A vantagem do apartamento ou kitnet em relação a todas as outras é a comodidade em montar a própria casa da forma que preferir.
No caso do compartilhamento de apartamento, é importante compreender desde o início se haverá contrato, qual é o perfil de seus colegas, como funciona o cotidiano e se, por exemplo, é permitido levar amigos/visitantes.
Já em relação às kitnets, o estudante deve estar ciente de que terá toda a responsabilidade de gestão e organização do espaço, e que pode ser um grande desafio morar sozinho, podendo eventualmente ter problemas com isolamento e solidão.
O valor para dividir um apartamento próximo da USP ou do Centro é geralmente a partir de R$600 reais mensais, além de luz, água e internet. Enquanto isso, para kitnets, é comum que o estudante desembolse pelo menos R$1200 com a moradia, com valores mais altos quando próximos à USP, sem considerar as contas mensais.
Custos mais razoáveis, por serem diluídos entre mais de uma pessoa;
É necessário combinar com as pessoas que moram com você diversas regras de convivência e de bem-estar, como retirada de lixo e limpeza do apê.
Custos mais elevados;
Incentiva o isolamento social;
Precisa arcar com todos os móveis da casa;
Todas as obrigações da casa serão de sua responsabilidade.
Maior proteção e segurança, independente do horário;
O valor do condomínio é mais alto.
Diminuição da percepção de segurança;
O valor a ser pago de condomínio geralmente é bastante inferior, uma vez que se destina somente a manutenções prediais ocasionais .
De forma geral, para alugar um apartamento ou kitnet pra morar você precisa entrar em contato com uma imobiliária (caminho mais fácil, óbvio e certeiro), ou diretamente com um proprietário de algum imóvel (caminho mais difícil, porém que permite negociações).
E para locar um espaço pra chamar de seu, você vai precisar ou de um fiador, que garante à imobiliária que pode assumir o seu B.O. caso não se cumpra alguma parte do contrato.
Ás vezes, existe a opção de calção que é uma reserva de dinheiro que fica retida na imobiliária, geralmente no valor de três vezes o valor do aluguel, e também de seguro-fiança, onde você paga mensalmente um valor de $100~$200 reais sem reembolso.
Caso escolha alugar, temos alguns pontos importantes:
1 - Pense no posicionamento, proximidade com supermercados, farmácias, pontos de ônibus e fatores que façam sentido pra você, para o seu estilo de vida, e para a sua condição financeira.
2 - Faça questão de fazer a contra vistoria quando entrar no imóvel, tudo que for questionável pode virar gasto extra pra você quando sair do local!
3- Nunca esqueça de perguntar sobre IPTU, Seguro Incêndio, o valor do condomínio e quais tipos de problemas eles podem cobrir dentro do valor pago mensalmente em contrato.
4 - Pergunte aos seus veteranos sobre a imobiliária!
Infelizmente, muitas empresas não dão a devida atenção ou abusam de brechas quando se trata de locação para estudantes.
5 - Não se esqueça de revisar o contrato de aluguel antes de assinar.
Esclareça todos os pontos com a imobiliária e feche contrato somente quando se sentir confortável e seguro com suas escolhas!
Pela experiência e integração, recomendamos sempre que os bixos e bixetes experimentem se instalar em uma república de seu agrado antes de decidir se realmente quer procurar por apartamentos ou kitnets.