Os professores do Bacharelado em Sistemas de Informação coordenam (e/ou participam) de diversos projetos de pesquisa. Dentre as linhas de pesquisa, destacam-se: Modelagem matemático-computacional, otimização, machine learning e data mining, banco de dados, engenharia de software, sistemas distribuídos, agroinformática.
Os estudantes do BSI são incentivados a participarem de projetos de pesquisa coordenados pelos docentes do curso. Como mecanismo de divulgação de projetos e atração de discentes, são desenvolvidos ciclos de seminário no Departamento de Estatística e Informática e também em laboratórios parceiros, como o Lika-UFRPE. Além disso, as disciplinas optativas ofertadas na graduação ocorrem em conjunto com o Programa de Pós-Graduação em Informática Aplicada - PPGIA da UFRPE, e têm por objetivo inserir o estudante nas diversas linhas de pesquisa que são oferecidas no programa. Os docentes do curso coordenam, hoje, 4 (quatro) Grupos de Pesquisa cadastrados no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq em Engenharia de Software, Modelagem Matemático-Computacional, Equações Diferenciais e Geometria e Modelagem Estatística e Simulação.
A universidade conta com o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/UFRPE), que tradicionalmente tem sido apoiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), além do recurso financeiro da própria instituição. A UFRPE também incentiva a pesquisa dirigida ao desenvolvimento tecnológico e de processos de inovação por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Tecnológica e Inovação (PIBITI). Essa modalidade de pesquisa pretende formar recursos humanos dedicados ao fortalecimento da capacidade inovadora das empresas no País e com condições de participar de forma criativa e empreendedora na sua região.
Laboratórios de Pesquisa e Instituições parceiras com projetos de pesquisa em desenvolvimento