Gastronomia da Covilhã

Dobrada à moda da Covilhã


Coze-se a dobrada em água temperada com sal e com o sumo de limão. À parte coze-se a mão de vitela e o pé de porco. Noutra caçarola leva-se ao lume o azeite e a manteiga, a cebola picada, as cenouras raladas e o ramo de salsa. Quando a cebola estiver cozida, mas loura, introduz-se o arroz, o presunto demolhado (2 horas) e cortado às tiras, a dobrada cortada em quadrados de 4-5 cm, a mão e o pé completamente desossados e também cortados em bocados de 5 cm.

Mexe-se sempre o arroz até embeber a gordura e acrescenta-se o caldo. Verifica-se o sal e tempera-se com pimenta e um pouco de malagueta. Tapa-se a caçarola e quando ferver introduzem-se em cima as farinheiras e o salpicão. Leva-se a caçarola ao forno 30 a 40 minutos. Serve-se bem quente, retirando primeiro as farinheiras e o salpicão e cortando-os às rodelas. 

Enviar por e-mail

Postar no blog!

Compartilhar no Twit

Compartilhar no Facebook

Migas de Ovos

Quer cozinhar uma refeição tradicional, nutritiva e deliciosa para um almoço de Inverno? Sugerimos que prepare migas com ovos, vai dar energia para os dias frios e tem um sabor bem português! 

Cherovias Fritas

Cherovia frita – A forma mais habitual de comer as cherovias em Portugal é fritas depois de passadas por polme. Comece por descascá-las e corte-as em fatias finas, no sentido longitudinal. Coza-as em água com sal, evitando que cozam demasiado para não ficarem moles. Escorra-as e passe-as por polme e frite-as como se fossem peixinhos da horta. Podem acompanhar carne ou peixe.