Ao contrário das outras opções de residência durante a faculdade, a Moradia Estudantil é voltada para estudantes que têm maior vulnerabilidade socioeconômica e participam do programa de permanência PAPFE.
Dentro do campus de Ribeirão Preto, nós temos três conjuntos:
O CREU e o CME, que ficam próximos da FEA-RP, e a Vila Estudantil, próxima do Restaurante Universitário.
Quando o estudante é contemplado com o auxílio-moradia, ele passa a ter uma vaga no CREU e irá dividir o quarto com um colega, sendo que todos os apartamentos já vêm equipados com os móveis que vão precisar, e a lavanderia é dividida por andar.
Para se mudar para outros conjuntos é necessário que haja vaga, e o período de moradia geralmente é relevante para essa alteração, dando preferência aos veteranos. Diferente do CREU, o CME apresenta um quarto individual para cada aluno, e você divide as áreas comuns com o andar inteiro, como cozinha e banheiros
Já na Vila, você divide um apartamento com até quatro estudantes, com a organização sendo quartos individuais, e uma lavanderia, cozinha e banheiros por apê.
Em todas as residências há o acesso a internet da universidade (Eduroam) de forma gratuita e as áreas comuns têm limpeza periódica por funcionários da USP, porém vale ressaltar que quartos, roupas e louça são responsabilidade individuais.
Todas as moradias têm RDs (Representantes Discentes), responsáveis por trazer discussões, melhorias e colaborar na organização de cada local.
Apesar da situação de pandemia, todos os conjuntos permanecem abertos para novos moradores!
Pontos Positivos:
- Todas as moradias ficam dentro do Campus;
- Abstém o aluno de gastos com residência;
- Permite visitantes.
Pontos Negativos:
- Não é possível escolher seus colegas de quarto ou apartamento;
- Não permite animais de estimação;
- Segue o regulamento da universidade e não permite, por exemplo, o consumo de bebidas alcoólicas.