Gastronomia do Porto

Francesinha

Por muitos considerado um dos pratos mais emblemáticos da cidade do Porto, nascido pelas mãos de Daniel David Silva, que depois de anos passados em França e já de volta ao Porto e a trabalhar no restaurante “Regaleira” se inspirou no famoso “Croque-Monsieur” para criar o prato tipicamente portuense a que hoje chamamos de Francesinha. A sua confeção de baixo custo fez com que se tornasse acessível a todos de um modo geral, o que contribuiu para a sua reputação. Composta por duas fatias de pão torrado, bife de vaca, linguiça, salsicha fresca, mortadela e uma cobertura de fatias de queijo


Bacalhau à Gomes de Sá

Por trás de um grande prato está sempre um grande idealista, de nome José Luís Gomes de Sá, negociante de bacalhau e portuense de gema, foi no muro dos bacalhoeiros na fantástica ribeira do Porto que nasceu a receita do Bacalhau à Gomes de Sá. A receita dita que o bacalhau seja cortado em pequenas lascas, colocado em leite para ficar mais macio e preparado para ir ao forno, com cebola, azeite e alho, fazendo-se acompanhar da típica azeitona, da frescura da salsa e do ovo cozido! Recomenda-se um belo vinho verde tinto ou um Douro tinto, para um balanço de paladares.


Broa de Avintes 

A sua origem remonta ao reinado de D. Dinis, 5º Rei de Portugal, quando o próprio preocupado com os inúmeros fogos existentes na cidade do Porto, decretou que todos os padeiros comecem-se a operar fora da cidade dividindo-se entre duas povoações Valongo para os padeiros que usavam farinhas trigo e Avintes para os que usavam farinha de milho e foi assim que em Avintes a famosa broa surgiu, densa, pesada e ligeiramente húmida! Outrora eram transportadas pelas padeiras, nos seus barcos “Valboeiros” até ao cais na ribeira do Porto designado pelo Cais das Padeiras de Avintes, que não só eram conhecidas pelo pão como também pela sua beleza! Como alimento de todos para todos, este pedaço de história está disponível na maior parte das padarias portuenses, muito provavelmente na mais próxima de si! A não perder!