OS CURSOS TVDE DEVERIAM ENSINAR OS MOTORISTAS A CIRCULAR NAS ROTUNDAS
A rotunda do aeroporto é um dos locais da cidade de Lisboa onde observamos mais acidentes. Não deverá haver quem leia este artigo que não tenha já presenciado um acidente nesta rotunda e eventualmente alguns já terão escorregado nela, e isto porque, leves a sério ou não, há “carroças” a circular nesta rotunda.
A maioria dos choques observados nesta rotunda são laterais. No resto da cidade também, mas esta escrita não pode ter muitas letras… e daí, então, perguntamos aos maçaricos:
- QUAIS SÃO OS VEÍCULOS QUE PODEM CIRCULAR PELA DIREITA NAS ROTUNDAS?
Faz esta pergunta aos motoristas de TVDE e verás que serás surpreendido.
Não percamos tempo: São os veículos pesados, as bicicletas, as carroças e… quem diria… "espanhóis".
Os “espanhóis”, por serem nossos vizinhos foram escolhidos para serem a figura de todos os que não têm as mesmas regras de circulação nas rotundas como nós. Americanos então… Por conseguinte, é vulgar observar acidentes em que os protagonistas são estrangeiros com carros alugados, acabadinhos de sair do rent-a-car. E o português que não sabe que eles “andem aí”, gosta de bater quando sabe que tem razão! Um acidente é um cúmulo de vários imponderáveis, sabias?
Solução mágica para evitar embates laterais nas rotundas: conduz devagar nelas, mantém-te dentro da tua faixa e guarda distância do carro da frente para teres folga de tempo para vigiar as laterais.
Já agora. Não te esqueças que ao executar a manobra de mudar para a faixa da direita para saíres da rotunda, se um carro te bater és culpado. Antes de mudares de faixa abranda!
Samuel Dias