2021 PUBLICAÇÃO DE E-BOOKS

2021 maio | PUBLICAÇÃO DE E-BOOK: PROJETO FORMAÇÃO DE AGENTES CULTURAIS NA COMUNIDADE CRISTO REI

O projeto cultural Formação de Agentes Culturais da Comunidade Cristo Rei, aprovado na Lei Aldir Blanc, foi idealizado a partir da biblioteca comunitária Paulo Freire, espaço não formal de educação, e surgiu como desdobramento do projeto de extensão Práticas Leitoras. A equipe de mediação e formação cultural, em torno de 40 pessoas, desenvolveu um curso direcionado à juventude, entre 15 a 29 anos, seguindo as premissas do Estatuto da Juventude em prol do incentivo à ação cultural comunitária, partindo da Biblioteca Comunitária Paulo Freire. Foram realizadas sete oficinas em ambiente virtual, com diferentes percursos formativos, no intuito de explorar o universo da biblioteca e alargar os horizontes fora dela ao considerar suas potencialidades, dentre as quais o Geoparque Cachoeiras do Amazonas, por exemplo. Envolveu pessoas da comunidade que participaram como alunos e monitores, além da equipe técnica, todos integrados pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), dentre os quais professores, discentes de graduação e de pós-graduação, alunos egressos e alguns convidados da área cultural. Todo o resultado foi sistematizado no site para ser replicável para outras comunidades. O conteúdo das oficinas também pode ser conferido no e-book disponível no site do projeto.

Detalhes do E-book Projeto Formação de Agentes Culturais da Comunidade Cristo Rei.

SOUZA, Fátima; et. al. (org.). Projeto Formação de Agentes Culturais da Comunidade Cristo Rei [livro eletrônico]. Manaus: Edição do Autor, 2021. Disponível em: https://sites.google.com/view/agentesculturaispf/materiais. Último acesso em: 28/12/2021.

2021 dezembro | PUBLICAÇÃO DE E-BOOK: JANELAS DE LEITURA

O projeto cultural Criação de Rede de Bibliotecas Comunitárias de Presidente Figueiredo, aprovado na Lei Aldir Blanc, possibilitou a criação de vínculos com intuito de valorizar a biblioteca como bem patrimonial, reconhecendo os acervos pessoais abertos à comunidade, bem como a ocupação de espaços públicos, as práticas de formação de leitores e a democratização do acesso à leitura em regiões de alta vulnerabilidade social. Tais ações fortaleceram os laços criados entre os idealizadores das bibliotecas em prol de uma organização interna propositiva para todos. Nesse sentido, a partir de 2021, essa rede em formação foi intitulada Rede Cachoeiras de Letras composta por oito bibliotecas comunitárias, entre as quais a BCPF, que colocam o Amazonas no mapa da leitura no Brasil. Tudo isso pode ser conferido no e-book Janelas de Leitura: Rede Cachoeiras de Letras de Bibliotecas Comunitárias no Amazonas que traz um histórico de cada biblioteca da rede, incluindo a BCPF.

Capa do e-book

Janelas de leitura: Rede Cachoeiras de Letras de Bibliotecas Comunitárias no Amazonas.

Fonte: SOUZA, Fátima; ANDREATTA, Elaine; LIRA, Raquel; DAOU, Geórgia Pozzetti (org.). Janelas de leitura: Rede Cachoeira de Letras de Bibliotecas Comunitárias do Amazonas [livro eletrônico]. Manaus: Edição Geórgia Pozzetti Daou, 2021. Disponível em: sites.google.com/view/redebibliopf/mural/publicações. Acesso em: 28/12/2021.