2020 dezembro | APROVAÇÃO DE PROJETOS CULTURAIS NA LEI ALDIR BLANC FIRMA PARCERIA ENTRE BCPF E PRÁTICAS LEITORAS

A parceria entre a equipe do projeto de extensão e a professora Elzimar, por meio da BCPF, rendeu bons frutos. Impulsionada pela necessidade de aproximar os saberes acadêmicos das ações desenvolvidas nas comunidades em prol da democratização do acesso à leitura, a equipe escreveu projetos que contemplassem a valorização da memória do espaço da BCPF (Projeto Memória Viva), ações voltadas para a juventude das comunidades rurais (Projeto Formação de Agentes Culturais) e articulação em rede e a incidência política (Projeto Criação da Rede de Bibliotecas Comunitárias). Os projetos foram desenvolvidos ao longo do ano de 2021.

Professora Elzimar junto às coordenadoras dos projetos: Angelina Sales (Projeto Agentes Culturais), Elisângela Oliveira (Projeto Memória Viva) e Fátima Souza (Projeto Criação da Rede).

1a Visita Técnica da equipe para realização dos projetos.

Fonte: Acervo do projeto Memória Viva: 20 anos da Biblioteca Comunitária Paulo Freire.

PROJETO MEMÓRIA VIVA

OBJETIVO: Dar visibilidade às ações existentes na Biblioteca Comunitária Paulo Freire e torná-las promotoras de formação, abrindo espaço para os usuários reconhecerem suas potencialidades, num espaço de convivência social, podendo aprender e trocar experiências em espaços não formais que trabalham a leitura. Dessa forma, será possível desenhar uma rota de leitura no Amazonas, divulgando um espaço onde se pode ter acesso a diferentes tipos de leitura, de mundo de histórias e aprendizados, de sentidos e significados que vão nos ajudando a ler a vida, a ler o mundo, a ler a si mesmo. Em suma, a nossa missão é partir do registro de experiências pessoais para enriquecer a experiência social.

Logo do projeto Memória Viva e árvore de links

Fonte: Acervo do projeto Memória Viva: 20 anos da Biblioteca Comunitária Paulo Freire.

PROJETO FORMAÇÃO DE AGENTES CULTURAIS

OBJETIVO: Formar 25 jovens agentes culturais, na comunidade Cristo Rei e adjacências do município de Presidente Figueiredo, ampliando o acesso à leitura e aos bens culturais, dando origem a uma rede de multiplicadores de práticas artístico-culturais na região, contribuindo para a produção e circulação de ações artísticas e culturais, tendo como ponto de partida a Biblioteca Paulo Freire, presente no local há 20 anos, em consonância com o Estatuto da Juventude (Lei nº 12.852, de 5 de agosto de 2013, e legislação correlata).

Logo do projeto Formação de Agentes Culturais e árvore de links

Fonte: Acervo do projeto Formação de Agentes Culturais da Comunidade Cristo Rei.

PROJETO CRIAÇÃO DA REDE DE BIBLIOTECAS COMUNITÁRIAS

OBJETIVO: Promover a criação da Rede de Bibliotecas Comunitárias de Presidente Figueiredo, dando continuidade ao projeto de extensão Práticas Leitoras, realizado inicialmente nos anos de 2019 e 2020, no Núcleo de Estudos de Presidente Figueiredo, da Universidade do Estado do Amazonas (NESPF/UEA), sistematizando os resultados teóricos e práticos obtidos a partir do mapeamento das práticas leitoras existentes no contexto rural da cidade de Presidente Figueiredo.

Logo do projeto Criação da Rede de Bibliotecas Comunitárias e árvore de links

Fonte: Acervo do projeto Criação da Rede de Bibliotecas Comunitárias.