É o órgão responsável por completar a digestão, absorção e a secreção.
É dividido nas seguintes porções:
Duodeno: Porção inicial do intestino, se estende do óstio pilórco até a flexura duodenojejunal. Sua porção descendente desemboca o ducto colédoco e o ducto pancreático.
Jejuno-Íleo: Porção móvel do intestino delgado, começa na flexura duodenojejunal e termina no íleo terminal, próximo da fossa ilíaca direita.
O mesentério é formado por uma dupla camada de peritônio, responsável por unir parte do intestino delgado com a parede posterior do abdômen, permitindo que o intestino fique no lugar, suspendendo o mesmo.
É a porção terminal do tubo digestivo, mais calibroso e mais curto que o intestino delgado. Possui saculações do colo, tênias e apêndices epiplóicos (de gordura). É importante na absorção de água e eletrólitos, e eliminação de fezes.
É dividido nas seguintes porções:
Ceco: Porção inicial do intestino grosso, possui um prolongamento cilindróide, o apêndice vermiforme.
Colo Ascendente: Continua do ceco em direção superior até alcançar o fígado, onde irá se curvar, formando a flexura hepática (ou flexura direita do colo), e seguindo lateralmente para formar o colo transverso.
Colo Transverso: Continua a partir da flexura hepática e segue lateralmente até atingir o baço, onde irá se curvar para formar a flexura esplênica (ou flexura esquerda do colo). É a porção mais móvel do intestino grosso.
Colo Descendente: A partir da flexura esplênica, segue inferiormente até atingir a região da crista ilíaca.
Colo Sigmóide: É a continuação do colo descendente, dirigindo-se para o plano mediano da pelve. Tem um formato similar à letra "S". Funciona como reservatório de fezes.
Reto: Continua o colo sigmóide, apresenta uma dilatação denominada ampola anal, e uma porção mais estreita, o canal anal. O canal anal abre-se no exterior pelo ânus.
O mesocolo liga os colos ascendente e descendente à parede posterior do abdômen.