Red Fox - 25/02/2021
Uma das questões que mais chama a atenção dos consoles de mesa são seus jogos exclusivos muito bem produzidos e apreciados pelos jogadores (inclusive eu!), agregando valor nesses equipamentos por serem os únicos que conseguem rodar tais mídias. Mas essa semana foi revelado que Days Gone chegará ainda em 2021 para os PCs e deixando muitos fãs se perguntando o motivo dessa decisão.
O crescimento dos PC gamers
Talvez você já deve ter percebido que nos últimos anos o mercado de PCs e principalmente notebooks cresceu muito, vendendo e produzindo cada vez mais modelos para atender o público. Com isso houve um crescimento absurdo de jogadores nas plataformas do PC, com o surgimento de novas plataformas de jogo como Epic e Amazon, a Steam batendo recordes cada vez mais altos de jogadores simultâneos, e a crescente busca por periféricos gamers.
E mesmo que nos últimos lançamentos de consoles eles tenham vendido horrores, tais como PS4 e Switch, não se compara ao crescente número de jogadores nos PCs. Esse crescimento se deve muito ao fato que os jogadores viram maiores vantagens em adotar as plataformas dos PCs do que investir em consoles de mesa, pois nos últimos anos houve grandes incentivos para essa troca.
Primeiramente as peças ficaram mais baratas e acessíveis ao grande público, antes muito restritas a grupos que estavam dispostos a pagar caro por esse tipo de diversão, hoje podem ser facilmente encontradas e compradas. Placas de vídeo, processadores e placa-mães baratearam no mercado, além de diversos tutoriais e vídeos na internet que facilitaram assim os próprios jogadores a construírem suas máquinas personalizadas a seu gosto e estilo.
Ainda no fator de peças, a indústria conseguiu produzir mais notebooks voltados para o público gamer pelo baixo custo nas peças OEM, assim conseguindo trazer equipamentos mais acessíveis. E a grande busca por modelos gamers de entrada como os Acer Nitro e Dell G3 mostram justamente o crescente aumento de jogadores que querem se divertir na plataforma.
Outro fator bastante relevante nessa escolha são os preços dos jogos no PC. Jogos para consoles de mesa são físicos e precisam cobrir a mão de obra da impressão e distribuição das cópias pelo mundo todo além do custo do próprio jogo, tornando os preços muito elevados. E mesmo jogos distribuídos totalmente digitais, estes não conseguem baixar seus preços para não haver queda nas vendas das mídias físicas. Por outro lado o PC consegue oferecer jogos extremamente baratos pois não possuem distribuição de mídia física, além de poderem ser comprados e baixados de diversas lojas online e não se limitando a somente uma.
Para quem já viu os preços dos jogos nas grandes promoções da Steam sabe que pode se conseguir 5 ou até 10 jogos pelo preço de 1 dos consoles. A Epic Store oferece toda semana jogos grátis para todos seus usuários, além de promoções repentinas na GOG ou Humble, tudo facilitando o jogador a ter cada vez mais jogos e muitas vezes até sem pagar por eles. Fique ligado nas promoções de jogos no nosso Instagram!
Também outra questão foram as integrações nos PCs muito facilitadas nos últimos anos com os programas da Microsoft, inserindo cada vez mais conteúdo do Xbox no Windows 10. É possível utilizar qualquer periférico do console no PC nativamente com os drivers da Microsoft, jogos e saves podem ser totalmente compartilhados entre as plataformas pela conta do usuário, e pode-se jogar online por crossplay com seus amigos entre Xbox e PCs. Além disso todos os serviços foram compartilhados, desde o Live Gold até p Game Pass, trazendo todos os exclusivos do Xbox para o Windows 10.
Por último a grande explosão de youtubers gamers, streamers e pro-players aumentou ainda mais a visibilidade e curiosidade do público por jogos, vendo nos PCs uma forma de também participar deste mundo. Plataformas como Twitch e YouTube influenciaram muito na aquisição de novos equipamentos, dando visibilidade a um setor da indústria que não era muito visto.
A mudança de plataformas
Percebendo essa mudança no mercado gamer a Sony já se prontificou, oferecendo a algum tempo o serviço de streaming de jogos PS Now, competindo agora com o xCloud e o Stadia, e ano passado também lançando Horizon Zero Dawn para PC. Agora chegou a vez de Days Gone desembarcar na plataforma, reforçando mais ainda o caminho que os games devem seguir.
Ainda não é certo do futuro, mas se continuar assim mais pessoas devem migrar dos consoles de mesa para PCs e notebooks, deixando assim seus Xbox e PlayStations de lado em prol dos novos tempos, e nessa briga a Microsoft leva vantagem por ser dona tanto do Windows quanto do Xbox, conseguindo facilmente integrar os dois sistemas como já vem fazendo a algum tempo. E para a Sony entrar nessa nova briga é necessário primeiro de tudo migrar seus jogos para o PC, mas assim acabando com sua principal vantagem no PlayStation a anos: exclusivos de muita qualidade.
Só o tempo dirá o que vai acontecer com as plataformas de jogos, mas Days Gone está vindo para o PC no segundo trimestre de 2021, e você já pode adicionar na sua lista de desejos da Steam. Fique ligado aqui no 2PLAYERS para mais notícias do mundo dos games!