É uma estrutura cilindróide composto por anéis de cartilagem hialina incompletos, em forma de C. Esses anéis são chamados de cartilagens traqueais. Em sua porção posterior, que é desprovida de cartilagens, está localizado o músculo traqueal, que fica em contato com o esôfago, protegendo a traqueia. Segue em direção aos pulmões e se bifurca, formando a estrutura chamada de carina traqueal.
Esse tubo sofre um leve desvio para a direita, antes de e dividir em:
Brônquios Principais ou de 1a Ordem - direito e esquerdo;
Brônquios Lobares ou de 2a Ordem - provenientes dos brônquios principais;
Brônquios Segmentares ou de 3a Ordem - proveniente dos brônquios lobares;
Os pulmões são os principais órgãos responsáveis pela respiração, captam o oxigênio e desprendem o dióxido de carbono.
Divididos em ápice (superior) e base (inferior e apoiada ao diafragma). O pulmão direito possui três lobos: superior, médio e inferior. Esses lobos são separados por duas fissuras, são elas: fissura oblíqua e fissura horizontal. Também apresenta três lobos: superior, médio e inferior.
O pulmão esquerdo possui dois lobos: superior e inferior. Esses são separados por uma fissura oblíqua, e dois brônquios lobares (superior e inferior), apresenta uma depressão, a incisura cardíaca e a língula na margem antero-medial.
Cada pulmão é envolvido em um saco seroso de dupla camada completamente fechado, a pleura. É dividida em pleura visceral (reveste a superfície do pulmão) e pleura parietal (está aderida à parede da cavidade torácica e ao músculo diafragma).