De maneira geral, depende muito da dona do local e do seu perfil.
O fato da casa ser mobiliada ajuda bastante, e na maioria dos lugares já está inclusa a limpeza uma vez por semana, o que facilita muito na rotina corrida da faculdade.
Fora isso, é importante saber se você vai querer dividir ou não o quarto, uma vez que em alguns pensionatos existem quartos individuais e outros quartos em duplas ou até trios, então a faixa de preço depende do que está incluso, variando sempre acima dos R$700.
Pensionatos com guarita, alimentação inclusa e quartos individuais são mais caros, podendo ser mistos ou não.
Em diversos casos, as pensões e pensionatos têm regras que devem ser seguidas estritamente, como horários para entrada ou a proibição de entrada/estadia de pessoas do sexo oposto.
Além disso, o estudante geralmente precisa assinar um contrato quando entra no pensionato/pensão, se comprometendo a pagar altas quantias em casos de danos ou mudança de residência.
Vale a pena pesquisar vários lugares diferentes e levar em consideração a faixa de preço, o custo beneficio e auto-conhecimento para determinar em que tipo de lugar você provavelmente se adaptará melhor.
Pontos Positivos:
Maior segurança;
Maior comodidade caso aconteça algum problema, tem alguém sempre lá para ajudar.
Pontos Negativos:
Menor privacidade;
Controle de entradas e saídas, em alguns tem tem o horário de recolher e depois disso não é possível entrar na casa.
Pontos Positivos:
Maior liberdade de ir e vir;
Maior privacidade.
Pontos Negativos:
Demora um pouco mais para a resolução de problemas, pois tem que entrar em contato com a dona caso haja algum imprevisto (problemas eventuais com elétrica, encanamento, algo que tenha quebrado, etc);
Necessidade de auto-organização entre os moradores.