arqueologia de uma vida (2019)
Documentário
90 min.
Produção: Clara Amarela Filmes
Realização: Ricardo Clara Couto
Documentário realizado por Ricardo Clara Couto, sobre a vida e a obra de Cláudio Torres, Prémio Pessoa 1991, reputado investigador do mundo islâmico peninsular e figura marcante da política, da cultura e da sociedade portuguesas, desde os anos 60 do século passado. Conduzidos pela voz e as palavras da mulher que o acompanhou desde os bancos da faculdade, Manuela Barros Ferreira, descobrimos a vida singular desta carismática, polémica e corajosa personalidade da nossa História recente.
Insubmisso, contestatário, frontal, criativo, obstinado e sempre revolucionário, Cláudio Torres foi preso ainda na faculdade pela PIDE, por pertencer ao Partido Comunista Português. Suportou com estoicismo os interrogatórios, a tortura, a prisão, uma fuga mítica num barquinho de recreio e o longo exílio, que o levaria da miséria em Marrocos à constatação, na Roménia de Ceausescu, das contradições políticas, da repressão e do subdesenvolvimento dos países comunistas. Viveu em Paris a euforia do 25 de Abril, que lhe permitiu, enfim, regressar a casa. Em Portugal, mergulhou de cabeça na revolução e teve um papel ativo numa dinâmica de mudança de mentalidades, valores e instituições. Desiludido com a vida académica e indisponível para comprometer a integridade em prol da carreira, fixou-se em Mértola, terra que adotou como sua. Aqui, durante mais de quatro décadas de trabalho, construiu um impressionante legado. Partindo da convicção que a cultura deve ser um instrumento de desenvolvimento do território, orquestrou um projeto onde Património, Arte, Tradição, História, Natureza e Investigação Científica se interligam num complexo museológico, capaz de transformar uma terra pobre e esquecida num destino obrigatório para os que admiram a cultura mediterrânica.
Hoje, com 80 anos, Cláudio continua a supervisionar o Campo Arqueológico de Mértola- distinguido há pouco com o prestigiado prémio Sísifo pela Universidade de Córdova. Continua a transformar em planos, projetos e obras o sonho que o move desde o início dos tempos. Movido pela convicção de quem sabe que a luta, essa, continua. Sempre!
83
Do Bairro (2021)
Documentário
74 min.
Produção: Diogo Varela Silva e Sebastião Varela (Hot Chilli Films)
Realização: Diogo Varela Silva
No coração palpitante de Alfama e Mouraria, os habitantes encontram-se para contar a sua história. Numa mistura de autenticidade, raízes, música tradicional e filosofia de causa-efeito, põem tudo a nu.
84
Naufrágio (2021)
Ficção
15 min.
Produção: Diogo Varela Silva (Hot Chilli Films)
Realização: Sebastião Varela
Um estudo sobre a memória, um exemplo de obsessão ou uma prisão em si. Rodrigo faz a escolha de se afogar numa memória, sem dar importância ao que o fez chegar lá ou ao que há de aparecer. Dentro deste sonho acordado, Rodrigo é feliz. Ao ser confrontado pela própria memória ficamos com a dúvida, será isto o exemplo de um grito de vitória, ou a aclamação da derrota?
85
Ouro sobre azul (2019)
Ficção
17 min.
Produção: Andreia Soares, Mariana Marques, Filipa Sousa (Lusófona Filmes)
Realização: Andreia Pereira da Silva
Sob a brisa de verão, duas crianças aguardam pelo anoitecer numa praia deserta onde à noite o mar se ilumina de peixes-pirilampo. Toda a placidez e inocência de Mateus e Matilde ver-se-ão transtornadas após o avizinhamento de uma figura misteriosa.
86
O Mar Já Não Pára Aqui (2020)
Documentário
8 min.
Produção e Realização: Pedro Augusto Almeida
Caldeira, estuário do Sado. Um mariscador e o seu amigo aproveitam a manhã para recolher os frutos da maré. O dia reserva várias surpresas.
87
As Cores da Água (2021)
Híbrido
50 min.
Produção: Projecto Cardo
Realização: Alexandra Barbosa
Numa sucessão de quadros, a dança e a música dão forma ao trajeto pessoal de Eulália de menina do campo a mulher lutadora. Vários espaços do concelho são o cenário em que se desenrolam os seus anseios e dilemas que afetam a relação com a sua família, ao mesmo tempo que são eles próprios enformados pelo devir histórico de Santo Tirso. O desafiar constante de expectativas e o estabelecimento de ligações ao Outro evidenciam-se como as forças motrizes da torrente individual que é a busca incessante pela felicidade. Um curso que, por entre a construção e libertação de tensões, assume o potencial de operar mudanças definidoras de destinos, do mesmo modo que os rios que marcam o território deste concelho definem tanto da sua identidade.
Esta é, no fim, uma história tanto sobre Eulália como sobre a própria Santo Tirso, suas paisagens e suas gentes, donde a persistência e a solidariedade sobressaem como tom essencial de um pano matizado de intenso colorido.
88
The Outlander (2018)
Animação
5 min.
Produção e Realização: Anni Antonova (Lusófona Filmes)
No século XVI, o elefante Süleyman faz uma longa viagem do Sri Lanka para Portugal. De seguida, caminha de Lisboa para Viena, passando pelos Alpes, durante cinco meses. Ser um presente da realeza não é tarefa fácil, onde nem mesmo a morte é um fim pacífico.
89
Wild as a Rasberry (2018)
Animação
3 min.
Produção e Realização: Zahra Alemohammadi (Lusófona Filmes)
Esta curta-metragem de animação revisita uma memória de infância para relembrar o espírito aventureiro de explorar a natureza à procura de framboesas. Várias crianças vão para a floresta no início do verão para desfrutar da natureza e apanhar framboesas.
90
Still Life (2018)
Animação
4 min.
Produção e Realização: Francisca Coutinho (Lusófona Filmes)
A metamorfose de um momento para o outro, conduz esta viagem. Os espaços de passagem não são menos reais do que os de chegada, existem e são paisagem, o tempo passa, o movimento é constante, a mudança é um estado permanente.
91
Nós, os Lentos (2020)
Animação
5 min.
Produção e Realização: Jeanne Waltz (Lusófona FIlmes)
Jeanne Waltz
Em animação 2D, um breve ensaio de poesia visual sobre o Tempo e as representações que fazemos dele, a partir de duas metáforas principais, o fluir da água e a corrida competitiva.
92
Reconstrução (2022)
Híbrido
11 min.
Produção: Calor do Cão
Realização: Francisco Noronha
Num país-em-obras, a cidade vai engolindo paulatinamente os campos, movimento sintonizado com o processo de urbanização da Europa do pós-2.ª Guerra Mundial, e de que o neo-realismo italiano foi possivelmente a sua original testemunha. Eis, então, uma putativa genealogia do cinema português contada a partir de um locus particular: as Colinas como último reduto do campo/Natureza para os amantes à margem da Cidade, lugar paradoxal entre o escapismo e a introspecção, promessa de felicidade e frustração, que marcará o cinema português desde o Cinema Novo.
93
Anjo da Guarda (2022)
Ficção
31 min.
Produção: Encontrarte
Realização: Gonçalo Araújo, Joana Ribeiro, Miguel Ângelo, António Rosa Ramos
Um rapaz sai do seu emprego de madrugada, mas em vez de voltar para casa perde-se em Amares. Por lá vagueia como um investigador leigo do fenómeno que é a existência.
94
Se o que oiço é silêncio (2021)
Ficção
22 min.
Produção e Realização: Rosa Vale Cardoso
No final de uma viajem de carro na Grécia, as palavras desaparecem.
Uma mãe, uma filha, um amigo, e o silêncio entre eles.
Quando conversam e se conhecem, apenas se tornam mais estranhos.
Este filme começa precisamente quando o olhar, o gesto, o corpo e o espaço, a água e o vento substitui o diálogo.
Há coisas que nos falam sem ser a voz. Ouvindo o silêncio uns dos outros, os três passageiros chegam finalmente ao seu destino final...
95
Flor de Estufa (2021)
Ficção
15 min.
Produção: Margarida Franco (Universidade da Beira Interior)
Realização: Laís Andrade
O quotidiano silencioso de uma imigrante numa exploração agrícola. Diariamente, lida com a solidão e a precariedade, sem nunca esquecer o que deixou para trás. Um olhar sobre a exploração dos imigrantes em Portugal, pelos olhos de uma trabalhadora de estufa.
96
Simon Chama (2020)
Ficção
84 min.
Produção: Videolotion
Realização: Marta Sousa Ribeiro
É a última semana de escola e o Simon não está a estudar para os exames. Os pais divorciaram-se e parecem estar à espera de uma mudança que nunca chega. Simon cansa-se de esperar. E se conseguisse arranjar um bilhete de ida para os EUA? E se fosse possível fazer objectos explodir ao longe? E se o tempo pudesse ser revertido? Ou a liberdade só pode ser encontrada nos filmes?
97
Subir e Sumir (2022)
Experimental
16 min.
Produção e Realização: Mariana Caló e Francisco Queimadela
A nossa vivência atravessa as filmagens. O que julgamos que são evidências inflamadas pela luz, pelo movimento e pelo tempo, são sequências mágicas que nos hipnotizam: a calçada em xisto que nos ocupou os dias, o calor sentido, as mudanças meteorológicas repentinas, a neve fora de época, a ausência de chuva, a trovoada, a observação da morte secreta dos insectos, a tartaruga, os cães soltos na aldeia, o ciclo das flores e das casas em ruínas que encontramos nas idas à montanha. Não querendo dar qualquer sentido ao mundo, apenas, deixar-se ir com ele, desprender-se das estruturas lógicas e ir, subir e sumir, para mais uma vez falarmos da nossa matéria sonhadora e do nosso corpo cadente.
98
Ecos da Vermelha (2021)
Documentário
138 min.
Produção: Bruno Teixeira e António Ramos (Universidade da Beira Interior)
Realização: Bruno Teixeira
“Ecos da Vermelha” revisita a actividade de resistência ao Estado Novo na cidade de Vila Franca de Xira entre os anos 30 e 1974. Através de várias testemunhas desses anos de ditadura, o filme destaca as diferentes iniciativas e ocorrências que, a nível cultural, social e político, marcaram esse período, desde as acções das colectividades à convivência nas tabernas, ao papel da igreja e a acontecimentos marcantes como as cheias de 1967 ou as eleições de 1969.
99
A Boy and His Friend (2022)
Ficção
13 min.
Produção: Rachel Ringheim (University of Westminster)
Realização: Francisco Vargas
Numa festa, Aaron encontra-se enquanto procura o seu amigo Jack e o significado dos seus sentimentos.
100
Mutus (2022)
Ficção
10 min.
Produção e Realização: Manuel Gomes (Instituto Politécnico de Leiria – Escola Superior de Artes e Design)
Depois de um acidente, Claúdio perde a capacidade de falar. Sem hipótese de se expressar, a comunicação do casal irá afetar a maneira como lidam um com o outro.
101
A Minha Avó Trelotótó (2018)
Documentário
174 min.
Produção: Trabalhos de Casa
Realização: Catarina Ruivo
"A minha avó tinha uma força e um amor à vida tão grandes, que me fez acreditar que alguns de nós conseguiam escapar à morte e tornarem-se imortais.
Quando ela morreu quis salvá-la - decidi filmá-la e não era a ausência de um corpo que me ia impedir. Filmei um fantasma para depois o devolver ao reino dos vivos, como Orfeu tentou com Eurídice. Criei um mundo onde ela continua a viver e para o fazer muni-me de todas as armas que tinha ao meu dispor. É um mundo, é um filme, feito de muitos registos e tempos diferentes - realizá-lo foi um trabalho de relojoaria, relojoaria de amor. Este filme foi um percurso de ressureição, é a minha forma de lhe dar a imortalidade, que julgo sua por direito."
102
Ruy Jervis d´Athouguia - Um Moderno por Descobrir (2018)
Documentário
57 min.
Produção: Clara Amarela Films
Realização: Ricardo Clara Couto e Nuno Costa Santos
Ruy Jervis d´Athouguia - Um Moderno por Descobrir é uma incursão pela vida de Ruy d´Athouguia, nome fundamental da arquitetura portuguesa. Ruy d´Athouguia nasceu em 1917 e pertence a uma nova geração de arquitetos formados num contexto clássico mas com um olhar na vanguarda. Esteve envolvido no desenho e na construção de alguns dos edifícios mais significativos em Portugal. O seu trabalho mais importante é o edifício sede da Fundação Calouste Gulbenkian, que projectou em parceria com os arquitetos Pedro Cid e Alberto Pessoa. Viagem guiada pela obra deste arquitecto com o seu neto, o também arquitecto, Duarte d´Athouguia e Graça Correia Ragazzi.
103
O Lodo, as Estrelas e os Sábios (2019)
Documentário
59 min.
Produção: Clara Amarela Films
Realização: Ricardo Clara Couto e Nuno Costa Santos
"“O Lodo, as Estrelas e os Sábios” é um documentário que vive entre a coragem da aventura modernista de um conjunto de jovens arquitetos, nos anos 50 e 60 do século passado, num lugar remoto, e a dura experiência humana, feita de muito esforço e suor, de a construir.
A ação é um intercalar entre a visita da arquiteta e professora Graça Correia Ragazzi e um jovem arquiteto às centrais hidroeléctricas, situadas em Trás-os-Montes, junto à fronteira Portugal-Espanha, e textos retirados do polémico “O Lodo e as Estrelas”, escrito por um padre (o padre Telmo Ferraz), sobre os trabalhadores, seres humanos frágeis, muitas vezes doentes, a viver longe das famílias, que ouviu com grande sensibilidade. Inclui ainda uma surpresa proporcionada a um dos arquitetos do empreendimento, João Archer de Carvalho, personalidade fundamental para explicar como se processaram os trabalhos e como se construiu o bairro onde habitaram os trabalhadores, o pessoal especializado e o pessoal dirigente (os “sábios”, segundo se dizia). Assim se consegue ter um retrato completo, com uma componente ao mesmo técnica e funcional, dedicada ao objetivo de eletrificação do país, a estética de vanguarda (sobretudo para a altura) e a dimensão humanista fundamental para se perceber o que era viver num Portugal pobre, feito de gente que tinha de lutar para viver com o mínimo de dignidade que muitas vezes lhe era negada. O trabalho é assinado, tal com aconteceu com o documentário sobre o arquiteto Ruy d’Athouguia e o arqueólogo Cláudio Torres, por Ricardo Clara Couto e Nuno Costa Santos. A produção volta a ser da Clara Amarela Films."
104
A Fábrica de Nada (2017)
Ficção
178 min.
Produção: João Matos, Leonor Noivo, Luísa Homem, Pedro Pinho, Susana Nobre, Tiago Hespanha (Terratreme Filmes)
Realização: Pedro Pinho
Uma noite um grupo de operários percebe que a administração está a roubar máquinas e matérias- primas da sua própria fábrica.
Ao decidirem organizar-se para proteger os equipamentos e impedir o deslocamento da produção, os trabalhadores são forçados - como forma de retaliação - a permanecer nos seus postos sem nada que fazer enquanto prosseguem as negociações para os despedimentos.
A pressão leva ao colapso geral dos trabalhadores, enquanto o mundo à sua volta parece ruir.
105
Não Consegues Criar o Mundo Duas Vezes (2017)
Documentário
155 min.
Produção e Realização: Catarina David e Francisco Noronha (A Bunch of Kids)
A história e a memória do Rap do Porto: uma viagem no tempo pela cidade, os seus lugares e as suas gentes. Os princípios só existem uma vez.
Videoclipes
1
F O N T E S - O Limbo (2021)
Videoclip
4 min.
Produção: Cubo X
Realização: Luís Xavier
2
Pedro Camões - Black Tongue (2021)
Videoclip
3 min.
Produção: Pedro Caldeira & Pedro Camões (Tripé)
Realização: Pedro Caldeira
3
Tubarão Atómico (2021)
Videoclip / Animação
2 min.
Produção: José Pedro Lopes
Realização: Francisco Lopes
Explosão no laboratório... a praia está perigosa, estilo filme do Spielberg.
4
Rising in a Spiral (2021)
Videoclip / Animação
3 min.
Produção: Steven Malliet, Elmano Diogo, Débora Mendes
Realização: Débora Mendes, Elmano Diogo
Uma viagem que nos faz questionar o que está a acontecer ao nosso planeta e o que ainda podemos fazer por ele.
5
SLR - If You Leave Me (2018)
Videoclip
4 min.
Produção: Bruno Moreira e Luís Água
Realização: Bruno Moreira
Quando vivemos o nosso medo repetidamente na nossa cabeça, como lidaremos com a realidade?
6
SLR - LIT (2020)
Videoclip
3 min.
Produção: Bruno Moreira e Luís Água
Realização: Bruno Moreira
Ele está a sofrer, está farto de se sentir sozinho e com a ajuda de aplicações de engate procura preencher o vazio e a falta de contacto com o exterior.
7
O Outro (2021)
Videoclip
4 min.
Produção: Luiza adjuto, Lubardino e Hazecinema
Realização: Lubardino x Hazecinema x Lu Adjuto
Em um encontro entre artistas no Brasil e Portugal, nasceu o videoclipe ou videodança chamado "O Outro". Filmado em Cabo da Roca, o lugar mais próximo entre os artistas, onde a saudade e o encontro se tornam mais perto. Uma canção de Lubardino e os artistas de vídeo e dança trazem um experimento do hibridismo das artes visuais, musicais e circense dançante.
Séries de TV
1
Puro Fado (2021)
Documentário
12 episódios x 27 min. (serão exibidos até 4 episódios)
Produção: Fernando Centeio (ZULFILMES)
Realização: Aurélio Vasques / Autoria: Paulo Valentim
Desta vez, vamos ser nós, os fadistas, a contar como tudo começou e aconteceu, com saudades, inquietações e paixões, mas principalmente muita verdade. Falaremos com honra dos que se tornaram invisíveis, daqueles cujo imenso talento não bastou para serem conhecidos do grande público. Daqueles que, para nós, não deixam de ser os pilares da essência fadista.
Apoio financeiro: