A circulação pulmonar ou pequena circulação é uma circulação coração-pulmão-coração. Tem início no ventrículo direito, onde o sangue desoxigenado é bombeado para a rede de capilares dos pulmões através das artérias pulmonares. Depois de sofrer a hematose, o sangue oxigenado retorna ao átrio esquerdo por meio das veias pulmonares.
A circulação sistêmica ou grande circulação é uma circulação coração-tecidos-coração. Tem início no ventrículo esquerdo, onde o sague oxigenado é enviado é bombeado para todos os tecidos através da artéria aorta. Após a troca sanguínea, o sangue retorna ao átrio direito por meio das veias sistêmicas.
Sistema de irrigação e drenagem do próprio coração, composto por artérias e veias, que fornecem oxigênio, nutrientes e sangue para o músculo cardíaco. Este sistema é composto pelas artérias coronárias e veias cardíacas.
As artérias coronárias direita e esquerda fornecem sangue a diferentes partes do coração, principalmente ao miocárdio, se originam do ramo ascendente da aorta e se distribuem pelas paredes dos átrios e ventrículos.
As veias cardíacas são: veia interventricular anterior e veia interventricular posterior, essas se convergem formando o seio coronário, levando o sangue ao átrio direito.
É denominado de sistema porta o tipo de circulação onde uma veia interpõe-se entre duas redes de capilares, sem passar por um órgão intermediário. Isso acontece no sistema porta-hepático, formado por uma rede de vasos sanguíneos que transporta o sangue proveniente do trato intestinal, baço, pâncreas e vesícula biliar, diretamente para o fígado.
As veias hepáticas direita e esquerda levam o sangue do fígado para a veia cava inferior, fazendo com que o produto da digestão passe primeiro pelo fígado para somente depois entrar na circulação geral. A união da veia mesentérica superior e a veia esplênica (que vem do baço) forma a veia porta hepática.