Órgão muscular, oco, que funciona como uma bomba contrátil-propulsora. Situado na cavidade torácica entre os dois pulmões, no mediastino. O principal órgão do sistema circuatório possui a forma de um cone, onde o ápice fica voltado para o músculo diafragma, e a base corresponde à extremidade onde entram e saem os grandes vasos.
O tecido que forma o coração é o tecido muscular estriado cardíaco. Suas paredes são divididas em três camadas: epicárdio (camada externa), miocárdio (camada média e mais espessa) e endocárdio (camada interna e mais fina). Possui 3 faces: esternocostal, diafragmática e pulmonar.
O pericárdio é um saco fibro-seroso que envolve o coração, tem como finalidades limitar a expansão do órgão durante a diástole ventricular e separá-lo dos outros órgãos do mediastino. Possui duas camadas: pericárdio fibroso e pericárdio seroso.
Composto por tecido conjuntivo fibroso, protege e sustenta o coração no mediastino, além de evitar distensões excessivas ao órgão.
Camada interna do pericárdio, produz o líquido pericárdico, que lubrifica e protege o coração contra atritos. Possui duas lâminas: lâmina parietal e lâmina visceral. A lâmina parietal se adere ao pericárdio fibroso, já a lâmina visceral se adere à víscera.
O coração possui internamente quatro câmaras que irão receber e bombear o sangue. Na porção superior, estão os átrios direito e esquerdo. Na porção inferior, os ventrículos direito e esquerdo. Cada átrio possui uma estrutura chamada aurícula.
Separados pelo septo interatrial e separados dos ventrículos pelo septo atrioventricular. O septo atrioventricular possui dois orifícios que permitem a passagem do sangue, esses são denominados óstios atrioventriculares (direito e esquerdo). Funcionam como reservatórios de sangue que se contraem e enviam o sangue para os ventrículos.
Separados pelo septo interventricular. Sua finalidade é bombear o sangue para a circulação sistêmica, por meio da artéria Aorta.
Localizadas nos óstios atrioventriculares, são estruturas de tecido conjuntivo denso que se contraem para impulsionar o sangue para os ventrículos ou para fora do coração. O coração possui 4 valvas: duas atrioventriculares, Tricúspide e Bicúspide (ou Mitral); e duas semilunares, Pulmonar e Aórtica. As valvas atrioventriculares se abrem durante a diástole, permitindo a passagem do sangue para os ventrículos. Já as valvas semilunares se abrem durante sístole, permitindo que o sangue presente nos ventrículos siga em direção às artérias pulmonar e aórtica.
Valva Tricúspide: Localizada entre o átrio direito e o ventrículo direito.
Valva Bicúspide: Localizada entre o átrio esquerdo e o ventrículo esquerdo.
Valva Aórtica: Localizada entre o ventrículo esquerdo e a artéria aorta.
Valva Pulmonar: Localizada entre o ventrículo direito e a artéria pulmonar.