Na lição de Jesus

Citação

Venha o teu reino; seja feita a tua vontade, como no céu, também sobre a terra. Mateus 6:10

Introdução

Em matéria de oração, não olvides o ensinamento do Cristo em seu divino intercâmbio com o Amor Ilimitado de Deus.

Argumentos e reflexões

  • Na linha de todos os seus propósitos, há sempre o bem dos outros, com a bênção imediata do Céu, notando-se que o bem dele próprio estava sempre aparentemente esquecido.

  • Começa na Manjedoura, com extensas possibilidades de anunciar a própria vinda, através da Estrela Soberana que desperta reis e pastores para o fulgor de sua presença, mas não consegue tocar os corações humanos que o relegam à intempérie na estrebaria.

  • Alcança sucesso espetacular na cura de leprosos e obsedados, cegos e paralíticos que se sentem restituídos à bênção da luz e do movimento, da esperança e do equilíbrio, contudo, não modifica o pensamento suspeitoso dos grandes sacerdotes do Seu tempo, com respeito a Si próprio.

  • Levanta Lázaro do túmulo de lodo para a alegria do lar de Betânia, todavia, não soergue Judas do sepulcro de ilusão, em que se lhe compromete o apostolado divino.

  • Plasma a admiração e a amizade no espírito de um Arimateia, que o segue de longe, no entanto, não pode evitar a fraqueza de Simão que o acompanha de perto.

  • Retira dos ombros de seus contemporâneos o madeiro arrasador da loucura e da negação, da enfermidade e da morte, entretanto, não logra escapar ao martírio da cruz, em que se confia ao sacrifício supremo.

  • Não te desmandes na exigência indiscriminada, quando te colocares em prece. Apresenta-te ao Criador, tal qual és, na certeza de que a sua infinita sabedoria nos conhece as necessidades, ao passo que nunca sabemos, em verdade, qual seja a substância real de nossos desejos.

  • Atendamos ao bem dos outros e Deus proverá nosso próprio bem.

Conclusões

Foi talvez por isso mesmo que o Cristo, ensinando-nos a orar, em abordando o problema de nossas aspirações, declarou, resoluto, diante do Pai Altíssimo:

— “Faça-se a vossa vontade, assim na Terra como no Céu.”

Bibliografia

(Os dois maiores amores. Ed. GEEM. Cap. “Na lição de Jesus”)

Jesus no dia a dia - 03-10, link

Leia mais ...

Honrarás tua mãe

1 “Honrarás pai e mãe” — a Lei determina. Não te esquecerás, porém, de que nove meses antes que os outros te vissem a face, a tua presença na Terra era um segredo da vida, entre o devotamento e o Mundo Espiritual.

2 Na juventude ou na madureza, lembrar-te-ás da mulher frágil que, sendo moça, envelheceu, de repente, para que desabrochasses à luz, e, trazendo o ideal da felicidade como sendo uma taça transbordante de sonhos, preferiu trocá-los por lágrimas de sofrimento, para que tivesses segurança no berço.

(Os dois maiores amores — Autores diversos)

Oferta de Natal

Na mesma região havia pastores que pernoitavam no campo e realizavam a vigília noturna do seu rebanho. E se aproximou um anjo do Senhor, a glória do Senhor iluminou ao redor deles, e encheram-se de grande temor. Disse-lhes, porém, o anjo: não tenhais medo! Eis que vos trago boas- novas de grande alegria, que será de todo o povo, porque nasceu para vós, hoje, um salvador, que é o Cristo Senhor, na cidade de Davi. Lucas 2:8-11

Enquanto as melodias do Natal nos enternecem, recordamos também, ante o céu iluminado, a estrela divina que te assinalou o berço na palha singela!...

(Antologia mediúnica do Natal. FEB Editora. Prefácio)

O divino servidor

Quando Jesus nasceu, uma estrela mais brilhante que as outras luzia, a pleno céu, indicando a manjedoura.

A princípio, pouca gente lhe conhecia a missão sublime.

(Alvorada Cristã. Cap. 49.)

Edificação do Reino

Nem dirão: vede aqui ou vede ali, pois o reino de Deus está dentro de vós. Lucas 17:21

Nem na alegria excessiva que ensurdece.

(Vinha de luz. FEB Editora. Cap. 177)

Exterior e conteúdo

Em resposta, Jesus lhes disse: Vede que ninguém vos engane! Mateus 24:4

Forçoso distinguir sempre o exterior do conteúdo.

(Livro da esperança. Ed. Comunhão Espírita Cristã. Cap. 72)

Não te canses

Ensinando-os a guardar todas [as coisas] que vos ordenei. E eis que estou convosco todos os dias, até a consumação da era. Mateus 28:20

Se houve alguém com suficientes obstáculos, no apostolado do Evangelho, para render-se irremediavelmente ao desânimo, esse alguém foi o próprio Jesus.

(Reformador, mar. 1958, p. 68)

Infortúnio materno

Em pleno hospital da Espiritualidade, pobre criatura estendeu-nos o olhar suplicante e rogou:

— O senhor consegue escrever para a Terra?

(Contos e Apólogos)

Atendamos ao Bem

[...] Amém vos digo [que] na medida em que fizestes a um destes meus irmãos, mais pequeninos, a mim o fizestes. Mateus 25:40

Não só pelas palavras, que podem simbolizar folhas brilhantes sobre um tronco estéril.

(Fonte viva. Ed. FEB. Cap. 137)