Turismo de Évora

Templo romano

Começamos o nosso passeio com a lista de locais a visitar em Évora com aquilo que é, possivelmente, o mais impressionante. O templo romano foi erguido no século I a.C., embora tenha sofrido importantes modificações nos séculos seguintes. Com as suas 14 colunas de mármore com capitéis coríntios, é muito semelhante ao de Mérida, razão pela qual a princípio se acreditou (parece errado) que era dedicado à deusa Diana quando na realidade parece que poderia ter sido construído em homenagem ao imperador César Augusto. 

Museu de Évora

O Museu de Évora, está instalado no antigo palácio episcopal, junto à catedral. Com um espólio que ronda as 20.000 peças, é considerado um dos mais importantes do país português e nele poderá ver importantes vestígios da arqueologia da zona, pinturas, esculturas, desenhos, artesanato, mobiliário e têxteis que até datam da metade. 

Aqueduto de Água Prateada

Outra coisa interessante para fazer em Évora é visitar o Aqueduto da Água da Prata construído pelo arquitecto Francisco de Arruda (que também desenhou a bela Torre de Belém em Lisboa) no século XVI por ordem de D. João III. O aqueduto fornecia água à cidade e chegava ao seu epicentro: a Praça do Giraldo. Neste momento você pode vê-lo fora dos muros, a noroeste da cidade.