O termo "República" pode ser explicado como uma casa dividida e gerida por estudantes, que passam essa responsabilidade e tradições a cada geração. Morando em uma república, você se desenvolve tanto socialmente quanto no âmbito profissional.
Em todas as repúblicas universitárias, a casa é completamente mobiliada (incluindo seu quarto), além de que o primeiro mês é completamente gratuito para bixos/bixetes, então não precisa se preocupar com gastos iniciais.
O valor médio para se morar em uma república, considerando as contas da casa, é de R$300 a R$500 reais, podendo incluir videogames e streamings/TV a cabo, "open" de alimentos básicos essenciais (como café) e faxina semanal.
A localização é um dos pontos cruciais desse tipo de moradia na USP, estando sempre próximas da universidade, além de farmácias e supermercados. Repúblicas com quartos individuais são raras, e estes geralmente são para moradores mais antigos (3º-5º ano).
Ao contrário do que muitos pensam, existem repúblicas universitárias para todos os gostos. Por isso, é importante conversar e escolher bem as pessoas com quem você vai morar para não ter problemas com diferentes estilos de vida. Da mesma forma que tem gente que gosta de lavar louça a cada 5 minutos, é contra a organização de festas e gosta de um ambiente mais silencioso, têm pessoas que são o completo oposto disso, e existe república para cada um desses perfis.
Outro ponto interessante, pouco citado, é o desenvolvimento pessoal. Para conviver em grupo de forma adequada, e sendo as repúblicas locais de muita interação, os moradores precisam de dedicação, comunicação e, as vezes, um pouquinho de paciência e empatia.
Calouros que nunca precisaram dividir quarto ou conviver com outras pessoas da mesma faixa etária no dia-a-dia antes podem se surpreender com a maturidade que adquirem quando passam a viver em uma república, sendo também um período de descobrimento pessoal e compreensão de diferentes realidades.
Além disso, uma vantagem conhecida é que, morando em uma república, dificilmente ficará sem companhia em festas, shows e eventos no geral, e a estadia geralmente abre portas para laços de longo prazo na vida estudantil e adulta, podendo ser importante para sua carreira profissional e para suas perspectivas pós-universitárias.
Pergunte sempre sobre a política da república sobre festas, visitantes, organização interna e suas regras.
Opção acessível de moradia;
Desenvolvimento de amizades e contatos;
Amadurecimento pessoal;
Somente moradores, ex-moradores e agregados das repúblicas podem participar do InterReps.
É necessário, concordar, respeitar e se identificar com as regras da república;
É necessário estar aberto a novas experiências;
Quarto individual não é uma opção.