O sistema genital masculino é dividido em: testículo, epidídimo e pênis.
Órgão produtor de espermatozóides e do hormônio testosterona. Órgãos pares, ovóides, onde o testículo esquerdo está levemente inferior em relação ao testículo direito. Revestido por uma membrana fibrosa, a túnica albugínea.
Estrutura alongada em forma de C, responsável por armazenar e amadurecer os espermatozóides produzidos nos testículos, até o momento da ejaculação. Fica situado na margem posterior do testículo, é uma estrutura par, ou seja, cada testículo possui um epidídimo associado. Divdidos nas seguintes porções:
Cabeça: Porção superior.
Corpo: Porção média.
Cauda: Porção inferior ; Se continua a partir do ducto deferente.
É a continuação do ducto do epidídimo, ligado diretamente à cauda do epidídimo até o ducto ejaculatório, conduzindo os espermatozóides.
É o órgão masculino responsável pela cópula, composto de raiz, corpo e glande do pênis (recoberta por uma camada frouxa de pele, o prepúcio). O pênis é formado por três cilindros de tecido erétil, os corpos cavernosos e o corpo esponjoso. Esses são envolvidos por fáscias, túnicas e pele fina.
Massas dorsais, se fixam pelas suas extremidades posteriores (ramos do pênis) aos ossos da bacia.
Massa ventral por onde passa a uretra. Apresenta duas dilatações, uma anterior (glande do pênis) e uma posterior (bulbo do pênis).
Órgão pélvico, localizado inferiormente à bexiga. Sua função é a produção do líquido prostático. Este fluido leitoso é responsável por nutrir os espermatozóides, deixado-os mais saudáveis e eficientes na fecundação.
São duas glândulas localizadas um pouco acima da próstata, entre o fundo da bexiga e o reto. Produzem uma secreção que tem como função ativar e nutrir os espermatozóides, auxiliando na formação do sêmen.