ESTOU BLOQUEADO, O QUE POSSO FAZER?
Junta-te ao nosso grupo de partilha ao qual podes aceder, por convite, depois de preencheres o formulário.
____________________________________________________________________________________________________________
Histórias mais completas:
Samuel Dias - Paulo Vaz
_____________________________________________________________________________________________________________
Documento "cru" para eventual consulta jornalística.
Acesso direto a folha de Excel com as respostas do formulário.
Foram retirados o telefone, o e-mail e o nome verdadeiro quando solicitado. (Ficheiro)
____________________________________________________________________________________________________________
Apresentamos resumos de algumas histórias individuais. Estas são as histórias que estão em "montagem de caso". Agradecemos que seja respeitado quando alguns motoristas se sentem intimidados a revelar o seu nome verdadeiro. No formulário todas as respostas são opcionais. https://forms.gle/N1thY9QH2zMtMWRQ6
É do nosso conhecimento algumas histórias de motoristas acusados de assédio sexual e cujas contas foram bloqueadas sem terem direito à sua defesa. Se for o teu caso, e por motivos óbvios não queres identificar-te, colocaremos um nome fictício. Preenche e envia um formulário para: https://forms.gle/Wiu4XGvJN39xnetf9 . O que escreveres será visível ao público, exceto o teu nome verdadeiro se o solicitares, o teu telefone e e-mail.
MANUEL
Chamo-me Manuel, trabalho em Lisboa e fui bloqueado pela Uber a pretexto de “documentação fraudulenta”. Sem qualquer aviso prévio fui bloqueado imediatamente, sem ser informado de qual a documentação fraudulenta em causa e sem direito a rever a documentação ou sequer propor a verificação da mesma.
Qualquer pessoa, internamente na UBER, com mau carácter, pode fazer o que quer e como enterder e prejudicar o trabalho das pessoas e o investimento das empresas de TVDE, pois sabe que o método da UBER é não fornecer justificação documentada da razão do bloqueio e nega o direito de defesa ao motorista bloqueado, e no meu caso como motorista e como empresa. Em defesa do meu bom nome não deixarei de lutar até a Uber volte a aceitarme e aprovar a minhas contas, de motorista e parceiro. Tenho a minha consciência tranquila como pessoa de bem que me considero.
As nossas entidades fiscalizadoras e reguladoras não estão a defender os nossos investimentos e os trabalhadores das Plataformas. Em Portugal não temos onde recorrer para enfrentar as injustiças na relação comercial com estas entidades nem é clara a relação do motorista ou empresa/parceira.
Em defesa do meu bom nome não deixarei de lutar até que a Uber volte a aceitar-me e aprove as minhas contas, de motorista e parceiro. Tenho a minha consciência tranquila de pessoa de bem que me considero. Fiz tudo o que foi necessário para ser recebido nos escritórios da UBER, fui lá presencialmente e até a polícia chamei para apresentar queixa, para esclarcer e mostrar a minha documentação e da firma, para provar a minha inocência e documentação em conformidade com o exigido pela UBER, fiz vários emails a solicitar esclarecimentos e enviei outros a provar toda a minha documentação.
A resposta foi sempre a mesma e de cariz automático: “a sua conta foi desativada após a confirmação da submissão de documentos fraudulentos”, “a sua conta está desativada permanentemente e esta decisão é irreversível”.
De uma forma incompreensível numa relação comercial, como ditadores e carrascos do tipo “eu quero posso e mando”, sem qualquer respeito pela minha pessoa e depois de investir mais de 100.000.00€ de um momento para o outro fiquei sem poder trabalhar, e sem poder justificar da injustiça que me fizeram.
Obrigado e cumprimentos.
MICAEL
Chamo-me Micael, trabalho em Beja e fui bloqueado pela Uber em 06/02/2023 por motivo do reconhecimento facial não ter sido aceite pela plataforma. Enviei inúmeras mensagens, considero que fui tratado com desprezo pelos agentes desta plataforma.
Chamo-me Abdelhakim Bouchkour, trabalho em Lisboa, fui bloqueado pela Uber porque um colega tirou uma foto da minha conta. Mandei e-mail sem resultado mas a Uber recusou sempre reativar a minha conta.
ANTÓNIO
Chamo-me António (nome fictício) e trabalho em Lisboa. Fui bloqueado pela Uber em 15/12/2021 sob acusação de “Práticas irregulares que vão contra as políticas da Uber” contudo não encontro qualquer justificação para tal. Tentei por várias vezes online e presencialmente que me fosse esclarecido o motivo mas em nenhum momento disseram o porquê do bloqueio. Enviei várias mensagens para o suporte. Simplesmente não resolveram, dizem que é uma decisão definitiva e permanente.
JORGE GOMES
Chamo-me Jorge Gomes (nome fictício) e trabalho em Lisboa. Fui bloqueado pela Uber em 2021/09/08. Na altura fazia uber eats e segundo a Uber a minha conta foi bloqueada por ter burlado a app mas nunca me apresentaram as provas. Neste momento sou motorista de TVDE, paguei para fazer a formação e quando estava a tentar registar-me como motorista TVDE apareceu “conta bloqueada". A resposta foi que,uma vez bloqueado na UberEats é bloqueada também como UberDriver. Tentei falar com eles através da app, por email, já fui na sede da Uber pessoalmente, e sem sucesso. No início parecia que estava a receber respostas automáticas mas depois alguém respondeu quase a mesma resposta. Insisti várias vezes para eles reverem a situação mas sempre insistira no mesmo. Neste momento trabalho com a Bolt como motorista TVDE.
NELSON
Chamo-me Nelson, trabalho em Lisboa e fui bloqueado injustamente pela Uber em 10/01/2021 por motivo de ter interagido com o CEO da Uber num diálogo no Twitter que nada tinha a ver com a minha qualidade como motorista. Desloquei-me ao escritório da Uber e fui informado que estava bloqueado pelos twittes que enviei.
RUI SILVA
Chamo-me Rui Silva (nome fictício) trabalho em Aveiro, Coimbra e Viseu. Fui bloqueado pela Uber em 2016/06/13/06/2016 sob a acusação de assédio sexual, comentários inadequados de cariz sexual e actividades fraudulentas. Não tive hipótese de defesa e não sei que o que se passou para este bloqueio acontecer. Escrevi à Uber invocando com o conhecimento que tenho sobre legislação e a respeito da ilegalidade que estão a cometer contra a minha pessoa, por exemplo o código do trabalho artigo 12-A e direitos humanos. Foi ao ministério público, ACT e a procudoria da justiça. A Uber só responde com respostas automáticas.
DUARTE PATRÍCIO
Chamo-me Duarte Patrício, sou do Porto e fui bloqueado pela Uber em 29/12/2022. Fui acusado de ser portador de Carta de Condução falsa depois de a possuir por mais de 31 anos. Contactei o suporte varias vezes e fiz reclamação no Livro de Reclamações. Já recebi dezenas de mensagens a dizer que continua em análise.
RICARDO SANTOS
Chamo-me Ricardo Santos, trabalho em Lisboa e fui bloqueado pela Uber em 2022/09/17 por acusação de uma motorista TVDE que invocou ter sido agredida fisicamente por mim nas bombas da BP do aeroporto de Lisboa. Tal acusação é pura mentira, pois eu próprio é que fui vítima de agressão verbal pela pessoa que agora me acusa. Com este argumento falso a agressora está a tentar extorquir-me dinheiro. Acredito na justiça e de que a verdade será posta a descoberto. Tenho feito todos os possíveis pelos meios legais para que seja reposta a minha inocência. A Uber recusa-se a ouvir e a repor a minha conta. Vou lutar sempre para provar minha inocência.
JOSÉ SELEIRO
Chamo-me José Seleiro (nome fictício) e fui bloqueado pela Uber em 01/07/2019.
Eu estava no local de recolha do cliente e esperei o tempo definido pela Uber na sua App. O cliente não apareceu e cancelei a viagem. Fiz tudo conforme as regras da Uber. De seguida aceitei uma nova viagem e quando estava a dirigir-me para o local de recolha seguinte deparo-me com o cliente anterior que me vê e claro eu já não o poderia deixar entrar na viatura, não páro, porque agora o meu local de recolha é outro.
Neste cenário, tão comum a muitos motoristas, o cliente queixa-se como entende à plataforma eu fico prejudicado com um bloqueio definitivo na plataforma. A Uber não ouve nem defende os seus motoristas e bloqueia-nos indevidamente.
Considero-me um motorista exemplar, com certeza muito melhor que a metade dos restantes motoristas Uber.
WELERSON PRATA
Chamo-me Welerson Prata e trabalho em Leiria com a Uber Eats. Fui bloqueado por um motivo que a Uber não revela. Não tenho acesso a qualquer defesa e considero totalmente injustos os motivos do meu bloqueio. Fiz tudo o que estava ao meu alcance para conseguir voltar a trabalhar com a Uber.
RODRIGO SOARES
O meu nome é Rodrigo Soares. Trabalho em Lisboa e fui bloqueado em 15/08/2020. Limitei-me a fazer as viagens que o cliente pediu. Já mandei carta registada para a Bolt mas nunca respondeu. Estou há dois anos à espera de novidades da Autoridade de Mobilidade e Transportes já vai para dois anos.
RUI VILARINHO
Chamo-me Rui Vilarinho, trabalho em Lisboa com a Uber Eats e segundo a Uber fui bloqueado por “uso indevido da Aplicação”. Trabalhei durante 3 anos com a Uber e agi sempre de forma correta. Contactei inúmeras vezes o apoio mas sempre fecham as mensagens e ignoram-me sempre.
JORGE GOMES
Chamo-me Jorge Gomes (nome fictício) e trabalho em Lisboa. Fui bloqueado pela Uber em 2021/09/08. Na altura fazia uber eats e segundo a Uber a minha conta foi bloqueada por ter burlado a app mas nunca me apresentaram as provas. Neste momento sou motorista de TVDE, paguei para fazer a formação e quando estava a tentar registar-me como motorista TVDE apareceu “conta bloqueada". A resposta foi que,uma vez bloqueado na UberEats é bloqueada também como UberDriver. Tentei falar com eles através da app, por email, já fui na sede da Uber pessoalmente, e sem sucesso. No início parecia que estava a receber respostas automáticas mas depois alguém respondeu quase a mesma resposta. Insisti várias vezes para eles reverem a situação mas sempre insistira no mesmo. Neste momento trabalho com a Bolt como motorista TVDE.
LEANDRO RIBEIRO
Chamo-me Leandro Ribeiro, trabalho a partir de Alcochete e fui bloqueado pela Uber em 10/08/2022. Iniciei o meu turno de serviço com a viatura que por defeito estava na plataforma e não me apercebi que do meu erro. Um cliente detetou e denunciou-me. De facto o cliente falou comigo mas só é possível alterar o veículo se estiver off-line, ainda assim o cliente não aceitou a minha justificação e denunciou-me. Fui ao atendimento da Uber duas vezes, enviei dezenas de e-mails e mensagens mas eles recusam-se a aceitar o meu erro e a desbloquear-me. Deveriam ouvir-me e dar-me uma segunda oportunidade pois não foi um erro cometido para prejudicar alguém. Acabe sempre por prevalecer a sentença da Uber sem qualquer direito de contestação da nossa parte.
FÁBIO BARBOSA
Chamo-me Fábio Barbosa, trabalho em Lisboa, fui bloqueado pela Uber em 05/06/2023 e fui acusado pela Uber de falsificação e agressão. Desconheço qual o género de falsificação que terei cometido ou quem terá sido alvo da minha agressão pois a Uber recusa-se a informar-me. Fiz queixa no Livro de Reclamações e apoio virtual da ACT.
BARRETO
Chamo-me Barreto (nome fictício), trabalho em Lisboa e fui bloqueado pela Uber sob acusação de fraude, duplicação de conta e esquema fraudulento por alteração dos destinos de viagem. Já fiz várias visitas à Uber e exposições através da app. Respondem que não iriam dar seguimento ao meu pedido pois o bloqueio é definitivo.