Comungar com Deus

Citação

Eu e o Pai somos um. João 10:30

Introdução

A fidelidade a Deus e a comunhão com o seu amor são virtudes que se completam, mas que se singularizam, no quadro de suas legítimas expressões.

Argumentos e reflexões

  • Jó foi fiel a Deus quando afirmou, no torvelinho do sofrimento: “Ainda que me mate, n’Ele confiarei.”

  • Jesus comungou de modo perfeito com o amor divino, quando acentuou: “Eu e meu Pai somos um.”

  • A fidelidade precede a comunhão verdadeira com a fonte de toda a sabedoria e misericórdia.

  • As lutas do mundo representam a sagrada oportunidade oferecida ao homem para ser perfeitamente fiel ao Criador.

  • Aos que se mostram leais no “pouco”, é concedido o “muito” das grandes tarefas. O Pai reparte os talentos preciosos de sua dedicação com todas as criaturas.

  • Fidelidade, pois, é compreensão do dever.

  • Comunhão com Deus é aquisição de direitos sagrados.

  • Não há direitos sem deveres. Não há comunhão sem fidelidade.

  • Eis a razão pela qual, para que o homem se integre no recebimento da herança divina, não pode dispensar as certidões de trabalho próprio.

  • Antes de tudo, é imprescindível que o discípulo saiba organizar os seus esforços, operando no caminho do aperfeiçoamento individual, para a aquisição dos bens eternos.

  • Existiram muitos homens de vida interior iluminada, que podem ter sido mais ou menos fiéis, porém, só Jesus pôde apresentar ao mundo o estado de perfeita comunhão com o Pai que está nos céus.

  • O Mestre veio trazer-nos a imensa oportunidade de compreender e edificar. E, se confiamos em Jesus, é porque, apesar de todas as nossas quedas, nas existências sucessivas, o Cristo espera dos homens e confia em seu porvir.

  • Sua exemplificação foi, em todas as circunstâncias, a do Filho de Deus, na posse de todos os direitos divinos. É justo reconhecermos que essa conquista foi a sagrada resultante de sua fidelidade real.

Conclusões

E o Cristo se nos apresentou no mundo, em toda a resplendência de sua glória espiritual, para que aprendêssemos com Ele a comungar com o Pai. Sua palavra é a do convite ao banquete de luz eterna e de amor imortal.

Eis porque, em nosso próprio benefício, conviria fôssemos perfeitamente fiéis a Deus, desde hoje.

Anotações

Quando a gente olha pra vida, procurar enxergar as oportunidades.

Às vezes, precisamos exercitar a nossa comunhão e fidelidade a Deus, sempre que é possível.

Às vezes no campo doméstico ou no campo de trabalho temos a oportunidade de ser fiel a Deus através da tolerância e do trabalho.

Talvez um dos desafios mais significativos da nossa vida seja, diante do sofrimento, manter a fidelidade.

Porque é muito comum diante da dor, a gente se afastar da fidelidade, porque a gente fraqueja.

É preciso não se entregar ao desespero.

Comungar com Deus para que Ele esteja conosco.

Jesus quando veio ao mundo, veio nos mostrar isso: o caminho da verdadeira felicidade.

Devemos olhar pra vida e agir de acordo com o que a gente acredita da forma de ser verdadeiramente fiel a Deus.

Desafio

Olhar para pelo menos 3 situações durante o dia de hoje e fazer a seguinte pergunta:

Eu estou sendo fiel a Deus nessas situações?

Como estou sendo fiel?

Pode ser um relacionamento dentro de casa, no trabalho. Pode ser algo singelo.

Não é a grandiosidade, mas sim a natureza da situação.

Bibliografia

(Reformador, nov. 1940, p. 301)

A comunhão com Deus depende disso, link

Leia mais ...

Diante da Providência

Procura apresentar-te a Deus como homem provado, trabalhador que não tem de que se envergonhar [...]. II Timóteo 2:15

Digna de registro a observação do Apóstolo Paulo a- Timóteo, sobre a melhor maneira de mostrar-se a Deus.

(Reformador, mar. 1963, p. 52)

Coisas invisíveis

Sua realidade invisível – seu eterno poder e sua divindade – tornou-se inteligível, desde a criação do mundo, através das criaturas, de sorte que não têm desculpa. Romanos 1:20

O espetáculo da Criação universal é a mais forte de todas as manifestações contra o materialismo negativista, filho da ignorância ou da insensatez.

(Pão nosso. FEB Editora. Cap. 55)

Ricamente

A Palavra de Cristo habite em vós ricamente [...]. Colossenses 3:16

Dizes confiar no poder do Cristo, mas, se o dia aparece em cores contrárias à tua expectativa, demonstras deplorável indigência de fé na inconformação.

(Fonte viva. FEB Editora. Cap. 125)

Ontem no hoje

Acima de tudo, cultivai, com todo o ardor, o amor mútuo, porque o amor cobre uma multidão de pecados. I Pedro 4:8

Não rogues prodígios à memória cerebral, a fim de que penetres o domínio do passado, de modo a conhecer a bagagem das próprias dívidas.

(Escrínio de luz. Ed. O Clarim.)

Reconheçamos, porém

[...] pois quem não tem o Espírito de Cristo não pertence a ele. Romanos 8:9

Todos necessitamos de chamamento ao Evangelho, todos atravessamos o período da fome de informações, acerca de- Cristo. E, aderindo às interpretações do ensinamento cristão a que mais nos ajustamos, não raro nos confiamos apaixonadamente às manifestações superficiais de nossa fé.

(Reformador, maio 1964, p. 100)

Comer e beber

Então, começareis a dizer: comemos e bebemos diante de ti, e ensinaste em nossas ruas. Lucas 13:26

O versículo de Lucas, aqui anotado, refere-se ao pai de família que cerrou a porta aos filhos ingratos.

(Caminho, verdade e vida. FEB Editora. Cap. 34)

Razões para trabalhar mais

E disse a esses: Ide vós também para a vinha, e o que for justo vos darei. Mateus 20:4

Não fôssemos espíritos ainda fracos e imperfeitos e não teríamos necessidade de provas e lutas diversas para a aquisição de fortaleza e burilamento.

(Reformador, maio 1968, p. 99)

E os fins

[...] “Tudo é permitido”, mas nem tudo edifica. I Coríntios 10:23

Sempre existiram homens indefiníveis que, se não fizeram mal a ninguém, igualmente não beneficiaram pessoa alguma.

(Pão nosso. FEB Editora. Cap. 28)