Supercultura

Citação

[...] Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque ocultaste essas coisas dos sábios e inteligentes, e as revelaste aos infantes. Mateus 11:25

Introdução

Alfabetizar e instruir sempre.

Sem escola, a humanidade se embaraçaria na selva; no entanto, é imperioso lembrar que as maiores calamidades da guerra procedem dos louros da inteligência sem educação espiritual.

Argumentos e reflexões

  • A intelectualidade requintada entretece lauréis à civilização, mas, por si só, não conseguiu, até hoje, frenar o poder das trevas.

  • A supercultura monumentalizou cidades imponentes e estabeleceu os engenhos que as arrasam.

  • Levantou embarcações que se alteiam como sendo palácios flutuantes e criou o torpedo que as põe a pique.

  • Estruturou asas metálicas poderosas que, em tempo breve, transportam o homem, através de todos os continentes, e aprumou o bombardeiro que lhe destrói a casa.

  • Articulou máquinas que patrocinam o bem-estar no reduto doméstico, e não impede a obsessão que comumente decorre do ócio demasiado.

  • Organizou hospitais eficientes e, de quando em quando, lhes superlota as mínimas dependências com os mutilados e feridos, enfileirados por ela própria, nas lutas de extermínio.

  • Alçou a cirurgia às inesperadas culminâncias, e aprimorou as técnicas do aborto.

  • E, ainda agora, realiza incursões a pleno espaço, nos albores da astronáutica, e examina do alto os processos mais seguros de efetuar aniquilamentos em massa pelo foguete balístico.

  • Iluminemos o raciocínio, sem descurar o sentimento.

  • Burilemos o sentimento, sem desprezar o raciocínio.

Conclusões

O Espiritismo, restaurando o Cristianismo, é universidade da alma. Nesse sentido, vale recordar que Jesus, o Mestre por excelência, nos ensinou, acima de tudo, a viver construindo para o bem e para a verdade, como a dizer-nos que a chama da cabeça não derrama a luz da felicidade sem o óleo do coração.

Bibliografia

(Reformador, mar. 1964, p. 64)

Nosso crescimento depende disso, link

Leia mais ...

Supercultura e calamidades morais

Mas disse-lhe Deus: insensato! Nesta noite, requisitam a tua alma de ti; e o que preparastes para quem será? Lucas 12:20

Não basta ajuntar valores materiais para a garantia da felicidade.

(Entre irmãos de outras terras. FEB Editora. Cap. 12)

Na senda de todos

Pois àquele que tem lhe será dado, e terá com abundância; mas àquele que não tem até o que tem será tirado dele. Mateus 13:12

Quanto mais tiveres:

posses sem utilidade;

títulos sem aplicação; conhecimento sem trabalho; poder sem benevolência; objetos sem uso;

relações sem proveito;

menos livre te reconhecerás para ser feliz.

(Reformador, fev. 1970, p. 27)

Prece do Natal

Glória a Deus nas alturas, paz sobre a terra, boa vontade para com os homens. Lucas 2:14

Senhor Jesus!...

Recordando-te a vinda, quando te exaltaste na manjedoura por luz nas trevas, vimos pedir-te a bênção.

Releva-nos se muitos de nós trazemos saudade e cansaço, assombro e aflição, quando nos envolves em torrentes de alegria.

(Antologia mediúnica do Natal. FEB Editora. Cap. 3)

Confiando

Em resposta, Jesus lhe diz: Tende fé em Deus. Marcos 11:22

Tendo fé nas descobertas e nas observações conjugadas de físicos, astrônomos e matemáticos, o homem construiu o foguete com que explora vitoriosamente o espaço cósmico; tendo fé nas ondas eletromagnéticas, formou as bases da televisão que hoje transmite a palavra e a imagem a longas distâncias, simultaneamente, em todas as direções; tendo fé nos processos imunológicos, iniciados e desenvolvidos por ele mesmo, criou a vacina, liquidando o problema das moléstias contagiosas que, de tempos a tempos, dizimavam milhares de existências no mundo; tendo fé na escola, dividiu-a em setores múltiplos e estabeleceu cursos específicos, de modo a servir às criaturas, da infância à madureza, afastando a humanidade dos prejuízos da insipiência e do flagelo da ignorância; tendo fé no motor, inventou o automóvel em que se transporta, à vontade, de região para região, atendendo aos próprios interesses com inestimável ganho de tempo.

(Ceifa de luz. FEB Editora. Cap. 53)

Uniões de prova

De modo que não são mais dois, mas uma única carne. Portanto, o que Deus juntou [no jugo] não separe o homem. Mateus 19:6

Aspiras a convivência dos espíritos de eleição com os quais te harmonizas agora, no entanto, trazes ainda na vida social e doméstica, o vínculo das uniões menos agradáveis que te compelem a frenar impulsos e a sufocar os mais belos sonhos.

(Livro da esperança. Ed. Comunhão Espírita Cristã. Cap. 76)

No serviço da luz

Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles receberão misericórdia. Mateus 5:7

Não olvides que todos os perseguidores da luz são habitualmente enfermos de espírito acomodados ao mal.

(Alvorada do reino. Ed. IDEAL. Cap. 4)

No caminho da elevação

Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou brando e humilde de coração, e encontrareis descanso para vossas almas. Mateus 11:29

Abençoa os conflitos que, tantas vezes, te amarfanharam o coração no carreiro doméstico, sempre que o lar apareça por ninho de problemas e inquietações.

(Reformador, fev. 1964, p. 37)

Iluminemos o coração

Iluminemos o coração, com a lâmpada acesa do amor, cada vez que a nossa palavra se dirija aos irmãos desencarnados, ainda presos à turvação de consciência.

Lembremo-nos de que nos achamos, à frente de enfermos, requisitando-nos compreensão e carinho.

(Sentinelas da alma. Cap. 11.)

Apontamento

Manifestaste indisfarçável aborrecimento, ante as observações paternas que te contrariaram os propósitos impensados.

Ontem, abusaste da alimentação, hoje pretendias uma excursão inconveniente.

(Alvorada Cristã — Neio Lúcio — Cap. 37)