Gastronomia de Braga

Bacalhau à Braga 

Portugal é um país onde o aroma das tradições centenárias se encontra com o chiado dos sabores contemporâneos. Hoje embarcamos numa exploração hilariante e de dar água na boca de um dos pratos mais emblemáticos de Portugal: o Bacalhau à Braga Português. Então pegue seus aventais, liberte suas papilas gustativas e junte-se a mim enquanto compartilho minhas histórias de tentativa de recriar esta obra-prima da culinária em minha cozinha americana. Agora imagine isto: uma portuguesa a viver na terra dos hambúrgueres e das batatas fritas, onde o bacalhau (ou bacalhau salgado) pode ser mais evasivo do que avistar um unicórnio. 

Papas de Sarrabulho

Quando criança, uma das minhas melhores recordações foi visitar a minha avó em Portugal e sentar-me a comer uma grande tigela das suas Papas de Sarrabulho caseiras. Este tradicional mingau da região do Minho, em Portugal, é feito com uma mistura de carnes, couve, sangue de porco cozido e fubá, criando um prato rico e saboroso que sempre me aqueceu de dentro para fora. Agora que estou morando nos EUA, muitas vezes sinto vontade de saborear os sabores reconfortantes da culinária da minha avó. Resolvi então tentar recriar a receita dela de Papas de Sarrabulho. Demorou um pouco de tentativa e erro, mas finalmente consegui acertar.

Rabanadas

As rabanadas à portuguesa, Rabanadas, são normalmente servidas no Natal, por vezes ao pequeno-almoço (como é comum no Brasil), e muitas vezes à sobremesa com um copo de vinho do Porto (e por vezes com um fiozinho de xarope do Porto). Essas torradas doces são semelhantes às torradas francesas , mas muito melhores.  O pão é mergulhado primeiro em leite aquecido e adoçado e depois em ovo para ajudar a criar um interior mais cremoso. Leite condensado adoçado é frequentemente adicionado à versão brasileira para um deleite extra decadente. Em seguida, as torradas são fritas em óleo para ficarem crocantes e depois misturadas com açúcar canela. Podem ser servidos sozinhos ou com um fiozinho de mel, mas é melhor servi-los quentes.