A história da nossa faculdade é amplamente conhecida por todos os alunos, e acreditamos que seja legal que você saiba um pouquinho também!
Ao contrário da maior parte das faculdades da USP, fomos criados em 1992 como uma extensão da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de São Paulo (FEA, conhecida também como "FEA-SP").
Nosso surgimento ocorreu pelo desejo da universidade em se expandir no interior do estado, e pelo desenvolvimento econômico que Ribeirão Preto vinha trazendo.
Aos que não sabem, atualmente a cidade é conhecida como a "Capital Brasileira do Agronegócio", e sedia uma das maiores feiras de tecnologia agrícola do mundo.
No início da faculdade, as instalações eram pequenas (sendo apenas o Bloco A) e de recursos escassos, mas o material intelectual era grande e de alto potencial, com seus cursos noturnos e a maioria dos professores vindos de São Paulo.
Logo em 1992, houve o surgimento das primeiras entidades, o Centro Acadêmico e a Atlética. Em 1995, foram criados os primeiros cursos de especialização, com a inauguração da Fundace, Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia.
Nossa emancipação veio 10 anos depois da inauguração da FEA-RP, em 2002, sob o contexto de que, com a faculdade já consolidada e com suas próprias características (alô, gravata!), não havia mais sentido continuar como uma extensão da unidade de São Paulo.
Além dos tradicionais cursos de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas, em 2004 a FEA-RP colaborou na criação da Matemática Aplicada a Negócios em 2004, atualmente oferecida em conjunto e com departamento próprio na FFCLRP ("Filô").
Já em 2005, houve a criação da tradicional Economia Empresarial e Controladoria (ECEC), com bases fortes em contabilidade e economia, e sendo o único curso integral da faculdade e que, em 2022, é a nova e estrutura Finanças e Negócios, mudando de integral para noturno e tendo alterações na sua grade (Sim galera da FINE, vocês são os herdeiros da ECEC).
A Flaviana foi aluna da primeira turma de Administração de nossa faculdade, em 1992.
Ela acreditava que, como aluna, tinha um papel importante dentro da faculdade e, assim, protagonizando um papel ativo, ajudou a fundar o nosso Centro Acadêmico, além da Atlética e da Empresa Junior.
Infelizmente, em Março de 1993, Flaviana sofreu um acidente de carro e faleceu de forma inesperada.
Como forma de homenageá-la por sua presença marcante e carinho com a faculdade, demos seu nome à Atlética e ao Centro Acadêmico, eternizando sua lembrança em todas as gerações da FEA-RP.