Module, modul, modulo ou módulo é a arte de modular, de à partir de uma unidade criar um sistema que funciona com peças interdependentes, que podem ser trocadas, rearranjadas e combinadas, mas que só realizam seu propósito em conjunto. Nosso brinquedo propõe a brincadeira de montar, de construir e poetizar novos mundos. Os “modules” se encaixam com um mecanismo simples, fazendo um “tec” e adquirindo conotações de parede e laje; a estimulação tátil no uso de diferentes texturas; a composição de luz e sombra; o conceito de dentro e fora - todos essas são ferramentas do arquiteto no desenho do morar. Nossos módulos nascem do conceito de “cabaninha” que muito remete à cabana primitiva, primeira necessidade do homem em se abrigar, mas que aqui no mundo da imaginação é a primeira expressão do construir. Construir fisicamente e simbolicamente como no poema II “Uma didática da invenção” do escritor brasileiro Manoel de Barros:
“Desinventar objetos. O pente, por exemplo
Dar ao pente funções de não pentear
Até que ele fique à disposição de ser uma begônia
Ou uma gravanha.
Usar algumas palavras que ainda não tenham idioma.”
Manoel de Barros
MOODBOARD
PROPOSTA DE VALOR
Cresce e se modifica de acordo com a imaginação e habilidade da criança, criando uma brincadeira dinâmica e possibilitando diferentes combinações.
Revestido de diferentes tecidos, que através da textura proporcionam diferentes sensações como conforto, transparência, quente e frio, dentro e fora.
O que define o Modul é a construção da espacialidade e no brincar, a criança fica livre para manipular as peças, encaixá-las e combiná-las.
Modul é um quadrado individual que pode ser encaixado em outro para compor construções variáveis. Ao encaixar uma peça na outra, um som é gerado, como um “tec”, que gera um estímulo sonoro na brincadeira.
Existem duas variações de tamanho, um módulo P e um G. Eles podem construir cabanas, casas, cavernas, janelas, portas dependendo apenas de como são imaginados e montados.
BRAINSTORM
PÚBLICO ALVO
É a partir dos cinco anos que a criança refina suas habilidades motoras e consegue montar brinquedos com maior precisão. O desejo de explorar o dentro e fora porém vem desde os três anos com o começo da imaginação e independência motora e permanece constante até os 9 anos de idade. Por isso, o Modul serve como brinquedo desde os 3 aos 9 anos de idade, com as crianças mais novas precisando de ajuda na hora da montagem e as mais velhas precisando de mais módulos para construírem um espaço maior.
PRÉ REQUISITOS
MATERIAIS
Os tubos são usados para estruturar as laterias dos módulos, são leve, de ampla disponibilidade comercial, baixo custo e de fácil manipulação.
Diferentes tecidos foram selecionados para proporcionar diferentes experiências sensoriais, o plush é o de toque mais macio, usado em bichinhos de pelúcia. O voal é de aspecto mais ríspido e é transparente. E o algodão permite diferentes interações como a pintura a guache.
Para conectar os módulos do brinquedo, foi escolhida a braçadeira de PVC, já que ela permite que haja uma conexão estável e maleável, além de ser facilmente manipulável por crianças.
DESENHO TÉCNICO