FENDA (2023), Rodrigo Pereira Esteves
Sinopse:
Uma rapariga misteriosa narra uma história sobre uma mulher que se tranca num armário e vê um buraco dentro dele - a tensão entre ela e o vazio revela um segredo - esta história não lhe pertence, mas ela não consegue parar de a contar. Quem a pôs nesta verborreia sem fim?
MEMÓRIAS DE UMA CASA VAZIA (2023), Bruno Carnide
Sinopse:
1990 é o ano da primeira carta. Através desta e das que se seguiram desenha-se um puzzle de memórias fragmentadas de uma mulher.
Agarrando-se às recordações que a assombram e consolam, tenta reconstruir a sua identidade quebrada, escrevendo confissões aos grandes amores que perdeu: o marido e a filha.
FLASHBULB MEMORIES (2015), Carlos Trindade
Sinopse:
O filme alude a um termo da literatura científica, surgido (por analogia com a fotografia) num estudo pioneiro sobre o tema da relação da memória com as emoções, que se refere às lembranças do contexto em que uma pessoa tomou conhecimento pela primeira vez dum evento muito inesperado, até chocante, despertando em qualquer caso uma grande emoção. Após formadas as flashbulb memories serão quase imutáveis.
SYCORAX (2021), Lois Patiño e Matias Piñero
Sinopse:
SUBLIME ENFADO (2021), Pedro Sena Nunes
Sinopse:
Obra resultante do encontro entre a coreógrafa e bailarina espanhola Alicia Soto e os artistas portugueses Júlio Martín da Fonseca (director de teatro), Pedro Sena Nunes (realizador de cinema), e Dina Figueiredo (artista visual), com a colaboração de Helena Reis (compositora).
Sublime Enfado é um sentimento, uma perturbação, um questionamento da existência, da vida, entre a morte e o renascimento.
A DRAUGHTSMAN ILUSION (2023), Enzo Meriade
Sinopse:
A arte e o seu puro poder de criação e imaginação na tentativa de representar ou desmembrar o real. O filme baseia-se em um desenho de um artista que exprime seus sentimentos e angústias dentro de pinturas, no qual, está prestes a fazer sua última obra para completar a sua coleção de quadros.
ESQUECI-ME QUE TINHA MEDO (Anim/Exp 2023), Diogo Bento
Sinopse:
Bruno é um cartunista que foi amaldiçoado com cromofobia (fobia de cores), fechando-se na sua casa e vivendo o resto da sua vida num mundo a preto e branco. Bruno conforma-se com a sua condição, tendo sempre a mesma rotina peculiar de forma a que nada do mundo que ele criou se desabe. Por outro lado, esta maldição fez com que ele tivesse de abandonar o amor da sua vida, Flor, recriando-a e às suas memórias com ela nos cartoons que faz para o jornal, lembrando-a ainda todas as noites antes de se deitar.
DE PASSAGEM (Doc/Exp 2023), Telmo Ribeiro
Sinopse:
Construída na década de 30 do século XX, a casa abandonada há mais de vinte anos é para ele um mistério. Num ensaio visual, os seus espaços perdidos no tempo são agora revelados.
KINTSUGI (2024), Fred Ferreira
Sinopse:
O retrato da minha identidade - seja ela qual for. Todos os meus medos, ansiedades e máscaras. Tudo aquilo que fui, e as partes que ainda sou, numa autoanálise profunda e íntima de diferentes momentos da minha vida.