Indo além da empregabilidade, há o estímulo cotidiano ao empreendimento e criação de empresas a partir de estudos especializados à livre escolha do estudante por inter e multidisciplinaridade. A imersão dos estudantes nessas oportunidades se dá por:
- desenvolvimento de projetos multidisciplinares: durante todo o curso o estudante estará desenvolvendo projetos multidisciplinares que contemplam a solução de problemas reais com nível de dificuldade incremental.
- participação em projetos de pesquisa vinculados a empresas: os professores do BSI coordenam e/ou participam de diversos projetos de pesquisa vinculados a empresas.
- estágios extracurriculares: A universidade mantém convênio com as principais empresas que atuam no mercado de TI (Accenture, ThoughWorks, CESAR, Pitang, Neurotech, USTO-re, FAST, e muitas outras) . Grande parte dos estudantes do BSI estagiam nestas empresas. Os convênios e contratos de estágios são feitos pela coordenação geral de estágios da universidade
- corpo docentes com forte inserção no mercado: vários professores do quadro docente são fundadores ou participam em startups e empresas consolidadas na área. Assim, há inserção diária de oportunidades em ambientes de aulas.
- estímulo ao uso de infraestrutura externa ao Campus Universitário: inserção dos estudantes a situações e problemáticas verdadeiramente reais e não só as simuladas em laboratórios.
- estímulo a participação em disputas nacionais e locais de desenvolvimento de softwares: em competições como hackathons, os estudantes experimentam o conceito de excelência na execução de suas atividades, sendo treinados para situações reais de mercado.
No BSI é comum projetos de disciplinas tornarem-se empreendimentos. Alguns estudantes estruturam suas próprias empresas antes mesmo da conclusão do curso. E outros se transferem para os países que mantêm as empresas nas quais iniciaram seus estágios, comprovando, assim, a qualidade do egresso do curso.