A pandemia trouxe diversas perdas para os alunos em relação ao seu aprendizado, como a falta de aulas práticas em um laboratório. Para diminuir os danos causados pelo distanciamento foram propostos alguns experimentos para serem realizados na casa dos estudantes utilizando materiais simples. Isso seria uma forma encontrada para que as aulas práticas acontecessem e trouxessem seus ensinamentos principais, como levantamento de hipóteses, relação com o conteúdo, resultados possíveis e conclusão.
Esses experimentos foram divididos de duas maneiras: com um roteiro proposto pela professora que trazia diversos questionamentos sobre os resultados que poderiam obter ou sem um roteiro definido, em que o aluno deveria elaborar seu próprio experimento para explicar algum conteúdo.
No primeiro caso, os alunos enviaram fotos de seus experimentos sobre osmose e suas interpretações para os dados obtidos, assim como conclusões, de acordo com o que foi aprendido nas aulas. Eles deveriam usar materiais como batatas, açúcar e sal e observar como aconteceria o transporte celular de água naquele vegetal. Apesar de terem um roteiro definido, eles precisaram observar os vegetais, comparar se haveria saída de água quando os vegetais estivessem com o carboidrato/sal ou somente quando expostos ao ambiente e como explicariam os resultados. Também era necessário enviar fotos de cada etapa. Destaco abaixo um trabalho muito bem preparado e organizado pela aluna Ana Carolina Rato Padin I A 2 , onde é possível visualizar bem o desenvolvimento do experimento:
Batata usada como controle no experimento (sem adição de sal ou açúcar)
Batata com sal após 30 minutos. Nota-se a perda de água pelo vegetal, demonstrando a osmose.
Batata com açúcar após 30 minutos. Nota-se a perda de água pelo vegetal, demonstrando a osmose.
No segundo caso, os alunos pensaram em um experimento que explicasse alguma propriedade da água (capilaridade, tensão superficial, polaridade, entre outros). Eles deveriam fazer isso utilizando materiais que possuíssem em casa e explicar os resultados a partir do que aprenderam com a disciplina. No relatório final era necessário escrever uma introdução sobre o assunto, materiais utilizados no experimento, fotos/vídeos dos resultados, discussão sobre o que visualizaram e uma conclusão. Desta forma, eles puderam utilizar a metodologia científica direcionada para algo que viram nas aulas e desenvolver seu próprio roteiro experimental. Dentre todos os trabalhos, coloco o link de um vídeo feito por uma aluna para explicar a tensão superficial da água, onde ela utilizou apenas uma xícara, água e uma agulha:
Outra proposta que teve resultados muito interessantes estava relacionada com a parte de biologia celular, onde estudou-se as organelas ao longo do trimestre que estão localizadas no interior de células eucarióticas. Os alunos deveriam explicar sobre algumas delas na avaliação trimestral mas de uma forma diferente e criativa. Isso trouxe maior engajamento dos alunos e trabalhos com diversas abordagens. Abaixo coloco um poema desenvolvido pelo aluno Antonio Thierry Bichucher do IC 3 sobre o sistema golgiense e lisossomos:
POEMA SOBRE SISTEMA GOLGIENSE E LISOSSOMOS
Esse é um poema diferente
Por que vamos aprender
Sobre lisossomos e Sistema Golgiense
Começando com a Complexo de Golgi
Que faz a secreção de substâncias
O que é sabido e não é de hoje
Esse sistema é uma empacotadora
Pega, a proteína e forma uma vesícula
E manda ela pra fora
Esse aparelho possui duas facetas
Uma para o que sai
E outra para o que entra
A face cis é a de entrada
E a trans é a de saída
Por elas passam as proteínas empacotadas
O Complexo de Golgi é fundamental
Ele que produz o muco que protege as paredes
Produz o acrossoma que te faz virar gente
Agora vamos para os lisossomos
Uma parte da célula
Que nos faz ser quem somos
São eles que fazem a digestão
Para que a célula
Posso ter sua alimentação
Esse é o trabalho das enzimas
Que quando entra uma partícula
Elas já caem em cima
Na autofagia ela vira canibal
Digere componentes inativos da célula
Que viram corpo residual
Já na heterofagia ela faz quando ta com fome
Ela se junta ao alimento
E logo ele some
Mas algumas vezes os lisossomos te machucam
Já que em algumas doenças eles atacam o sistema imune,
Corroem a cartilagem ou atacam seu pulmão.