A segunda milha

Citação

E quem te compelir a caminhar uma milha, vai com ele duas. Mateus 5:41

Introdução

As milhas a que se reportam os ensinamentos do- Mestre são aquelas de nossa jornada espiritual, no processo de elevação, cada dia.

Aprende a ceder para os outros, se desejas realmente ajudar.

Argumentos e reflexões

  • Não regenerarás o criminoso atormentando-lhe o campo íntimo com chibatadas verbais, não corrigirás o transviado à força de imposições humilhantes e nem conquistarás a confiança curativa do enfermo, aprofundando-lhes as próprias chagas.

  • Em qualquer problema que alcance as raízes da alma, é imprescindível penetrar o núcleo vivo de elaboração do pensamento e aí depositar a bendita semente da simpatia, a favor da solução necessária.

  • Vencer sem convencer é consolidar a discórdia.

  • Indispensável marchar em companhia dos outros, onde os outros lutam e choram, a fim de que possamos ampará-los com eficiência.

  • Quem poderia entender o Cristo se o Mestre, longe de descer à Terra, usasse uma tribuna de luz, dirigindo- se do Céu distante aos homens?

  • Para a renovação de sentimentos alheios, única medida suscetível de estabelecer o progresso espiritual e fundamentar a paz, é imprescindível aprendamos a caminhar com os semelhantes no terreno das concepções que esposam para que a discussão esterilizante não elimine os embriões de fraternidade e confiança que prometem a vitória do amor e da luz.

  • Não basta, porém, concordar secamente, como quem se desvencilha de um fardo desagradável. É preciso “caminhar com o próximo”, confraternizando. Ainda mesmo quando estejamos em companhia de um delinquente, adotemos por guia a piedade edificante, que auxilia sem qualquer exteriorização de superioridade.

Conclusões

Deixa que teu irmão te confie os próprios amargores, sem mágoa, sem espanto e sem revolta. Estende as mãos seguras e bondosas aos que tombaram. Aprende a descer para ajudar. E então a tua voz será convenientemente ouvida, porque terás caminhado, em benefício do companheiro ignorante, fraco, perturbado ou sofredor, aquela “segunda milha” das eternas lições de luz.

Bibliografia

(Cartas do coração. Ed. LAKE. Cap. “A segunda milha”)

Sem isso não auxiliaremos efetivamente o próximo, link

Leia mais ...

Motivos para socorro aos maus

Eu, porém, vos digo: Amai vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem. Mateus 5:44

Todos aqueles espíritos interpretados como sendo maus, são irmãos nossos — criaturas do Criador, quanto nós mesmos — credores de auxílio e consideração.

(Reformador, jun. 1966, p. 122)

Recomecemos

Ninguém coloca remendo de pano não alvejado sobre veste velha [...]. Mateus 9:16

Não conserves lembranças amargas.

(Reformador, jan. 1960, p. 3)

O proveito comum

Dentro da noite muito clara, os companheiros reunidos em casa de Pedro comentavam as dificuldades na divulgação das ideias redentoras.

Muita gente se valia do socorro de Jesus, buscando vantagens próprias. Certo negociante provocava o ajuntamento popular em determinada região da praia, a fim de estimular a venda de vinhos; carroceiros vulgares intensificavam a propaganda do Reino Celeste, nas cercanias, não com o objetivo de se tornarem melhores, mas para alugarem veículos diversos a doentes de longe, interessados na assistência ao Mestre.

(Jesus no Lar. Cap. 48.)

Inimigos

Todavia, amai os vossos inimigos [...]. Lucas 6:35

A afirmativa do Mestre divino merece meditação em toda parte. Naturalmente que a recomendação quanto ao amor aos inimigos pede análise especial.

(Pão nosso. FEB Editora. Cap. 137)

A ascendencia do Evangelho

No princípio havia o Verbo [...]. João 1:1

Nenhuma expressão fornece imagem mais justa do poder daquele a quem todos os espíritos da Terra rendem culto do que a de João, no seu Evangelho “No princípio era o Verbo...”.

(Emmanuel. FEB Editora. Cap. 2 – “Ascendência do Evangelho”)

O irmão

A caridade é paciente, a caridade é prestativa, não é invejosa, não se ostenta, não se incha de orgulho. I Coríntios 13:4

Quem dá para mostrar-se é vaidoso.

(Vinha de luz. FEB Editora. Cap. 163)

Não bastará dizer

Nem todo aquele que me diz “Senhor, Senhor” entrará no reino dos Céus, mas aquele que realiza a vontade de meu Pai [que está] nos céus. Mateus 7:21

Não bastará clamar “Senhor! Senhor!...” para atravessarmos vitoriosamente as portas da iluminação espiritual para a vida eterna.

(Reformador, dez. 1955, p. 287)

Dar II

Dai e vos será dado; darão para o vosso regaço boa medida, compactada, sacudida, transbordante; pois com a medida com que medis sereis medidos de volta. Lucas 6:38

As maiores transformações de nossa vida surgem, quase sempre, das doações que fizermos.

(Reformador, abr. 1968, p. 85)

Questões do cotidiano

E não nos introduzas em tentação, mas livra-nos do mal. Mateus 6:13

Se fomos injustamente desconsiderados por alguém, não será mais razoável deixar esse alguém com a revisão do gesto irrefletido, ao invés de formularmos exigências, nas quais viremos talvez unicamente a perder a própria tranquilidade?

(Reformador, jul. 1969, p. 148)