Apresentação

O projeto cultural Memória Viva surgiu no fim de 2020 como parte das comemorações dos 20 anos de existência da Biblioteca Comunitária Paulo Freire, completados em 2021. Por meio dos recursos viabilizados, foi possível inaugurar um processo de modernização deste espaço para reconhecimento público da sua importância como prestadora de serviços artísticos e culturais, como um bem de todos, em torno da economia solidária e criativa para a cidade de Presidente Figueiredo, no Amazonas.

Memória Viva vem organizando o acervo pessoal da fundadora da biblioteca para celebrar a memória viva de uma personalidade muito importante como empreendedora para o município, a idealizadora do projeto, professora Elzimar dos Santos Ferreira, que de forma independente atende a mais de mil usuários, com um acervo de mais de 5 mil livros, disponibilizado a todo o público da Comunidade Cristo Rei, situada no KM 28 da AM/240 - Estrada Figueiredo-Balbina e adjacências.

Diante desse cenário, o projeto investiu em ações que ajudassem a revisitar o passado da biblioteca para entender os desafios e as oportunidades que enfrentou. Além disso, buscou fortalecer as ações no presente para poder projetar um futuro que continue promovendo o pertencimento de sua comunidade e o engajamento das novas gerações.

Ações

Foram executadas diversas ações para celebrar os 20 anos de existência da Biblioteca Comunitária Paulo Freire, que valorizaram o espaço da biblioteca e expandiram sua fronteira para chegar a leitores de lugares distantes.  

Conheça a seguir algumas delas!


Objetivos

As ações previstas e executadas ao longo de 2021 foram muito importantes para dar visibilidade à história semeada durante os 20 anos de existência da Biblioteca Comunitária Paulo Freire

Os objetivos demonstram que ela está pronta para continuar escrevendo sua história, expandindo suas fronteiras e dialogando com muitos outros leitores e parceiros. 

Conheça a seguir alguns dos objetivos traçados pelo projeto!


Relatório Final de Atividades

Projeto cultural MEMÓRIA VIVA: 20 ANOS DA BIBLIOTECA COMUNITÁRIA PAULO FREIRE

O projeto cultural Memória Viva: 20 anos da Biblioteca Comunitária Paulo Freire foi desenvolvido graça à aprovação na Lei Aldir Blanc em dezembro de 2020, estendendo-se até janeiro de 2022. Os resultados do trabalho desenvolvidos ao longo de  um ano podem ser conferidos no Relatório Final de Atividades, que foi entregue no dia 30 de janeiro de 2022 aos seus financiadores e chega ao público para que, conhecendo os avanços obtidos, a sociedade possa ser propositora de novas ações. 

Boa leitura!

AGORA É SÓ PASSEAR PELO SITE E VISITAR A BIBLIOTECA COMUNITÁRIA PAULO FREIRE.

ENTRE, A CASA É SUA!