Gastronomia de Ovar

Pão-de-ló de Ovar

Com a batedeira na velocidade máxima bater as gemas com os ovos, sal e o açúcar, durante 15 minutos. Tem de ser bem batido. Colocar a farinha e o fermento em pó e envolver cuidadosamente com um rapa-tachos, nada de usar a batedeira. Untar com margarina uma forma redonda sem buraco e colocar papel vegetal. Untar o papel vegetal. A forma que usei tem de diâmetro 22 cm. Verter a massa na forma e levar ao forno pré-aquecido a 180ºc nas duas resistências. Demorou cerca de 35 minutos. Nota: se a forma for maior vai demorar menos tempo a cozer (+/- 20 minutos depende), mas não aconselho porque o pão-de-ló vai abater bastante. Como saber se já está pronto: espetar um palito na massa junto à borda da forma. Tem de sair seco, e espetar no meio terá de sair húmido para ficar com o creme de ovos moles. Retirar do forno e deixar arrefecer dentro da forma. Só depois de frio desenformar.

Caldeirada de enguias

Antigamente, as enguias eram apanhadas exclusivamente na Ria de Aveiro, em riachos e ribeiros da região, pelo que, eram abundantes e um prato bastante confecionado, porque eram as próprias pessoas que as apanhavam. Atualmente, esta prática já não se verifica, e a sua grande maioria é produzida em viveiro.  É usual fazer um molho, à parte, com um pouco de calda do preparado, bastante picante, para colocar no prato, depois de servida. Atualmente, em muitos casos, o “unto-de-pão e o sal-de-unto” é substituído, por banha de porco. Em determinadas zonas, coloca-se, também, tomate ou pimento, conforme o gosto. É um prato que apresenta algumas variantes, na sua confeção, de acordo com a zona onde é preparado. Lava-se muito bem as enguias até perderem a viscosidade e retira-se: a cabeça e uma “tripa” fina existente junto da espinha, raspando com uma faca. De seguida, confecionar conforme as caldeiradas. Quando estiver cozida, regar com um pouco de vinagre ou sumo de limão. 

Rojões de ovar

Num tacho grande, coloca-se 3 colheres de sopa de banha de porco. Junta-se 500g de carne de porco aos pedaços (lombo, costelas e barriga com courato), já temperada de véspera com 6 dentes de alho inteiros e descascados, 200ml de vinho branco e sal q.b. Junte os dentes de alho da marinada e deixe fritar. Junte a restante marinada e deixe cozinhar em lume brando cerca de 3 horas, mexendo com regularidade e colocando água a meio da cozedura. Leve ao lume um tacho com água e sal a gosto e coza 400g de batatinhas. Leve ao lume uma frigideira com azeite e doure as batatas. Tempere com sal. Leve ao lume outra frigideira com azeite e aloure 3 dentes de alho. Junte 1 molho de grelos e deixe cozinhar. Tempere com sal. Sirva a carne com as batatas e os grelos.