Localizado abaixo do músculo diafragma, o fígado é uum dos órgãos mais volumosos do organismo humano. É uma glândula cujo propósito é interferir no metabolismo de carboidratos, gorduras e proteínas, secretar bile e participar nos mecaniismos de defesa.
Na vista anterior, podemos observar os lobos direito e esquerdo, e o ligamento falciforme, que separa os dois lobos.
Na vista posterior, podemos observar além dos lobos esquerdo e direito, o lobo quadrado, lobo caudado, o ligamento redondo, a vesícula biliar e o pedículo hepático.
Órgão sacular fixado à face posterior do fígado, no lobo direito. É responsável por armazenar e concentrar a bile produzida pelo fígado.
Se encontra poteriormente ao estômago e se apresenta como glândula exócrina e endócrina. Responsável por secretar hormônios na corrente sanguínea, e produzir e secretar suco pancreático no sistema digestório.
É dividido em cabeça, corpo e cauda. Dessa glândula partem o ducto pancreático principal (que se une ao ducto colédoco) e o ducto pancreático acessório.
A saliva é secretada por três pares de glândulas salivares, essas situam-se fora da cavidade bucal. Suas funções são umedecer a mucosa da boca, lubrifcar o alimento, produzir a saliva e iniciar a digestão de polissacarídeos (convertendo amido e glicogênio em dissacarídeos). São elas:
Glândulas parótidas: Localizadas lateralmente na face, anteiormente às orelhas e superficialmente ao músculo massseter.
Glândulas submandibulares: Localizadas inferiormente do osso mandíbula.
Glândulas sublinguais: Localizadas inferiormente à língua.