Simpósios de comunicações

(Duração - 1h30)

Sábado, 10 de novembro de 2018

Simpósio de comunicações D - 1.º e 2.º CEB


CO13 - Representar retângulos com um robot

Maria Catarina Sousa, Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Educação

Rita Laranginha, Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Educação

Juliana Lopes, Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Educação

Neusa Branco, Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Educação, UIDEF, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa

Os contextos de programação e robótica têm emergido em muitas salas de aula, sendo possível a sua articulação com áreas curriculares e transversais. Esta comunicação apresenta uma tarefa que articula a matemática e a programação e robótica, realizada por 43 alunos de duas turmas do 1.º Ciclo do Ensino Básico, uma de 3.º ano e uma de 4.º ano, nas quais realizaram estágio as três primeiras autoras. A tarefa envolve um conjunto de desafios matemáticos que visam a programação do robot para se movimentar num tabuleiro de papel para representar retângulos, de modo livre ou dado o número de movimentos em frente (passos) possíveis. A unidade de comprimento, o passo, era inicialmente representada com fitas adesivas com 15 cm de comprimento que podiam colar no tabuleiro ou era marcada pelo segmento de reta que unia dois pontos médios de quadrados com um lado adjacente. Era dado a cada par/grupo um desafio. Os dados foram recolhidos por notas de campo e fotografias, com o intuito de evidenciar as propriedades dos retângulos reconhecidas pelos alunos na programação do robot para representar o seu retângulo e identificar contributos deste contexto para o surgimento dessas propriedades e o vocabulário matemático apropriado. Apresentamos alguns resultados desta experiência que evidenciam que os alunos aderiram com entusiamo aos desafios relativos à programação e associaram a programação e os movimentos do robot a características dos retângulos representados.


CO14 - Apps for Good: Tecnologia e Cidadania na sala de aula

Cláudia Lima, CDI Portugal – Apps for Good

O Apps for Good é um programa educativo tecnológico que oferece uma metodologia de ensino às escolas para adaptarem ao currículo, cujo processo de aprendizagem é centrado no aluno e o professor adota o papel de orientador neste processo.

Durante um ano letivo, o Apps for Good junta professores e alunos em equipas na criação de uma app para resolver um problema da comunidade. A sua metodologia promove nos alunos competências digitais e “soft skills” como o trabalho em equipa, colaboração, resolução de problemas e comunicação. Nos professores é desenvolvido essencialmente o trabalho colaborativo e a confiança em adotar novas metodologias de ensino.


CO15 - Projeto Erasmus+: "STEM4Math"

Ana Margarida Lopes, Agrupamento de Escolas e Viseu Norte

Maria Cristina Loureiro, Agrupamento de Escolas de Castro Daire

Sandra Magalhães, Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital

Maria Teresa Santos, Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Vagos

STEM4Math é um projeto europeu no âmbito do STEM (ciências, tecnologia, engenharia e matemática) e com enfoque na Matemática, no qual a APM é parceira da Bélgica, Espanha, Finlândia e Suécia.

O projeto, que tem a duração de 3 anos, visa selecionar, adaptar e partilhar tarefas que permitam desenvolver nos alunos as 4 grandes áreas do STEM, de acordo com o modelo didático desenhado para o efeito.

Numa primeira fase, conceberam-se 10 tarefas STEM destinadas a alunos do 2º ciclo com os respetivos guiões, para professores e alunos. Todas estas tarefas já foram implementadas em turmas-piloto, nos diferentes países, e recolhido o impacto destas junto dos alunos e dos professores envolvidos.

Atualmente, os referidos países estão a construir novas tarefas a ser implementadas aos alunos do 1º ciclo, no início do ano letivo 2018/2019.

A divulgação e a partilha de todos os materiais construídos no projeto será feita em eventos formativos que acontecem no próximo ano letivo, bem como no site http://www.stem4math.eu/about-stem4math, ainda em fase de construção.


CO16 - Algoritmos com o GeoGebra? Porque não?

Luciana Brito, Agrupamento de Escolas de António Feijó

O GeoGebra é um software livre e de fácil utilização. Reúne funcionalidades que permitem a exploração de elementos da geometria, álgebra, funções, lógica, cálculo, estatística e probabilidade, cobrindo todos os domínios do saber matemático contemplado nos currículos do ensino básico e secundário. Sendo já sobejamente conhecido o uso do GeoGebra como ambiente de geometria dinâmica, é ainda pouco explorado o seu potencial para a produção de recursos educativos digitais facilitadores do ensino e da aprendizagem dos números e operações. Apresentados alguns simuladores digitais de algoritmos da soma e divisão inteira, serão discutidos não só o conhecimento científico que suporta essa concepção mas também os resultados da mais recente experiência de exploração pedagógica dos mesmos.