Órgão par, em forma de feijão, medindo cerca de 10 a 12 cm de comprimento, 5 a 7,5 cm de largura e 2,5cm de espessura, cada rim. Estão localizados na região retroperitoneal, entre as vértebras T12 e L3. O rim direito fica em uma posição levemente inferior ao rim esquerdo, já que o fígado ocupa região maior à direita.
Externamente o rim é envolvido por três camadas de tecido conectivo: cápsula fibrosa, cápsula adiposa e fáscia renal.
Os rins possuem duas faces - uma posterior (plana) e uma anterior (convexa); duas margens - uma lateral e uma medial; e duas extremidades, uma superior e uma inferior. Da margem medial saem e entram estruturas como veias, artérias e ureteres - essa região é chamada de hilo renal.
Internamente, o rim apresenta o córtex renal e a medula renal. A medula renal comporta as pirâmides renais, que são estruturas estriadas triangulares cujos ápices são chamados de papilas renais. Entre as pirâmides renais, o córtex se estende formando as colunas renais.
A papila renal se prolonga em uma pequena depessão denominada cálice renal menor, que em união com outros cálices menores formam um cálice renal maior. A união do cálices maiores forma a pelve renal, onde a urina será coletada e transportada para o ureter.