O útero é o órgão que recebe os ovócitos, e em caso de fecundação, aloja o embrião durante toda a fase de desenvolvimento até o parto. É um órgão muscular oco, com formato de pêra invertida.
Possui três camadas:
Perimétrio: camada mais externa, derivada do peritônio;
Miométrio:camada média, constituída por tecido muscular liso;
Endométrio: camada mais interna, sofre modificações durante a gravidez e mensalmente durante o período fértil.
As tubas uterinas ou trompas de Falópio são responsáveis pelo transporte de ovócitos que romperam a superfície do ovário, em direção ao útero. É um tubo de luz estreita, onde a extremidade medial se comunica com a cavidade uterina, e a extremidade medial se comunica com a cavidade peritoneal. Essas extremidades são chamadas respectivamente de óstio uterino da tuba e óstio abdominal da tuba.
A tuba é subdividida em quatro porções:
Intramural: É a porção uterina da tuba, está contida na parede do útero.
Istmo: É um afunilamento da ampola, é a porção menos móvel e menos calibrosa.
Ampola: Considerada a porção principal da tuba, pois é onde geralmente ocorre a fecundação. É a porção mais longa e calibrosa das tubas, medindo cerca de 7cm de comprimento.
Infundíbulo: Porção mais lateral da tuba, semelhante a parte alargada de um funil. Nessa porção encontra-se uma espécie de franjas irregulares, essas estruturas são chamadas de fímbrias da tuba uterina.
Os ovários são responsáveis pela produção dos gametas femininos, os ovócitos, e os hormônios estrógenos e progesterona. Os ovários são fixados pelo mesovário (porção posterior do ligamento largo do útero), pelo ligamento próprio do útero (ou útero-ovárico) e pelo ligamento suspensor do ovário.
Antes da primeira ovulação, o ovário é liso e rosado. Mais posteriormente, ele se torna branco-acinzentado e rugoso, por conta das cicatrizes deixadas pelas subsequentes ovulações.
A vagina é o órgão de cópula feminina, é um tubo cujas paredes se tocam. Recebe o sêmen, dá passagem ao feto durante o parto e serve para o escoamento do sangue menstrual. Estende-se do vestíbulo da vagina até o colo do útero. Comunica-se com o útero pelo óstio o útero, e abre-se no vetíbulo da vagina pelo óstio da vagina. O fundo da vagina envolve o colo do útero, essa porção chama-se fórnice da vagina.
A vulva é a porção externa do sistema genital feminino. Também recebe o nome de pudendo feminino. Inclui o monte do púbis, lábios maiores, lábios menores, vestíbulo da vagina, clitóris, uretra feminina e glândulas vestibulares.