2021 janeiro a dezembro | HOMENAGEM DO PROJETO MEMÓRIA VIVA

O projeto cultural Memória Viva: 20 anos da Biblioteca Comunitária Paulo Freire (BCPF), aprovado na Lei Aldir Blanc em dezembro de 2020, foi desenvolvido ao longo do ano de 2021 na comunidade Cristo Rei do Uatumã, área rural do município de Presidente Figueiredo, no Amazonas. Apresenta a história memorial de Elzimar dos Santos Ferreira, idealizadora da BCPF, pedagoga, professora, mediadora de leitura, contadora de histórias, gestora escolar e agente cultural de sua comunidade. Esta proposta possibilitou organizar o acervo pessoal, celebrar a memória viva e o empreendedorismo desenvolvido pela fundadora da BCPF; expandir suas ações e promover o engajamento institucional para a inclusão da BCPF em mapeamentos da leitura no Brasil.

Elzimar dos Santos Ferreira, idealizadora da BCPF.

Card elaborado para divulgação do projeto Memória Viva: 20 anos da Biblioteca Comunitária Paulo Freire.

Fonte: Acervo do projeto Memória Viva: 20 anos da Biblioteca Comunitária Paulo Freire.

2021 janeiro e fevereiro | LIMPEZA, PINTURA, REFORMA E COMPRAS

As ações iniciais de reforma da biblioteca levaram em consideração a limpeza do espaço para sua reorganização. Todas as paredes foram pintadas pela primeira vez, os contêineres foram pintados por fora, e também foi pintado e reformado o banheiro. No segundo momento, foram pintadas as estantes de aço e de madeira, além de adquiridas novas estantes que ganharam também bibliocantos que ajudaram a reorganizar o acervo. Os carrinhos de transporte de livros ganharam rodízios para facilitar a movimentação.

Preparação para pintura das paredes.

Pintura do chão e das paredes.

Organização do espaço após pintura e aquisição de estantes.

Fonte: Acervo do projeto Memória Viva: 20 anos da Biblioteca Comunitária Paulo Freire.

2021 março | NOVA SEÇÃO AMAZÔNIA

Com a reorganização do acervo, a BCPF deu destaque para os livros produzidos no Amazonas e aqueles publicados sobre a Amazônia, criando uma seção só para eles. Houve também novas doações de livros de autoria das professoras parceiras dos projetos culturais.

Doação de livros de autoria das professoras Gislaine Pozzetti e Fátima Souza.

Fonte: Acervo do projeto Memória Viva: 20 anos da Biblioteca Comunitária Paulo Freire.

2021 março | SETOR INFANTIL

O setor infantil recebeu uma limpeza especial e ganhou uma reorganização do acervo de acordo com as coleções e diversidade de títulos, com destaque para os lançamentos recentes e diversidade de gêneros.

Destaque para o acervo infantil (à esquerda) e obras raras do acervo infantil: coleção Tesouros da Juventude herança de família e aquisição de Elzimar (à direita)

Fonte: Acervo do projeto Memória Viva: 20 anos da Biblioteca Comunitária Paulo Freire.

2021 março | IDENTIDADE VISUAL

Para cuidar da comunicação, uma equipe precisou ser criada para troca de ideias e definição de uma identidade visual que integrasse os projetos ligados ao livro, à leitura, à literatura e às bibliotecas em Presidente Figueiredo. Esse material foi importante para configurar todos os conteúdos criados e disponibilizados por meio do site, do Instagram, do Facebook, do YouTube, de e-mails e documentos. Depois de criado, fica tudo lindo, mas ninguém imagina a quantidade de vezes em que é necessário mexer durante o processo criativo.

Postagens com o processo criativo da identidade visual dos projetos culturais.

Imagens das mídias sociais criadas: árvore de links, perfil do Instagram e site.

Fonte: Acervo do projeto Memória Viva: 20 anos da Biblioteca Comunitária Paulo Freire.

2021 março e abril | REFORMA E AQUISIÇÕES

Em tempos de pandemia, uma preocupação foi com a ventilação da biblioteca e com as chuvas. Por isso houve a colocação de placas de PVC nas laterais entre a parede e o telhado, manutenção da porta principal e da janela com troca de vidros, maçaneta e ripas, criando um ambiente mais aconchegante. Pensando na segurança dos frequentadores, foram adquiridos suporte de álcool em gel, material para higienização e bebedouro para a biblioteca.

Placas de PVC nas laterais das paredes (à esquerda) e bebedouro e suporte de álcool em gel para higienização dos frequentadores (à direita).

Fonte: Acervo do projeto Memória Viva: 20 anos da Biblioteca Comunitária Paulo Freire.

2021 abril | TECNOLOGIA E ASSESSORIA TECNOLÓGICA

Outra marca do projeto Memória Viva foi pensar na parte tecnológica, criando perspectivas para o futuro. A ideia de organizar o acervo por meio de programas de computador veio com a aquisição do notebook e instalação do programa Biblivre por meio da assessoria tecnológica contratada pelo projeto. Pensando em novas estratégias de comunicação, foram criadas as mídias sociais como Instagram, YouTube, página no Facebook e árvore de links, sendo adquirido também um smartphone. Para incrementar as ações de exibição de filmes, foi adquirido novo datashow e, para receber a equipe de bolsistas e voluntários, foram adquiridos materiais de escritório que ajudam a pensar a rotina de organização administrativa da biblioteca.

Entrega dos equipamentos adquiridos.

Fonte: Acervo do projeto Memória Viva: 20 anos da Biblioteca Comunitária Paulo Freire.

2021 abril | NOVA FACHADA

Fachada BCPF antes da reforma.

Nova fachada da BCPF.

Fonte: Acervo do projeto Memória Viva: 20 anos da Biblioteca Comunitária Paulo Freire.

2021 maio | LEITURAS PRESIDENTE FIGUEIREDO

Em maio de 2021, os projetos culturais, Memória Viva: 20 anos da biblioteca Comunitária Paulo Freire, Formação de Agentes Culturais da Comunidade Cristo Rei e Criação da Rede de Bibliotecas Comunitárias de Presidente Figueiredo, que juntos formaram Leituras Presidente Figueiredo, em parceria com o projeto de extensão Práticas Leitoras, do Núcleo de Estudos Superiores de Presidente Figueiredo da Universidade do Estado do Amazonas (NESPF/UEA), deram publicidade ao mapeamento das bibliotecas existentes no município de Presidente Figueiredo, abrindo um diálogo para aproximação com outras bibliotecas.

Identidade visual do Leituras Presidente Figueiredo (esquerda) e visualização dos projetos integrados (direita)

Fonte: Identidade para a página principal dos projetos disponível em: https://www.leituraspf.repl.co/. Acesso em: 28/12/2021

Acervo do projeto Memória Viva: 20 anos da Biblioteca Comunitária Paulo Freire.

2021 maio | ENCONTRO HISTÓRICO

Professora Elzimar participa ativamente da integração com outros idealizadores de bibliotecas que abriram seus acervos pessoais à comunidade, aproximados em torno de ações para a leitura, o livro, a leitura e as bibliotecas comunitárias, promovidas pelo projeto Criação da Rede de Bibliotecas Comunitárias de Presidente Figueiredo que também convidou o idealizador da Sala de Leitura do Casarão de Idéias, em Manaus, para visitações entre as bibliotecas, em Presidente Figueiredo e Manaus, o que ocorreu pela primeira vez.

Encontro dos idealizadores das Bibliotecas Comunitárias da Rede Cachoeiras de Letras (da esquerda para a direita: João Fernandes (Casarão de Idéias), Elzimar Ferreira (Paulo Freire), Virgilio Reis (Munguba), Antonio Amador e Edileuza Lima (Zé Amador) e Egydio Schwade (CACUÍ).

Fonte: Acervo do projeto Memória Viva: 20 anos da Biblioteca Comunitária Paulo Freire.

2021 maio | INSCRIÇÃO EM MAPEAMENTOS

Pensando em divulgar as ações realizadas pela BCPF ao longo dos anos, foram realizadas inscrições em mapeamentos sobre a leitura no país. Uma deles foi a inscrição no aplicativo Mapa da Leitura, realizado pela Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias (RNBC) e a outra foi o mapeamento O Brasil que lê, promovido pela Cátedra Unesco de Leitura (PUC-RJ) com reconhecimento certificado em outubro de 2021.

Capa do aplicativo Mapa da Leitura (RNBC).

Fonte: Acervo do projeto Memória Viva: 20 anos da Biblioteca Comunitária Paulo Freire.

Certificados emitidos pela pesquisa O Brasil que lê, promovida pela Cátedra Unesco de Leitura (PUC/RJ), Itaú Cultural e JCastilho Consultoria.

Fonte: Acervo do projeto Memória Viva: 20 anos da Biblioteca Comunitária Paulo Freire.

2021 dezembro | DOCUMENTÁRIO CACHOEIRAS DE LETRAS

O documentário intitulado Cachoeiras de Letras (NOVO, 2021) conduz nosso olhar para vislumbrarmos uma espécie de mapa da leitura no município de Presidente Figueiredo (AM). Percurso que nos revela uma rede que se amplia em prol da formação de leitores no Amazonas, com ênfase para as ações desenvolvidas nas bibliotecas comunitárias, que surgiram a partir da socialização do acervo pessoal de seus idealizadores. Nesta perspectiva, ressalta-se o trabalho realizado por Elzimar Ferreira ao longo dos 20 anos de existência da Biblioteca Comunitária Paulo Freire. Por fim, compreendemos a dimensão social que esta biblioteca tem na/para a comunidade Cristo Rei do Uatumã, a partir de percepções de algumas pessoas que, de alguma forma, estão conectadas a ela e relatam suas experiências leitoras atreladas a este espaço cultural.

Elzimar participa, em maio, das gravações (esquerda) do documentário Cachoeiras de Letras, finalizado em dezembro de 2021. (direita).

Fonte: CACHOEIRAS DE LETRAS (documentário). Direção de Denilson Novo. Presidente Figueiredo: La Xunga Produções, 2021, 22min41. Acervo do projeto Memória Viva: 20 anos da Biblioteca Comunitária Paulo Freire. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=MMN-xNPscAo. Acesso em: 28/12/2021.

2021 dezembro | FINALIZAÇÃO DO PROJETO MEMÓRIA VIVA

Notícia no portal da UEA em 30 de dezembro de 2021 anuncia os resultados dos projetos aprovados na Lei Aldir Blanc, entre eles o projeto cultural Memória Viva, como finalização do trabalho de um ano, seguindo a proposta encaminhada para o edital.

Notícia: Projeto de extensão da UEA conquista aprovação na Lei Aldir Blanc

Fonte: Notícia veiculada no portal da UEA. Disponível em: https://noticias1.uea.edu.br/noticia.php?notId=69205. Acesso em 31/12/2021.