Como faço minha matrícula?
A matrícula é solicitada pelo estudante via SIGAA, no período previsto no calendário acadêmico, disponível no site da UFRPE .
Os ingressantes via Sistema de Seleção Unificada (SiSU) já estão matriculados nas disciplinas do primeiro período do curso.
Os ingressantes via extra-vestibular, serão matriculados em disciplinas compatíveis com o histórico escolar que apresentaram na inscrição.
Cadastre-se na lista de emails da graduação e fique por dentro das mensagens enviadas pela coordenação. Acesse: Avisos
O que devo saber antes de realizar a matrícula?
Caso tenha dúvidas, antes de entrar em contato com a coordenação, cheque se as informações que precisa estão neste FAQ ou no FAQ específico do matrícula do semestre corrente.
O horário das disciplinas está disponível na página Horário. Outras informações como a matriz curricular (com pré e co-requisitos), ementas etc. também estão disponíveis no site.
O número mínimo e máximo de disciplinas que os estudantes podem cursar são, respectivamente, 3 (três) e 7 (sete). A única disciplina que pode ser cursada sozinha é o Projeto de Conclusão (TCC) devido à sua carga horária (420h).
O calendário acadêmico está disponível no site da UFRPE: www.ufrpe.br no menu "ESTUDANTES > CALENDÁRIO ACADÊMICO".
Esclarecemos que nas turmas SI-1 do 1º período os ingressantes via SISU (40 vagas) têm prioridade de alocação. Os demais discentes devem selecionar as turmas extras (SI-2).
O início das aulas, no campus Sede da UFRPE (Dois Irmãos), está previsto no calendário acadêmico. Os alunos ingressantes devem assistir à aula inaugural que ocorre às 9h no Salão Nobre (prédio central).
Estudantes com débito na biblioteca não conseguirão efetuar a matrícula até resolverem as pendências. Entrem em contato diretamente com a Biblioteca Central - BC para maiores informações (Telefone: 3320.6180/6181, email: diretoria.bc@ufrpe.br, site: www.bc.ufrpe.br).
As disciplinas de outros cursos só estarão disponíveis para os alunos regulares do BSI no período de Reajuste de Matrícula mediante a existência de vagas.
Quem estiver com o acesso bloqueado deve enviar um email para a coordenação com o nome completo e CPF (sem pontos ou traços), solicitando o desbloqueio.
Fiz minha matrícula, mas aparece "Pendente em Fila de Espera" ou "Indeferido"
Ao término de cada fase do período de matrícula, ou seja, após o último dia de matrícula dos acompanhados, dos alunos regulares e do reajuste, são executadas rotinas de confirmação de matrícula no SIGA. Serão confirmadas as matrículas dos alunos, de acordo com a quantidade de vagas das disciplinas. Após a confirmação do período de matrícula regular, o aluno ficará em fila de espera, nos casos de não haver vagas ou por pendência de notas. Em caso de "nota não informada", deve-se solicitar ao professor que realize os procedimentos para a inserção das notas no SIGA, se necessário, solicite o intermédio da coordenação. Em caso do aluno não blocado com "falta de vaga", o aluno deve tentar se matricular nas outras turmas que o SIGA disponibilizar no período de reajuste. Após o reajuste é gerada uma confirmação de matrícula. Caso a matrícula não tenha sido confirmada, o aluno não poderá frequentar a disciplina e não pode refazer a matrícula.
Como me matriculo em Educação Física?
No período de reajuste de matrícula, será disponibilizada a opção no SIGA. O próprio discente deverá solicitar sua matrícula na turma desejada. Deve-se selecionar uma turma do contra-turno do curso (tarde). Os horários são disponibilizados no início do período, pelo departamento de educação física.
Como realizo o trancamento do semestre?
A partir do 3o período, o estudante pode realizar o trancamento do semestre diretamente no SIGA, durante o período previsto no calendário acadêmico. Este trancamento é válido apenas por um semestre e, caso queira trancar novamente, o estudante precisa realizar a operação novamente no semestre seguinte. No caso do trancamento do semestre, não há prejuízo para o coeficiente de rendimento do discente.
Apesar da RES. 65/2000 determinar que os alunos só podem trancar 2 semestres consecutivos, a RES. 154/2001 do CEPE, determinou que trancamento de matrícula pode ser realizado por 4 semestres consecutivos, ou não. Caso exceda este limite, o discente perderá o vínculo com a UFRPE. Alunos acompanhados que desejam realizar o trancamento, deverão selecionar esta opção no formulário que deverá ser preenchido no período anterior à matrícula. Vide a pergunta "Q. Como faço minha matrícula?". Para maiores informações, acesse http://drca.ufrpe.br/content/trancamento-de-matr%C3%ADcula.
Como realizo o trancamento do semestre fora do prazo?
As RES. 65/2000 e RES. 298/2003 do CEPE preveem alguns casos de força maior que permitem que o aluno solicite o trancamento da matrícula fora do prazo. Neste caso, a solicitação deverá ser feita diretamente ao DRCA. Para maiores informações, acesse http://drca.ufrpe.br/content/trancamento-de-matr%C3%ADcula. Os requerimentos do DRCA ficam disponíveis na página http://drca.ufrpe.br/content/formul%C3%A1rios. O processo pode ser aberto enviado email para processo@ufrpe.br
O que é aluno acompanhado?
São estudantes com risco de desligamento. Estes alunos são indicados automaticamente pelo SIGA e não podem realizar suas matrículas ou trancamento, que passam a ser feitas pela coordenação do curso, com o suporte da Comissão de Orientação e Acompanhamento Acadêmico (COAA), conforme RES. 154/2001 do CEPE.
O que é o jubilamento/desligamento?
No jubilamento, o aluno é desligado do curso LEI nº 5.540/68. O aluno desligado pode tentar entrar novamente em qualquer curso de qualquer IFES (inclusive o curso do qual foi desligado), utilizando o SISU. Não é permitida a reintegração via extra-vestibular. As disciplinas já cursadas podem ser aproveitadas na nova entrada.
Os casos de desligamento são descritos pela RES. 154/2001 do CEPE. O estudante é indicado ao desligamento quando:
Extrapolar o tempo máximo para a integralização curricular (prazo máximo é igual ao prazo normal de 5 anos acrescido de 70%, ou seja, 8,5 anos)
Estiver impossibilitado de integralizar o currículo nos períodos letivos restantes, antes de completado o prazo limite para conclusão do curso, levando-se em consideração os pré-requisitos das disciplinas (ou períodos necessários), limites semestrais de matrícula em disciplinas e compatibilidade de horário
Realizar mais de 4 trancamentos de matrícula, consecutivos ou não
Reprovar 4 vezes (consecutivas ou não) a mesma disciplina
O processo de desligamento é aberto pelo DRCA. Ao tomar ciência do processo, o aluno pode se manifestar no próprio processo, solicitando mais uma chance. Esta solicitação será apreciada pelo CCD do curso, que deverá solicitar o parecer da COAA, antes de tomar a decisão. O CCD do BSI, em sua Decisão N. 66/2017, decidiu que o aluno deve apresentar uma carta assinada, na qual solicite e justifique a sua permanência no curso. Assim, esta primeira chance será dada automaticamente, desde que demonstre assiduidade no curso, não tendo reprovações por falta nos últimos semestres.
Ainda segundo a referida resolução do CEPE, os períodos trancados não serão considerados para o cômputo do prazo de integralização do curso, conforme o artigo abaixo:
Art. 3o- Para todos os fins, os semestres onde ocorreram trancamento de matrícula efetuado no início do semestre, ou matrícula vínculo-trancamento, ou trancamento requerido em todo o conjunto de disciplinas, de acordo com as normas acadêmicas e em datas previstas no Calendário Acadêmico, serão excluídos do cômputo de prazo de integralização curricular.
Para maiores informações, acesse http://drca.ufrpe.br/content/desligamento
O que é aluno blocado?
O aluno ingressa no curso na situação blocado e continuará nesta condição caso que seja aprovado em todas disciplinas obrigatórias na periodização do seu curso. O aluno blocado possui prioridade nas turmas de seu curso das disciplinas obrigatórias do período, desde que faça sua matrícula no período regular. Nas disciplinas optativas oferecidas para o seu curso a prioridade é definida apenas pelo ranking.
Qual a prioridade para a matrícula nas disciplinas? Tenho vaga garantida?
Alunos blocados, possuem vaga garantida nas disciplinas incluídas no período de matrícula. Além deles, alunos acompanhados também terão prioridade nas disciplinas incluídas no período da matrícula. Disciplinas incluídas no período de reajuste de matrícula, ou caso o aluno não seja blocado ou acompanhado, a prioridade da matrícula será realizada pela ranking. Este ranking é calculado com base nas notas das disciplinas, reprovações, cancelamentos com ônus etc.
Qual a diferença entre cancelamento com ônus e sem ônus?
O cancelamento sem ônus de uma disciplina na qual você está matriculado não reduz o seu coeficiente de rendimento/ranking. Já no cancelamento com ônus o coeficiente de rendimento/ranking sofrerá uma redução. Mesmo no cancelamento com ônus, o prejuízo ao ranking é menor que no caso de reprovar a disciplina. Os prazos previstos para estes cancelamentos estão descritos no calendário acadêmico.
Caso eu reprove por falta, meu ranking/coeficiente de rendimento também será afetado?
Sim. Reprovar por falta é equivalente a reprovar a disciplina com nota 0 (zero). Assim, é melhor reprovar com uma nota maior que zero, que reprovar por falta. Este coeficiente de rendimento é utilizado por diversos programas de mestrado e seleção extra-vestibular de graduações.
Posso me matricular em quaisquer disciplinas?
No caso de disciplinas obrigatórias, recomenda-se que os alunos se matriculem nas disciplinas do curso, mesmo que disciplinas equivalentes sejam oferecidas em outros cursos. No caso de alunos acompanhados, esta matrícula será realizada pelo coordenador do curso diretamente nas disciplinas do curso. Casos excepcionais, em que haja choque de horário entre disciplinas oferecidas no curso, o coordenador poderá realizar a matrícula em disciplinas de outros cursos, para que o aluno não retarde a conclusão do curso. Trabalho não justifica a matrícula em disciplinas de outros cursos/turnos. No caso de disciplinas optativas, há uma maior flexibilização, desde que a disciplina seja prevista na matriz curricular do curso.
Posso me matricular em uma disciplina de outro curso?
Apenas disciplinas que possuam o mesmo código.
Que procedimentos o coordenador precisa realizar na época de matrículas?
Observe este documento.