As entidades estudantis são organizações criadas e 100% geridas por universitários, de diversos temas possíveis, porém com a missão em comum de contribuir para o desenvolvimento estudantil e da comunidade através de projetos e eventos.
Utilizar parte do tempo diário disponível para desenvolver projetos não remunerados, apesar de parecer estranho a primeira vista, é altamente recomendado tanto para seu autoconhecimento e maior integração na FEA-RP, quanto para desenvolver diversas das hard e soft skills mais exigidas atualmente pelo mercado.
Trabalho em grupo, resolução de conflitos, comunicação, desenvolvimento de estratégias, resiliência, liderança, capacidade de negociação e inovação são exemplos claros de competências enriquecidas ao longo das experiências organizacionais!
Liga estudantil voltada para estudos das principais áreas de Negócios, Finanças e Bancos de Investimento, buscando conexões e aprendizado com grandes empresas do mercado.
O iTeam USP-RP é a entidade responsável pela internacionalização do campus, proporcionando, sobretudo: suporte, integração e informação sobre e para intercâmbios. Vem ser do iTeam!!
A Neuron é uma entidade com o objetivo de ser referência na expansão da Ciência de Dados e Inteligência Artificial no Brasil. Para isso, buscamos desenvolver pessoas de áreas como negócios, saúde e agronomia, promovendo um ambiente de aprendizado.
Buscamos ser ponte entre o mundo estudantil e o universo gamer. Somos responsáveis pelas 10 equipes de esports do Campus USP RP e promovemos eventos de integração e competição a partir de jogos.
O Clube de Mercado Financeiro é a entidade estudantil ideal para quem sonha em trabalhar no mercado financeiro. Além das nossas áreas de Equity Research e M&A, ideais para quem sonha em se destacar em competições do mercado, como a entidade vem se destacando ultimamente, contamos com uma excelente equipe de Marketing e um trabalho excepcional de Gestão de Pessoas e Carreiras. Além disso, contribuimos para a educação financeira da sociedade com nossos projetos: CMF Executivo, CMF Consulta e CMF Júnior.
O Centro Acadêmico é a entidade de representatividade dos estudantes da FEARP, administrando também a Escola de Idiomas e o Cursinho Social Flaviana. É o espaço perfeito para aplicar conhecimentos, e pode ser a SUA primeira experiência em um ambiente empresarial!
A AGROcare é uma entidade estudantil que busca disseminar os conhecimentos relativos ao Agronegócio brasileiro e formar futuros talentos para o setor.
Nosso objetivo é promover avanços no andamento da Gestão Pública, que diz respeito à todos nós, enquanto desenvolvemos nossos membros
Nossa principal missão é criar pontes entre a universidade e as ONGs de Ribeirão Preto, transformando realidades. Seja um voluntário!
A Atlética tem como objetivo a promoção do esporte como meio de integração entre estudantes e a inclusão social de todas na faculdade.
O Núcleo de Empreendedores é uma organização estudantil sem fins lucrativos, pioneira em empreendedorismo no Brasil, cuja missão é "disseminar empreendedorismo a fim de inspirar e desenvolver agentes de mudança".
Somos uma entidade estudantil da FEA-RP voltado ao estudo e divulgação das ideias de Liberdade na universidade e sociedade!
A Júnior FEA-RP é uma empresa júnior que presta serviços de consultoria em gestão empresarial. Como parte do Movimento Empresa Júnior (MEJ) temos como missão formar, por meio da vivência empresarial, empreendedores comprometidos e capazes de transformar o Brasil.
A Tikutuko tem 18 anos de muito batuque, samba e alegria! Uma história marcada por momentos únicos e inesquecíveis! Bateria FEA-USP RP.
Nós fazemos parte de uma organização global estudantil de empreendedorismo social focada em desenvolver projetos de impacto positivo para as pessoas e o meio ambiente.
Nossa missão é conciliar inovação, visão empática e busca do impacto para maximizar o potencial das nossas comunidades, fomentando seu desenvolvimento social, econômico e ambiental. Atualmente, buscamos atingí-la através de 4 projetos na cidade de Ribeirão Preto (Nóz, ImpactoArte, ONGariar e Roda de Saia).
Independente da cor da sua gravata, o ingresso é feito através de processos seletivos (anuais ou semestrais, a depender de cada entidade), e são abertos para todos os anos de graduação, geralmente com divulgação pelas redes sociais.
E, claro, não se assustem! A existência dos processos é necessária para as organizações compreenderem seu perfil, seus interesses e as habilidades que gostaria de desenvolver.
Não. Você pode participar de quantas organizações desejar, desde que tenha passado pelo processo, tenha disposição e tempo!
Sim. Você pode participar de quantas organizações desejar independente de ser estagiário (ou pesquisador), desde que tenha passado pelo processo, tenha disposição e tempo!
Não. A estrutura interna de cada organização varia de acordo com o interesse, os valores e a missão de cada entidade, que podem ou não exigir setores como Marketing, Financeiro e RH.
Por isso, é extremamente importante conhecer todas as organizações e suas diferenças!
Não, a ABU não é considerada uma Entidade Estudantil por não ter ligação direta com nenhuma das faculdades do campus, mas se situa como um movimento religioso espontâneo que possui, dentro de si, membros que são alunos da Universidade de São Paulo.
Veja a apresentação deles abaixo:
"A Aliança Bíblica Universitária do Brasil (ABUB) é uma organização missionária cristã que existe para compartilhar o evangelho de Jesus Cristo nas escolas, universidades e empresas brasileiras através da iniciativa dos próprios estudantes e profissionais . Como um verdadeiro bando de amigos, durante a pandemia , nos reunimos de forma online via Google Meets com o propósito de estudar a Bíblia, orar, ter momentos de comunhão e de compartilhar. Partimos do princípio de que ninguém sabe mais que ninguém nem é melhor que o outro, e assim deixamos a Bíblia falar por ela mesma, sem nenhum tipo de imposição, somente com a busca de uma fé racional que nos ajude a crescer diante de problemas e dificuldades que a vida universitária pode nos trazer. Nos siga nas redes sociais, e fique por dentro dos dias e horários das reuniões." - Davi Rennó.