#CALCÂNEO - TENDINITETendão calcâneo de calibre aumentado, medindo * cm de espessura, associado a hipoecogenicidade textural no seu corpo/segmento proximal/segmento justa-insercional.OUTendão calcâneo de calibre aumentado, medindo * cm de espessura na zona crítica, a * cm de sua inserção no osso calcâneo, com hipoecogenicidade textural local, comprometendo * cm longitudinalmente.HD: Sinais de tendinopatia do calcâneo.
#CALCÂNEO - TENDINOSETendão calcâneo de calibre aumentado em sua inserção/no corpo, com hipoecogenicidade textural e microfocos ecogênicos intra-tendíneo.HD: Sinais de tendinose do calcâneo.
#CALCÂNEO - ROTURA PARCIALTendão calcâneo apresentando descontinuidade parcial das fibras mais profundas/superficias/laterais/mediais a aproximadamente * cm de sua inserção no osso calcâneo, na projeção da zona crítica, medindo * cm longitudinalmente, e * cm transversal e preenchimento da área rota por efusão líquida, sugestivo de conteúdo hemático.OUEspessamento e hipoecogenicidade do tendão calcâneo no seu corpo/segmento proximal/segmento insercional, sugerindo tendinopatia, associado a rotura parcial acometendo menos que 50%/cerca de 50%/mais que 50% da área de secção transversa, distando aproximadamente de * cm da inserção calcaneana, sem transfixação.HD: Tendinopatia do calcâneo, associado a rotura parcial, sem transfixação.
#CALCÂNEO - ROTURA COMPLETATendão calcâneo apresentando descontinuidade total a aproximadamente * cm de sua inserção no osso calcâneo, na projeção da zona crítica, com distância entre os fragmentos de cerca de * cm em repouso e * cm na posição em “equino” e preenchimento da área rota por efusão líquida, sugestivo de conteúdo hemático.OURotura completa do tendão calcâneo no seu corpo/segmento proximal/segmento justa-insercional, distando aproximadamente * cm de sua inserção calcaneana, com intervalo (“gap”) entre os cotos tendíneos medindo * cm. Associa-se a obliteração e heterogeneidade de partes moles adjacentes, de provável natureza hemática.HD: Rotura completa do tendão calcâneo.
#CISTO ARTROSSINOVIALFormação cística lobulada, anecóide e homogêneo, com colo de comunicação articular entre a articulação talo-navicular, medindo * cm.HD: Cisto artrossinovial.
#CISTOS ARTROSSINOVIAISFormações císticas lobuladas, anecóides e homogêneas, com colos de comunicações articulares, entre as articulações:- talo-navicular, medindo * cm.- fíbulo-calcânea, medindo * cm.- calcâneo-cubóide, medindo * cm.HD: Cistos artrossinoviais.
#COMPARTIMENTO ANTERIOR - TENDINOPATIAAumento da espessura e hipoecogenicidade textural tendínea do tibial anterior/extensor longo dos dedos/extensor longo do hálux, sugerindo tendinopatia.HD: Achados sugestivos de tendinopatia do tibial anterior/extensor longo dos dedos/extensor longo do hálux.
#COMPARTIMENTO ANTERIOR - TENOSSINOVITEHipoecogenicidade textural e distensão líquida da bainha tendínea do tibial anterior/extensor longo dos dedos/extensor longo do hálux, sugerindo tenossinovite.HD: Achados sugestivos de tenossinovite do tibial anterior/extensor longo dos dedos/extensor longo do hálux.
#COMPARTIMENTO ANTERIOR - TENOSSINOVITE + TENDINOPATIAAumento da espessura e hipoecogenicidade textural tendínea do tibial anterior/extensor longo dos dedos/extensor longo do hálux, associado a distensão líquida da sua bainha, sugerindo tendinopatia e tenossinovite.HD: Achados sugestivos de tendinopatia e tenossinovite do tibial anterior/extensor longo dos dedos/extensor longo do hálux.
#COMPARTIMENTO MEDIAL - TENDINOPATIATendão tibial posterior de calibre aumentado na porção maleolar e infra-maleolar, com heterogeneidade textural e desorganização da arquitetura por micro-focos ecogênicos e anecoicos intra-tendíneo.OUAumento da espessura e hipoecogenicidade textural tendínea do tibial posterior/flexor longo dos dedos/flexor longo do hálux no seu segmento retromaleolar/inframaleolar/retromaleolar e inframaleolar/insercional, sugerindo tendinopatia.HD: Achados sugestivos de tendinopatia do tibial posterior/flexor longo dos dedos/flexor longo do hálux.
#COMPARTIMENTO MEDIAL - TENOSSINOVITETendão tibial posterior de calibre aumentado em sua porção maleolar e infra maleolar, com hipoecogenicidade textural e líquido em sua sinóvia, comprometendo cerca de * cm longitudinalmente.OUHipoecogenicidade textural e distensão líquida da bainha tendínea do tibial posterior/flexor longo dos dedos/flexor longo do hálux no seu segmento retromaleolar/inframaleolar/retromaleolar e inframaleolar/insercional, sugerindo tenossinovite.HD: Achados sugestivos de tenossinovite do tibial posterior/flexor longo dos dedos/flexor longo do hálux.
#COMPARTIMENTO MEDIAL - TENOSSINOVITE + TENDINOPATIAAumento da espessura e hipoecogenicidade textural tendínea do tibial posterior/flexor longo dos dedos/flexor longo do hálux no seu segmento retromaleolar/inframaleolar/retromaleolar e inframaleolar/insercional, associado a distensão líquida da sua bainha, sugerindo tendinopatia e tenossinovite.HD: Achados sugestivos de tendinopatia e tenossinovite do tibial posterior/flexor longo dos dedos/flexor longo do hálux.
#COMPARTIMENTO LATERAL - TENDINOPATIAAumento da espessura e hipoecogenicidade textural tendínea do fibular curto/longo no seu segmento retromaleolar/inframaleolar/retromaleolar e inframaleolar, sugerindo tendinopatia.HD: Achados sugestivos de tendinopatia do fibular curto/longo.
#COMPARTIMENTO LATERAL - TENDINOPATIA + FISSURAAumento da espessura e hipoecogenicidade tendínea textural do fibular curto/longo no seu segmento retromaleolar/inframaleolar/retromaleolar e inframaleolar, associado a fissura longitudinal.HD: Achados sugestivos de tendinopatia do fibular curto/longo, com fissura longitudinal.
#COMPARTIMENTO LATERAL - TENOSSINOVITE Tendões fibulares aumentados de calibre no segmento maleolar, com halo anecóico de edema sinovial local, comprometendo cerca de * cm longitudinalmente.OUHipoecogenicidade textural e distensão líquida da bainha tendínea do fibular curto/longo no seu segmento retromaleolar/inframaleolar/retromaleolar e inframaleolar, sugerindo tenossinovite.HD: Achados sugestivos de tenossinovite do fibular curto/longo.
#COMPARTIMENTO LATERAL - TENOSSINOVITE + TENDINOPATIAAumento da espessura e hipoecogenicidade textural tendínea do fibular curto/longo no seu segmento retromaleolar/inframaleolar/retromaleolar e inframaleolar, associado a distensão líquida da sua bainha, sugerindo tendinopatia e tenossinovite.HD: Achados sugestivos de tendinopatia e tenossinovite do fibular curto/longo.
#DERRAME ARTICULARPequeno/Moderado/Acentuado derrame articular tibiotalar/subtalar posterior/tibiotalar e subtalar posterior.HD: Pequeno/Moderado/Acentuado derrame articular tibiotalar/subtalar posterior/tibiotalar e subtalar posterior.
#EDEMAEspessamento da pele e do subcutâneo perimaleolar lateral/perimaleolar medial/da face anterior/da face lateral/da face medial do tornozelo, associado a aumento de suas ecogenicidades, inferindo edema.HD: Edema no plano subcutâneo do tornozelo.
#ENTESOPATIAFoco ecogênico justa-insercional do tendão do calcâneo, medindo até * cm.- Entesopatia calcificada do calcâneo.
#LIGAMENTOS - ROTURA PARCIALEspessamento e heterogeneidade do ligamento talofibular anterior/calcâneofibular/tíbiofibular/deltóide, que pode estar relacionado a estiramento / lesão parcial.HD: Estiramento / lesão parcial do ligamento talofibular anterior/calcâneofibular/tíbiofibular/deltóide.
#LIGAMENTOS - ROTURA COMPLETALigamento (talofibular anterior/calcâneofibular/tíbiofibular/deltóide) apresentando descontinuidade total com extravasamento de líquido articular regional, dissecando o fragmento roto.OUDescontinuidade das fibras do ligamento talofibular anterior/calcâneofibular/tíbiofibular/deltóide, que pode estar relacionado a rotura completa.HD: Sinais de rotura do ligamento talofibular anterior/calcâneofibular/tíbiofibular/deltóide.
#LIGAMENTOS - ALTERAÇÕES FIBROCICATRICIAISAumento da espessura e hipoecogenicidade textural do ligamento talofibular anterior/calcâneofibular/tíbiofibular/deltóide, sugestivo de alterações fibrocicatriciais.HD: Alteração fibrocicatricial do ligamento talofibular anterior/calcâneofibular/tíbiofibular/deltóide.
#FÁSCIA PLANTAR - FASCITE / FASCEÍTE PLANTARFáscia plantar com espessura aumentada e hipoecogenicidade textural local na banda central, aproximadamente * cm da inserção no calcâneo, com espessura de * cm, podendo corresponder a fascite plantar.OUEspessamento e hipoecogenicidade na origem da banda central da fáscia plantar, com espessura de * cm, podendo corresponder a fascite plantar.HD: Sinais de fascite plantar.
#FÁSCIA PLANTAR - FASCITE CRÔNICA Fáscia plantar de calibre aumentado em sua inserção no calcâneo, com hipoecogenicidade textural e focos ecogênicos de permeio, associado a irregularidade da superfície óssea adjacente.HD: Sinais de fascite crônica plantar.
#FÁSCIA PLANTAR - ROTURA PARCIALAumento da espessura e hipoecogenicidade textural no segmento proximal/medial da banda central da fáscia plantar, com área de descontinuidade, aproximadamente * cm da inserção calcaneana, sugestivo de rotura parcial.HD: Rotura parcial da fáscia plantar, associado a processo inflamatório local.
#FÁSCIA PLANTAR - FIBROMATOSE PLANTAR / DOENÇA DE LEDDERHOSEFáscia plantar apresentando a aproximadamente * cm da inserção no calcâneo, área de espessamento nodular alongada com hipoecogenicidade textural local, medindo * cm no eixo da fáscia por * cm de espessura.OUFáscia plantar apresentando * áreas de espessamento nodular, alongadas, com hipoecogenicidade textural, de limites parcialmente definidos, assim caracterizadas:- a * cm da inserção no calcâneo, medindo * cm ;- a * cm da inserção no calcâneo, medindo * cm .HD: Espessamento focal nodular da fáscia plantar, sugestivo de fibromatose plantar (Doença de Ledderhose).
#OSTEODEGENERATIVAS - ENTESÓFITOSEntesófitos justa insercionais no aspecto posterior/plantar do calcâneo.OUFoco ecogênico justa-insercional do tendão do calcâneo, medindo até * cm.HD: Entesopatia no aspecto posterior/plantar do calcâneo.
#OSTEODEGENERATIVAS - OSTEÓFITOSIrregularidades corticais / osteófitos marginais tibiotalares/na face dorsal do mediopé.HD: Irregularidades corticais / osteófitos marginais.
#OSTEOARTROSE TARSOBorramento dos contornos e irregularidade das superfícies articulares nos ossos do tarso.HD: Sinais de osteoartrose no pé.
#TALALGIA DE IMPACTOCaracteriza-se aumento da ecogenicidade do coxim adiposo sub-cutâneo do calcâneo inferior, com hipoecogenicidade textural da superfície óssea adjacente. Espessura do coxim de * cm (VR <1,5 cm).HD: Sinais de talalgia de impacto.