Atividades desenvolvidas no ano de 2020/1

VISITA TÉCNICA NA 8ª RISP

No dia 14 de fevereiro de 2020 ocorreu a Visita Técnica na 8ª RISP. A visita técnica tem como papel fundamental contribuir na formação dos futuros profissionais do Direito, o que aconteceu nesta edição no 8ª RISP (Região Integrada de Segurança Pública) sob a supervisão do professor do curso de Direito da Univale, Vinícius Sampaio e delegado da polícia civil.

A partir da visita técnica foi possível concretizar a missão, a visão, valores e negócios, além da disseminação de conhecimento, aproximação com a comunidade, também é possível aliar a teoria à prática, demonstrando como acontece o desenvolvimento das atuações dos profissionais do Direito no cotidiano.

AULA MAGNA DO CURSO DE DIREITO

No dia 06 de março de 2020 ocorreu a AULA MAGNA do curso de Direito da Univale. A aula contou com a presença do Professor Rogério Haesbaert.

Rogério Haesbaert é um dos principais nomes dos estudos sobre território no Brasil e também referência mundial. Para se estudar os conceitos de território é preciso aprofundar a fonte de pesquisa, tendo como um de seus referenciais, o geógrafo Haesbaert. A noite da Aula Magna do Curso de Direito em parceria com o Mestrado em Gestão Integrada do Território foi um marco na Universidade Vale do Rio Doce, em termos interdisciplinares, envolvendo pesquisa, ensino e extensão.

As aulas magnas do curso de Direito estão em consonância com a missão, visão, valores e negócios institucionais, vez que, o expositor convidado objetiva construir e compartilhar o conhecimento, e com esta mencionada atividade, abrem-se as portas institucionais para toda a comunidade acadêmica e externa, visando dessa forma a transformação de vidas por meio da educação. Evidencia-se por meio desta atividade o compromisso com a excelência na formação.

LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS: PRINCIPAIS ASPECTOS

No dia 06 de junho de 2020, às 15 horas, ocorreu o evento: LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS: PRINCIPAIS ASPECTOS através do GOOGLE MEET.

O Evento foi realizado pelo Curso de Direito e pelo setor de Horas Complementares da Univale, através da Professora Rose Pereira O Palestrante Convidado foi o Advogado Vitor Amorim. O Palestrante mencionou os principais aspectos da Lei Geral de Proteção de Dados, suas controvérsias e implicações a partir da Covid-19.

O evento contou com a participação de 250 alunos. Foi totalmente online, respeitando as regras de segurança diante do coronavírus.

Esta aula integrada está em consonância com a missão, visão, valores e negócios institucionais, vez que, o expositor convidado objetiva construir e compartilhar o conhecimento, e com esta mencionada atividade, abrem-se as portas institucionais para toda a comunidade acadêmica e externa, visando dessa forma a transformação de vidas por meio da educação. Evidencia-se por meio desta atividade o compromisso com a excelência na formação discente. O Palestrante mencionou os principais aspectos da Lei Geral de Proteção de Dados, suas controvérsias e implicações a partir da Covid-19, materializando assim o aspecto inovador tendo em vista a LGPD trouxe grandes impactos no universo jurídico, empresarial, público e etc.

UNIÃO ESTÁVEL, MODELOS DE FAMÍLIAS E DIREITO DAS SUCESSÕES: UMA DISCUSSÃO A PARTIR DO CASO GUGU LIBERATO

No dia 20 de junho de 2020, às 10 horas, ocorreu o Evento UNIÃO ESTÁVEL, MODELOS DE FAMÍLIAS E DIREITO DAS SUCESSÕES: UMA DISCUSSÃO A PARTIR DO CASO GUGU LIBERATO. O Evento foi organizado pelo setor de horas complementares, através da Profª. Rose Pereira em conjunto com a coordenação do curso.

A Professora Fernanda Teixeira Saches Procopio foi a Responsável pelo Evento, que contou com a participação efetiva de três alunos da turma do sétimo período A, do Curso de Direito.

O Evento foi realizado através da plataforma GOOGLE MEET, aberto à comunidade, respeitando as regras de segurança impostas por causa do coronavirus COVID-19.

Na oportunidade, foi possível discutir acerca do direito de família e direito sucessório a partir do caso do apresentador GUGU LIBERATO.

Esta aula integrada está em consonância com a missão, visão, valores e negócios institucionais, vez que, o expositor convidado objetiva construir e compartilhar o conhecimento, e com esta mencionada atividade, abrem-se as portas institucionais para toda a comunidade acadêmica e externa, visando dessa forma a transformação de vidas por meio da educação. Evidencia-se por meio desta atividade o compromisso com a excelência na formação discente.

Na oportunidade, foi possível discutir acerca do direito de família e direito sucessório a partir do caso do apresentador GUGU LIBERATO.

JÚRI SIMULADO: O CASO DO ASSÉDIO VIRTUAL

No dia 20 de junho de 2020, às 19 horas, ocorreu o Evento JÚRI SIMULADO: O CASO DO ASSÉDIO VIRTUAL. O Evento foi organizado pelo setor de horas complementares, através da Profª. Rose Pereira em conjunto com a Coordenação do Curso.

O Professor Erilan Gomes Guimarães foi o Responsável pelo Evento, que contou com a participação efetiva dos alunos do oitavo período do curso de Direito.

O evento foi realizado através da plataforma GOOGLE MEET, aberto à comunidade, respeitando as regras de segurança impostas por causa do coronavírus COVID-19.

Na oportunidade, foi possível discutir acerca do direito penal e processo penal simulando a realização de um Tribunal do Júri, possibilitando aos alunos um melhor aprendizado sob a temática.

Possibilitou a formação profissional do discente nas competências cognitivas, instrumentais e interpessoais, "capacitando-os a interpretar e aplicar as normas (princípios e regras) do sistema jurídico nacional, observando a experiência estrangeira e comparada quando couber, articulando o conhecimento teórico com a resolução de problemas; demonstrar competência na leitura, compreensão e elaboração de textos, atos e documentos jurídicos, de caráter negocial, processual ou normativo, bem como a devida utilização das normas técnico-jurídicas; demonstrar capacidade para comunicar-se com precisão; dominar instrumentos da metodologia jurídica, sendo capaz de compreender e aplicar conceitos, estruturas e racionalidades fundamentais ao exercício do Direito; adquirir capacidade para desenvolver técnicas de raciocínio e de argumentação jurídicos com objetivo de propor soluções e decidir questões no âmbito do Direito; desenvolver a cultura do diálogo e o uso de meios consensuais de solução de conflitos; compreender a hermenêutica e os métodos interpretativos, com a necessária capacidade de pesquisa e de utilização da legislação, da jurisprudência, da doutrina e de outras fontes do Direito; utilizar corretamente a terminologia e as categorias jurídicas; desenvolver a capacidade de trabalhar em grupos formados por profissionais do Direito ou de caráter interdisciplinar; apreender conceitos deontológico-profissionais e desenvolver perspectivas transversais sobre direitos humanos" (MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, 2018).

Esta atividade está em consonância com a missão, visão, valores e negócios institucionais, vez que, o expositor convidado objetiva construir e compartilhar o conhecimento, e com esta mencionada atividade, abrem-se as portas institucionais para toda a comunidade acadêmica e externa, visando dessa forma a transformação de vidas por meio da educação. Evidencia-se por meio desta atividade o compromisso com a excelência na formação discente.

DIREITO PENAL E AS TRAGÉDIAS SOCIAIS

No dia 27 de junho de 2020, às 14 horas e 30 minutos, ocorreu o Evento DIREITO PENAL E AS TRAGÉDIAS SOCIAIS. O Evento foi organizado pelo setor de horas complementares, através da Prof. Rose Pereira em conjunto com a coordenação do curso.

Os professores Felipe Miranda, Guilherme Cabral e Ronald Amaral foram os responsáveis pelo evento.

O Evento foi realizado através da plataforma GOOGLE MEET, aberto à comunidade, respeitando as regras de segurança impostas por causa do coronavírus COVID-19.

Na oportunidade, foi possível discutir acerca do direito penal e processo penal a partir da contemporaneidade com a discussão dos casos de maior relevância abordados pela mídia.

Na oportunidade, foi possível discutir acerca do direito penal e processo penal a partir da contemporaneidade com a discussão dos casos de maior relevância abordados pela mídia.

Esta atividade está em consonância com a missão, visão, valores e negócios institucionais, vez que, o expositor convidado objetiva construir e compartilhar o conhecimento, e com esta mencionada atividade, abrem-se as portas institucionais para toda a comunidade acadêmica e externa, visando dessa forma a transformação de vidas por meio da educação. Evidencia-se por meio desta atividade o compromisso com a excelência na formação discente.

Atividades desenvolvidas no ano de 2020/2


Aula Integrada

O curso de Direito promoveu uma aula integrada no dia 12/09/2020, a palestrante convidada foi a professora Dra. Teresa Kleba Lisboa- UFSC, os demais palestrantes foram os professores Mauro Augusto dos Santos, Sara Edwirgens Barros Silva e Vinícius Sampaio da Costa, o tema abordado foi Gênero no contexto de Covid-19.

A temática abordada foi trabalhada de forma transversal e interdisciplinar, o que proporcionou uma tarde enriquecedora de aprendizagens significativas e debates que contribuíram para uma análise crítica e reflexiva sobre o assunto.

A professora Thaís Aldred Iasbik de Aquino mediou os debates.

Este evento foi aberto ao público externo e contou com a presença de alunos de diversas instituições, bem como de outras cidades.

Sobre o evento a professora convidada, Dra. Teresa Kleba Lisboa- UFSC, se manifestou da seguinte forma:

"Gostei muito da experiência de ter participado de uma aula integrada no Curso de Direito da UNIVALE, cujo tema foi Gênero no contexto de COVID 19. Foi uma Roda de Conversa (ou Mesa Redonda) com vários integrantes que abordaram temas sobre Gênero e Violência no contexto da(s) Pandemia(s). Fiquei admirada com o expressivo número de participantes (alunos), cujos nomes são possíveis de visualizar à direita da tela".

A temática abordada foi trabalhada de forma transversal e interdisciplinar, o que proporcionou uma tarde enriquecedora de aprendizagens significativas e debates que contribuíram para uma análise crítica e reflexiva sobre o assunto.

Esta atividade está em consonância com a missão, visão, valores e negócios institucionais, vez que, o expositor convidado objetiva construir e compartilhar o conhecimento, e com esta mencionada atividade, abrem-se as portas institucionais para toda a comunidade acadêmica e externa, visando dessa forma a transformação de vidas por meio da educação. Evidencia-se por meio desta atividade o compromisso com a excelência na formação discente.

Defesa de Trabalho de Curso

De acordo com a Resolução nº 5, de 17 de Dezembro de 2018 do Ministério da Educação, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de Direito, dentre as perspectivas formativas mencionadas pela Resolução está a formação prático-profissional, "que objetiva a integração entre a prática e os conteúdos teóricos desenvolvidos nas demais perspectivas formativas, especialmente nas atividades relacionadas com a prática jurídica e o TC" (MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, 2018).

O Trabalho de curso é componente curricular obrigatório de acordo com o artigo 11 da Resolução nº 5, de 18 de Dezembro de 2018 do Ministério da Educação. Estando institucionalizado.

Esta atividade está em consonância com a missão, visão, valores e negócios institucionais, vez que, o expositor convidado objetiva construir e compartilhar o conhecimento, e com esta mencionada atividade, abrem-se as portas institucionais para toda a comunidade acadêmica e externa, visando dessa forma a transformação de vidas por meio da educação. Evidencia-se por meio desta atividade o compromisso com a excelência na formação discente.

Intolerância Religiosa: uma análise a partir do caso de Kate Belintani

No dia 03/10/2020 às 15h o curso de Direito promoveu uma aula integrada a palestrante convidada foi a professora Renata Furbino, os demais palestrantes foram os professores Diego Jeangregorio, Fernanda Cristina de Paula, Fernanda Saches e Guilherme Dutra, o tema abordado foi a Intolerância Religiosa: uma análise a partir do caso de Kate Belintani.

A temática abordada foi trabalhada de forma transversal e interdisciplinar, o que proporcionou uma tarde enriquecedora de aprendizagens significativas e debates que contribuíram para uma análise crítica e reflexiva sobre o assunto.

Este evento foi aberto ao público externo, permitindo a aproximação da comunidade acadêmica com os diversos setores da sociedade conforme propõe as diretrizes e os princípios da Resolução nº 7 de 18 de Dezembro de 2018 do Ministério da Educação.

A temática abordada foi trabalhada de forma transversal e interdisciplinar, o que proporcionou uma tarde enriquecedora de aprendizagens significativas e debates que contribuíram para uma análise crítica e reflexiva sobre o assunto.

Esta atividade está em consonância com a missão, visão, valores e negócios institucionais, vez que, o expositor convidado objetiva construir e compartilhar o conhecimento, e com esta mencionada atividade, abrem-se as portas institucionais para toda a comunidade acadêmica e externa, visando dessa forma a transformação de vidas por meio da educação. Evidencia-se por meio desta atividade o compromisso com a excelência na formação discente.

Redação Jurídica

A professora Elizabete Carvalho promoveu nas turmas do segundo período do curso de Direito uma oficina com o tema Redação Jurídica. De acordo com a professora, o objetivo da atividade é "fixar o conteúdo aprendido nas aulas da disciplina Leitura e Produção de Textos, através dos exemplos práticos citados pelo Analista Judiciário, Dr. Marco Antônio Leão, permitindo que os(as) graduandos(as) aprendam a usar o conhecimento teórico aprendido nas aulas".

A docente ressaltou a relevância da atividade ao afirmar que "os(as) graduandos(as) tiveram a oportunidade de tirar dúvidas e pontuarem questões que consideravam relevantes em relação à Redação Jurídica".

A mencionada atividade está em consonância com a Resolução nº 5, de 17 de Dezembro de 2018 do Ministério da Educação, vez que, " capacita o graduando a demonstrar competência na leitura, compreensão e elaboração de textos, atos e documentos jurídicos, de caráter negocial, processual ou normativo, bem como a devida utilização das normas técnico- jurídicas" (MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, 2018).

Cinema e Direito

No dia 29/10/2020 a professora Fernanda Saches promoveu a atividade integradora "Cinema e Direito". As professoras Thaís Aquino, Sara Edwirgens e Renata Greco participaram dos debates promovidos e mediados pela professora Fernanda. O professor André, coordenador do curso, e o professor Mauro também estavam presentes no evento.

Os alunos participaram ativamente, compartilhando suas percepções e vivências.

Sobre o evento, a professora Fernanda fez as seguintes considerações "o evento foi destinado aos alunos do primeiro período com a participação dos discentes dos demais períodos. Os alunos participaram ativamente das discussões tanto através do chat, quanto através do áudio/vídeo, tornando o momento ainda mais prazeroso e reflexivo. Através do evento conseguimos promover uma discussão construtiva a respeito de diversos assuntos relevantes e necessários, como feminismo, machismo e direitos da personalidade, a partir de um viés humano e inclusivo".

Júri Simulado

No dia 13 de Novembro de 2020, o curso de Direito promoveu o júri simulado de forma remota, 140 pessoas ao vivo presenciaram a apresentação desta atividade.

A divulgação deste evento foi promovida pelos alunos por meio da rede social Instagram (jurisimulado.univale) com a administração das alunas Carolyna Stéfani Bráz Mendes e Juliana Rosa Soares. Foram postadas fotos de todos os alunos que faziam parte da sustentação oral.

A arte oficial de divulgação foi confeccionada pelas alunas Letícia Pereira de Souza e Gabriela de Souza Gonçalves. A divulgação foi feita de forma ampla, tanto pelo WhatsApp, como por meio do Instagram.

Discentes participando da atividade do Júri simulado.


Discentes participando da atividade do Júri simulado.

Discentes participando da atividade do Júri simulado.


Direitos Fundamentais na Rede

No dia 5 de Novembro de 2020, o professor André, coordenador do curso de Direito, responsável pela atividade Direito Fundamentais na Rede, promoveu esta atividade com a turma do 2º período do curso de forma remota, diante do cenário de pandemia em que estamos inseridos.

Conforme relatado pelos discentes a relevância deste projeto "[...] se dá por mostrar os Direitos e garantias que estão assegurados a todas as pessoas no artigo 5º da Constituição Federal de 1988".

Esta atividade permitiu a interação da universidade com a sociedade, vez que, foi aberta ao público e possibilitou a participação externa, por meio de apresentação de dúvidas no ambiente virtual e sorteio de prêmios como livros, cesta de chocolates e cupom de desconto para um curso de redação.


Audiência Simulada - STF

No dia 11 de Novembro de 2020 às 19h aconteceu a audiência simulada do STF de forma remota em razão da pandemia.

A mencionada atividade foi realizada com o 3º período do curso de Direito, o evento teve como intuito julgar uma lei que foi discutida e julgada pelo STF, trata-se se da Lei Anticrime nº 13.964 de 24 de dezembro de 2019.

Atividades desenvolvidas no ano de 2021/1


Ações OAB

Nos dias 8 e 10 de março de 2021 o professor André, coordenador do curso de Direito se reuniu com os alunos do 8º e 9º período para apresentar a atividade integradora "AÇÕES OAB". A mencionada atividade tem caráter interdisciplinar, e atende as seguintes perspectivas formativas: formação geral e formação técnico- jurídica. Visa-se com esta atividade desenvolver as seguintes competências nos graduandos: "interpretar e aplicar as normas (princípios e regras) do sistema jurídico nacional, observando a experiência estrangeira e comparada, quando couber, articulando o conhecimento teórico com a resolução de problemas"; "dominar instrumentos da metodologia jurídica, sendo capaz de compreender e aplicar conceitos, estruturas e racionalidades fundamentais ao exercício do Direito" e "adquirir capacidade para desenvolver técnicas de raciocínio e de argumentação jurídicos com objetivo de propor soluções e decidir questões no âmbito do Direito", de acordo com a Resolução nº 5, de 17 de Dezembro de 2018 do Ministério da Educação.


Aula integrada do curso de Direito

No dia 13 de Março de 2021 foi promovida uma aula integrada no curso de Direito. O Ministro Sebastião Reis do Superior Tribunal de Justiça (STJ) participou do evento e conversou com os alunos sobre casos práticos em que ele atuou. O professor André (coordenador do curso de Direito) recebeu os alunos e fez a abertura do evento. Os professores Fabrício Coelho Soalheiro, Felipe Miranda dos Santos, Ronald Amaral Junior e Vinícius Sampaio também estavam envolvidos neste evento e promoveram uma série de debates e reflexões com os alunos sobre os assuntos abordados. Mais de 200 alunos estiveram presentes neste evento. A aula integrada aconteceu via Google Meet e também foi transmitida pelo Youtube. Esta atividade tem o intuito de promover "uma postura reflexiva e de visão crítica que fomente a capacidade e a aptidão para a aprendizagem, autônoma e dinâmica, indispensável ao exercício do Direito, à prestação da justiça e ao desenvolvimento da cidadania" de acordo com a Resolução nº 5, de 17 de Dezembro de 2018 do Ministério da Educação. Com esta atividade buscou-se estimular/ desenvolver as seguintes competências nos graduandos: "demonstrar capacidade para comunicar-se com precisão"; " dominar instrumentos da metodologia jurídica, sendo capaz de compreender e aplicar conceitos, estruturas e racionalidades fundamentais ao exercício do Direito"; "adquirir capacidade para desenvolver técnicas de raciocínio e de argumentação jurídicos com objetivo de propor soluções e decidir questões no âmbito do Direito"; "compreender a hermenêutica e os métodos interpretativos, com a necessária capacidade de pesquisa e de utilização da legislação, da jurisprudência, da doutrina e de outras fontes do Direito"; "utilizar corretamente a terminologia e as categorias jurídicas"; "apreender conceitos deontológico-profissionais e desenvolver perspectivas transversais sobre direitos humanos" (MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, 2018). Esta atividade se refere à formação técnico-jurídica no tocante à sua perspectiva formativa.

I Colóquio de iniciação científica do curso de Direito

Aconteceu no dia 26 de março o I Colóquio de Iniciação Científica do curso de Direito. Participaram do evento os professores Aline, Helberty e Guilherme. Também integrou a mesa de debatedores uma egressa do curso de Direito, Michele Pinheiro Campos.

Esta atividade contempla as seguintes perspectivas formativas: Formação geral e formação técnico-jurídica.

Com a realização desta atividade buscou-se estimula/ desenvolver as seguintes competências nos discentes: "demonstrar capacidade para comunicar-se com precisão"; "dominar instrumentos da metodologia jurídica, sendo capaz de compreender e aplicar conceitos, estruturas e racionalidades fundamentais ao exercício do Direito"; "adquirir capacidade para desenvolver técnicas de raciocínio e de argumentação jurídicos com objetivo de propor soluções e decidir questões no âmbito do Direito"; "compreender a hermenêutica e os métodos interpretativos, com a necessária capacidade de pesquisa e de utilização da legislação, da jurisprudência, da doutrina e de outras fontes do Direito"; "utilizar corretamente a terminologia e as categorias jurídicas"; "desenvolver a capacidade de trabalhar em grupos formados por profissionais do Direito ou de caráter interdisciplinar"; "apreender conceitos deontológico-profissionais e desenvolver perspectivas transversais sobre direitos humanos" (MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, 2018).

Cinema e Direito

O curso de Direito promoveu uma aula integrada no dia 27 de março de 2021 em que os professores Sara Edwirgens, Fernanda Cristina, Elizabete Aparecida e Diego Jeangregorio promoveram debates sobre o filme "Ensaio sobre a cegueira".

Esta atividade tem o intuito de promover "uma postura reflexiva e de visão crítica que fomente a capacidade e a aptidão para a aprendizagem, autônoma e dinâmica, indispensável ao exercício do Direito, à prestação da justiça e ao desenvolvimento da cidadania" de acordo com a Resolução nº 5, de 17 de Dezembro de 2018 do Ministério da Educação. Com esta atividade buscou-se estimular/ desenvolver as seguintes competências nos graduandos: "demonstrar capacidade para comunicar-se com precisão"; "adquirir capacidade para desenvolver técnicas de raciocínio e de argumentação jurídicos com objetivo de propor soluções e decidir questões no âmbito do Direito"; "apreender conceitos deontológico-profissionais e desenvolver perspectivas transversais sobre direitos humanos" (MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, 2018). Esta atividade se refere à formação técnico-jurídica e geral no tocante à sua perspectiva formativa.

Oficina mão na massa SEMID

No dia 27 de março aconteceu a Oficina mão na massa em que os professores Diego e Felipe explicaram para os alunos como vai funcionar a submissão dos trabalhos para o SEMID, bem como, qual a estrutura devem seguir para confeccioná-los. Estavam também presentes no evento os professores Rogério e Thaís.

A mencionada atividade visava estimular a escrita e a produção acadêmica, esta atividade tem o intuito de promover "uma postura reflexiva e de visão crítica que fomente a capacidade e a aptidão para a aprendizagem, autônoma e dinâmica, indispensável ao exercício do Direito, à prestação da justiça e ao desenvolvimento da cidadania" de acordo com a Resolução nº 5, de 17 de Dezembro de 2018 do Ministério da Educação. Com esta atividade buscou-se estimular/ desenvolver as seguintes competências nos graduandos: "demonstrar capacidade para comunicar-se com precisão"; "adquirir capacidade para desenvolver técnicas de raciocínio e de argumentação jurídicos com objetivo de propor soluções e decidir questões no âmbito do Direito"; "apreender conceitos deontológico-profissionais e desenvolver perspectivas transversais sobre direitos humanos"; "dominar instrumentos da metodologia jurídica, sendo capaz de compreender e aplicar conceitos, estruturas e racionalidades fundamentais ao exercício do Direito; " (MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, 2018). Esta atividade se refere à formação técnico-jurídica e geral no tocante à sua perspectiva formativa.


Aula magna do curso de Direito

No dia 8 de abril de 2021 aconteceu a aula magna do curso de Direito. O convidado foi o professor e Promotor de Justiça do Distrito Federal Dermeval Farias Gomes Filho. Os debatedores foram os professores Daniel e Guilherme. Participaram também do evento o coordenador do curso professor André e a professora Rose.

Esta atividade objetivou propiciar aos alunos a possibilidade de debaterem sobre a aplicação das normas no ordenamento jurídico, fazendo uma análise crítica e reflexiva sobre as alternativas e possibilidades envolvendo a mencionada temática.

Com esta atividade buscou-se estimular/ desenvolver as seguintes competências nos graduandos: "- interpretar e aplicar as normas (princípios e regras) do sistema jurídico nacional, observando a experiência estrangeira e comparada, quando couber, articulando o conhecimento teórico com a resolução de problemas"; "demonstrar capacidade para comunicar-se com precisão"; "adquirir capacidade para desenvolver técnicas de raciocínio e de argumentação jurídicos com objetivo de propor soluções e decidir questões no âmbito do Direito"; "compreender a hermenêutica e os métodos interpretativos, com a necessária capacidade de pesquisa e de utilização da legislação, da jurisprudência, da doutrina e de outras fontes do Direito" e "apreender conceitos deontológico-profissionais e desenvolver perspectivas transversais sobre direitos humanos" (MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, 2018). Esta atividade se refere à formação técnico-jurídica e geral no tocante à sua perspectiva formativa.


Defesa de Trabalhos de Curso

De acordo com a Resolução nº 5, de 17 de Dezembro de 2018 do Ministério da Educação, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de Direito, dentre as perspectivas formativas mencionadas pela Resolução está a formação prático-profissional, "que objetiva a integração entre a prática e os conteúdos teóricos desenvolvidos nas demais perspectivas formativas, especialmente nas atividades relacionadas com a prática jurídica e o TC" (MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, 2018).

No decorrer do primeiro semestre de 2021, foram realizadas 42 Bancas Examinadoras de Artigos Científicos no âmbito do setor de TC. Os Artigos Científicos foram defendidos em bancas examinadoras, organizadas por eixos temáticos, e compostas por três professores, alguns deles externos.

O Trabalho de curso é componente curricular obrigatório de acordo com o artigo 11 da Resolução nº 5, de 18 de Dezembro de 2018 do Ministério da Educação, estando institucionalizado.

Esta atividade está em consonância com a missão, visão, valores e negócios institucionais, vez que, o expositor convidado objetiva construir e compartilhar o conhecimento, e com esta mencionada atividade, abrem-se as portas institucionais para toda a comunidade acadêmica e externa, visando dessa forma a transformação de vidas por meio da educação. Evidencia-se por meio desta atividade o compromisso com a excelência na formação discente.


Proteção ao trabalho "sem emprego"

A professora Kamila promoveu a atividade Proteção ao Trabalho "Sem emprego", a turma foi dividida em grupos que se organizaram e pesquisaram sobre a temática proposta.

Posteriormente, foi realizado debate sobre o tema da atividade, os alunos confeccionaram questionário para ser distribuído, formularam um projeto de lei sobre o tema e também confeccionaram uma cartilha (divulgada na página do evento no Instagram).

A mencionada atividade buscou estimular/ desenvolver as seguintes competências nos discentes: "interpretar e aplicar as normas (princípios e regras) do sistema jurídico nacional, observando a experiência estrangeira e comparada, quando couber, articulando o conhecimento teórico com a resolução de problemas"; "demonstrar competência na leitura, compreensão e elaboração de textos, atos e documentos jurídicos, de caráter negocial, processual ou normativo, bem como a devida utilização das normas técnico-jurídicas"; "demonstrar capacidade para comunicar-se com precisão"; "adquirir capacidade para desenvolver técnicas de raciocínio e de argumentação jurídicos com objetivo de propor soluções e decidir questões no âmbito do Direito"; "desenvolver a cultura do diálogo e o uso de meios consensuais de solução de conflitos";"compreender a hermenêutica e os métodos interpretativos, com a necessária capacidade de pesquisa e de utilização da legislação, da jurisprudência, da doutrina e de outras fontes do Direito";"atuar em diferentes instâncias extrajudiciais, administrativas ou judiciais, com a devida utilização de processos, atos e procedimentos"; "utilizar corretamente a terminologia e as categorias jurídicas"; "desenvolver a capacidade de trabalhar em grupos formados por profissionais do Direito ou de caráter interdisciplinar e "apreender conceitos deontológico-profissionais e desenvolver perspectivas transversais sobre direitos humanos" (MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, 2018).


Roda de conversa

Esta atividade objetivou propiciar aos alunos uma conversa com o vice presidente da OAB, para tratarem sobre a advocacia, seu exercício e os direitos do advogado, possibilitando que os alunos pudessem compreender sobre o cotidiano profissional do advogado, bem como, sanar as eventuais dúvidas.

Esta atividade se refere à formação prático-profissional e geral no tocante à sua perspectiva formativa.

Audiência simulada STF

A Audiência Simulada do STF foi criada em 2013 na Universidade Vale do Rio Doce (Univale), pelo atual coordenador e também professor André Rodrigues Santos. Um dos pontos mais importantes da Audiência Simulada é preparar os alunos do curso de Direito, para a vida após o curso, onde quem decidir levar sua carreira para o ramo jurídico terá que lidar com isso a todo o momento. E enquanto estudante faz com que o aluno coloque em prática o que é estudado em controle de constitucionalidade, trazendo um aprendizado na prática sobre como o STF interpreta a Constituição, como guarda e como é feito esse julgamento. Porém os alunos não são os únicos “favorecidos” com isso, esse projeto faz com que toda a sociedade participante entenda como tramita esse tipo de processo.

Ainda, vale ressaltar que o objetivo do processo desse ano é julgar a inconstitucionalidade da Lei n° 13.146/2015 que é o Estatuto da Pessoa com Deficiência que viola o princípio da Dignidade Humana, especificamente no art. 6° do mesmo, o que fere as necessidades vitais dos portadores de deficiência, o que pode acarretar em diversos problemas para aqueles que não possuem discernimento para distinguir o que é certo e errado, como por exemplo,os deficientes mentais. Entretanto, direitos que eram estáveis no nosso ordenamento jurídico não podem retroagir o que causa uma insegurança jurídica.

A mencionada atividade buscou estimular/ desenvolver as seguintes competências nos discentes: "interpretar e aplicar as normas (princípios e regras) do sistema jurídico nacional, observando a experiência estrangeira e comparada, quando couber, articulando o conhecimento teórico com a resolução de problemas"; "demonstrar competência na leitura, compreensão e elaboração de textos, atos e documentos jurídicos, de caráter negocial, processual ou normativo, bem como a devida utilização das normas técnico-jurídicas"; "demonstrar capacidade para comunicar-se com precisão"; "adquirir capacidade para desenvolver técnicas de raciocínio e de argumentação jurídicos com objetivo de propor soluções e decidir questões no âmbito do Direito"; "desenvolver a cultura do diálogo e o uso de meios consensuais de solução de conflitos";"compreender a hermenêutica e os métodos interpretativos, com a necessária capacidade de pesquisa e de utilização da legislação, da jurisprudência, da doutrina e de outras fontes do Direito";"atuar em diferentes instâncias extrajudiciais, administrativas ou judiciais, com a devida utilização de processos, atos e procedimentos"; "utilizar corretamente a terminologia e as categorias jurídicas"; "desenvolver a capacidade de trabalhar em grupos formados por profissionais do Direito ou de caráter interdisciplinar e "apreender conceitos deontológico-profissionais e desenvolver perspectivas transversais sobre direitos humanos" (MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, 2018).



II Colóquio de iniciação científica do curso de Direito

Aconteceu no dia 26 de Maio o II Colóquio de Iniciação Científica do curso de Direito. Participaram do evento os professores Fernanda, Guilherme e Rosemeire. Também integrou a mesa de debatedores a Me.Laura, o professor Micael e um egresso do curso de Direito, Elcimar Barbosa Reis.

Esta atividade contempla as seguintes perspectivas formativas: Formação geral e formação técnico-jurídica.

Com a realização desta atividade buscou-se estimular/ desenvolver as seguintes competências nos discentes: "demonstrar capacidade para comunicar-se com precisão"; "dominar instrumentos da metodologia jurídica, sendo capaz de compreender e aplicar conceitos, estruturas e racionalidades fundamentais ao exercício do Direito"; "adquirir capacidade para desenvolver técnicas de raciocínio e de argumentação jurídicos com objetivo de propor soluções e decidir questões no âmbito do Direito"; "compreender a hermenêutica e os métodos interpretativos, com a necessária capacidade de pesquisa e de utilização da legislação, da jurisprudência, da doutrina e de outras fontes do Direito"; "utilizar corretamente a terminologia e as categorias jurídicas"; "desenvolver a capacidade de trabalhar em grupos formados por profissionais do Direito ou de caráter interdisciplinar"; "apreender conceitos deontológico-profissionais e desenvolver perspectivas transversais sobre direitos humanos" (MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, 2018).


Júri simulado

No dia 21 de Maio de 2021 às 19h aconteceu a atividade do júri simulado, o responsável pela atividade foi o professor Erilan. Estiveram presentes nesta atividade a professora Rose e o Coordenador do curso de Direito, o professor André.

A mencionada atividade buscou estimular/ desenvolver as seguintes competências nos discentes: "interpretar e aplicar as normas (princípios e regras) do sistema jurídico nacional, observando a experiência estrangeira e comparada, quando couber, articulando o conhecimento teórico com a resolução de problemas"; "demonstrar competência na leitura, compreensão e elaboração de textos, atos e documentos jurídicos, de caráter negocial, processual ou normativo, bem como a devida utilização das normas técnico-jurídicas"; "demonstrar capacidade para comunicar-se com precisão"; "adquirir capacidade para desenvolver técnicas de raciocínio e de argumentação jurídicos com objetivo de propor soluções e decidir questões no âmbito do Direito"; "desenvolver a cultura do diálogo e o uso de meios consensuais de solução de conflitos";"compreender a hermenêutica e os métodos interpretativos, com a necessária capacidade de pesquisa e de utilização da legislação, da jurisprudência, da doutrina e de outras fontes do Direito";"atuar em diferentes instâncias extrajudiciais, administrativas ou judiciais, com a devida utilização de processos, atos e procedimentos"; "utilizar corretamente a terminologia e as categorias jurídicas"; "desenvolver a capacidade de trabalhar em grupos formados por profissionais do Direito ou de caráter interdisciplinar e "apreender conceitos deontológico-profissionais e desenvolver perspectivas transversais sobre direitos humanos" (MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, 2018).

Redação Jurídica

A live intitulada Redação jurídica: princípios essenciais para uma boa redação tem por objetivo proporcionar aos graduandos do curso de Direito da Univale e das demais universidades, visto que é um evento aberto ao público externo, uma oportunidade de ampliar os conhecimentos sobre o uso da linguagem formal na elaboração de peças jurídicas, utilizando uma linguagem clara e objetiva, seguindo as regras jurídicas.


Direito sindical na pandemia

Trata-se de um projeto, desenvolvido pelos alunos do 7º período, do curso de Direito, na Disciplina de Direito do Trabalho II, que visa desenvolver o estudo, análise e aplicação do tema central, que este semestre foi "Direito Sindical na Pandemia", onde os alunos são convidados a desenvolverem a pesquisa, através da elaboração de trabalho científico conciliados com atividades de extensão que envolve visita e estudo nos sindicatos participantes, gravação de vídeos com a comunidade a respeito do tema e participação em um evento onde os presidentes dos sindicatos, os alunos, profissionais do direito e a comunidade local são convidados a debaterem o tema central de forma democrática e inovadora.

O evento aconteceu no dia 8 de Junho de 2021 às 19h.

Direito ao esquecimento

No dia 11 de junho de 2021, através da plataforma virtual Google Meet, aconteceu o evento “direito ao esquecimento”, organizado pelos professores Fernanda Saches e Guilherme Cabral e direcionado aos alunos do primeiro período do curso de Direito da Univale. O evento contou com a participação dos convidados externos Marina Lucena e Caio César Tomioto, que na oportunidade explanaram sobre a temática a partir de uma perspectiva do direito civil e do direito penal, respectivamente. Após, os organizadores, os convidados externos juntamente com os alunos dialogaram sobre a aplicação do direito à privacidade da pessoa natural e jurídica, enriqueceram o debate e puderam solidificar a compreensão sobre o tema.


Bancas de qualificação

Entre os dias 12 e 23 de junho de 2021, o componente curricular de Seminários de Pesquisa realizou 45 bancas de qualificação dos Projetos de Pesquisa elaborados pelos alunos do 8º período. Os trabalhos foram apresentados a bancas examinadoras, organizadas a partir de eixos temáticos, e compostas por dois professores, alguns deles externos.


Encontro com a coordenação

Ao final do semestre 2021/1 a coordenação do curso de Direito nos dias 5 e 6 de Julho promoveu o Encontro da coordenação com o curso do Direito, tanto para os professores de formação geral, quanto para os demais professores do curso.

O professor André, coordenador do curso, explicou sobre a Resolução nº 2, de 19 de Abril de 2021 que modificou a Resolução nº 5/ 2018 do Ministério da Educação, falou sobre o letramento digital e a necessidade de os docentes adequarem suas ementas às modificações oriundas da Resolução nº2.

III Colóquio de iniciação científica do curso de Direito

Aconteceu no dia 8 de Julho o III Colóquio de Iniciação Científica do curso de Direito. Participaram do evento os professores Felipe, Guilherme, Gustavo e Rosemeire. Também integrou a mesa de debatedores a egressa do curso de Direito, Erica.

Esta atividade contempla as seguintes perspectivas formativas: Formação geral e formação técnico-jurídica.

Com a realização desta atividade buscou-se estimular/ desenvolver as seguintes competências nos discentes: "demonstrar capacidade para comunicar-se com precisão"; "dominar instrumentos da metodologia jurídica, sendo capaz de compreender e aplicar conceitos, estruturas e racionalidades fundamentais ao exercício do Direito"; "adquirir capacidade para desenvolver técnicas de raciocínio e de argumentação jurídicos com objetivo de propor soluções e decidir questões no âmbito do Direito"; "compreender a hermenêutica e os métodos interpretativos, com a necessária capacidade de pesquisa e de utilização da legislação, da jurisprudência, da doutrina e de outras fontes do Direito"; "utilizar corretamente a terminologia e as categorias jurídicas"; "desenvolver a capacidade de trabalhar em grupos formados por profissionais do Direito ou de caráter interdisciplinar"; "apreender conceitos deontoloìgico-profissionais e desenvolver perspectivas transversais sobre direitos humanos" (MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, 2018).

Atividades desenvolvidas no ano de 2021/2

Encontro com a coordenação do curso de Direito

O professor André Rodrigues, coordenador do curso de Direito se reuniu com todas as turmas para apresentar e explicar as aitividades integradoras correspondentes a cada período.

As atividades integradoras visam contribuir com a formação dos discentes com o intuito de auxiliar na promoção da "sólida formação geral, humanística, capacidade de análise, domínio de conceitos e da terminologia jurídica, capacidade de argumentação, interpretação e valorização dos fenômenos jurídicos e sociais, além do domínio das formas consensuais de composição de conflitos, aliado a uma postura reflexiva e de visão crítica que fomente a capacidade e a aptidão para a aprendizagem, autônoma e dinâmica, indispensável ao exercício do Direito, à prestação da justiça e ao desenvolvimento da cidadania" (BRASIL, 2018).

I Seminário Justiça Criminal, Governança e Direitos Humanos

O curso de Direito promoveu o I Seminário Justiça Criminal, Governança e Direitos Humanos, o evento proporcionou "a aprendizagem de conceitos deontológico-profissionais, além de ter desenvolvido perspectivas transversais sobre direitos humanos", em consonância com o previsto pela resolução nº 5 do MEC.

O evento foi aberto à comunidade, se configurando assim como uma atividade extensionista possibilitando o ensino, a extensão e a aproximação da Universidade com os demais setores da sociedade, conforme dispõe a Resolução nº 7 do Ministério da Educação de 2018.

Conforme descrito por Lethícia Souza "No dia 3 de setembro, foi transmitida pelo YouTube da Univale a 3ª live de Língua Portuguesa, “Leitura e escrita na universidade: relato de experiência dos graduandos”. O evento tem por objetivo compartilhar com a comunidade acadêmica as experiências de leitura e escrita vivenciadas pelos graduandos no decorrer da vida estudantil, mais especificamente durante a graduação.

Essa atividade é uma oportunidade dos graduandos desenvolverem a comunicação oral, visto que ela faz parte do dia a dia de todos os profissionais, independentemente da área de atuação. Para isso, a universidade se propõe a contribuir com a evolução dessa habilidade e com a conscientização dos alunos a respeito da importância do processo comunicativo verbal.

A live foi conduzida pelas professoras Elizabete Carvalho e Mirele Cavalcante e recebeu como como palestrantes convidadas as graduandas Ana Júlia Soares, do curso de Jornalismo, Ingrid Grigorio, do curso de Enfermagem, Rayra Amaral, do curso de Pedagogia, e o graduando Rodrigo Santos, do curso Direito. Os alunos apresentaram para o público os desafios e as conquistas obtidas por meio da leitura e escrita, no decorrer da trajetória acadêmica. De acordo com os alunos, independentemente da profissão escolhida, para ter sucesso é preciso dominar a norma culta da língua portuguesa, ou seja, saber ler, escrever e interpretar bem" (Disponível em: < https://www.univale.br/alunos-da-univale-participam-de-live-sobre-a-valorizacao-da-lingua-portuguesa/>).

Direito e Fotografia

De acordo com a professora Elizabete Aparecida de Carvalho "esta Atividade Integradora do Curso de Direito, das turmas dos primeiros períodos, é uma atividade de extensão que tem como meta a demonstração de temáticas relacionadas ao Direito de forma interdisciplinar e transdisciplinar a partir da fotografia. No primeiro eixo de estudos deste semestre, a temática central foi “Vulnerabilidade Social na Macrorregião de Governador Valadares”.

O professor Bernardo Nogueira foi o coordenador da atividade e teve como colaboradores o professor Diego Jeangregorio Martins e as professoras Sara Edwirgens Barros e Elizabete Aparecida de Carvalho. Os trabalhos foram avaliados pela professora Karla Nascimento (Coordenadora do Curso de Pedagogia), professora Lorena Vitório (Curso de Direito) e professor Rafael Barbosa Fialho (Curso de Jornalismo).

Por ser uma atividade de extensão, a comunidade externa foi convidada a participar dos debates que aconteceram durante as aulas. A participação teve por objetivo a troca dos saberes científicos e populares, oportunizando o diálogo entre universidade e sociedade.

Para o desenvolvimento da atividade os graduandos tiveram que circular pela macrorregião de Governador Valadares para fotografar situações que demonstravam pessoas em situação de vulnerabilidade. Essas fotos foram analisadas por eles, sob a ótica do Direito, com o intuito de identificar quais direitos básicos, que estão previstos na Constituição Federal (1988), não estavam sendo garantidos às pessoas.

As fotos apresentadas pelos graduandos, através de um banner e um portfólio, mostraram que em nossa região a desigualdade social ainda é uma realidade presente. Existem pessoas vivendo nas ruas, outras morando em barracas, algumas convivendo com a falta de saneamento e de serviços básicos como educação e saúde, situações essas que comoveram os graduandos, pois as circunstâncias em que as pessoas se encontravam, condições precárias, não fazem parte da realidade dos mesmos.

Os graduandos concluíram com a pesquisa que para amenizar a situação da vulnerabilidade social na macrorregião de GV, como em todo o país, é preciso que as políticas públicas sejam efetivadas, aplicadas de forma igual e sem discriminação, a todas as pessoas. É necessário também que sejam criados projetos sociais para minimizar a desigualdade social, que visem garantir uma vida digna às pessoas menos favorecidas".

Abaixo consta o banner e as fotos que os alunos produziram na atividade


Foto apresentada pelos discentes na atividade.

Foto apresentada pelos discentes na atividade.


Foto apresentada pelos discentes na atividade.


Foto apresentada pelos discentes na atividade.


Foto apresentada pelos discentes na atividade.


Foto apresentada pelos discentes na atividade.


Direito e Literatura

Nesta atividade extensionista uma obra literária é indicada para leitura e estudo, a partir de deliberação do pelo Núcleo Docente Estruturante (NDE). Na sequência, será realizada a apresentação e discussão da obra, em formato de aula integrada, com a presença de professores do curso de Direito e convidados, a partir da qual os professores despertarão problemáticas relacionadas ao conteúdo do livro, a fim de permitir a elaboração de resumo científico.


Resumo elaborado pelos discentes

Resumo elaborado pelos discentes


Resumo elaborado pelos discentes

Capacitação Online

No dia 10 de setembro, antes do retorno das aulas de forma presencial, a Univale promoveu a capacitação dos professores no tocante às referências e protocolos de segurança para o retorno das atividades presenciais.

Capacitação Online

Antes do retorno das aulas de forma presencial, a Univale promoveu a capacitação dos discentes no tocante às referências e protocolos de segurança para o retorno das atividades presenciais.

Apresentação de Trabalho de Curso

O Trabalho de Curso (TC) é considerado componente curricular obrigatório conforme prevê a Resolução nº 5 de 17 de Dezembro de 2018, do Ministério da Educação.

No curso de Direito foram apresentados 109 trabalhos de curso pelos discentes neste semestre.

Lançamento "AÇÕES OAB"

O curso de Direito da Univale promoveu uma live com os alunos aprovados no Exame da Ordem para que pudessem compartilhar com os alunos do 9º e 10º períodos do curso suas vivências e experiências no tocante ao mencionado Exame.

Aula Magna

No dia 24 de Setembro aconteceu a Aula Magna do curso de Direito, a temática abordada foi "O STF e seu papel na democracia brasileira", o convidado foi o professor e procurador da república Edilson Vitorelli.

AÇÕES OAB

A atividade integradora “Ações OAB” é vivenciada pelas turmas de períodos finais, isto é, 9º e 10º períodos e tem por objetivo fomentar o estudo e as discussões dos principais temas jurídicos cobrados no exame da ordem e concursos públicos a partir de aulas direcionadas e da realização de simulados.

Atividades Práticas - NPJ

O professor Roberto Apolinário realizou durante o horário de aulas atividades práticas com os alunos do nono período. As atividades consistiram na realização de seis audiências de conciliação de fatos concretos, com duração de trinta minutos cada audiência.

AÇÕES OAB

A atividade integradora “Ações OAB” é vivenciada pelas turmas de períodos finais, isto é, 9º e 10º períodos e tem por objetivo fomentar o estudo e as discussões dos principais temas jurídicos cobrados no exame da ordem e concursos públicos a partir de aulas direcionadas e da realização de simulados.


Direito e Tecnologia

Trata-se de uma atividade extensionista, aberta à comunidade, em que ocorre a intervenção na comunidade externa para captar assuntos de interesse social relacionados à temática abordada na atividade Direito e Tecnologia, seguida de Aula Integradda – onde serão promovidos debates em que o Direito dialoga com áreas diversas, materializando dessa forma a transdisciplinariedade. Ao final, deverá ser produzido em resumo científico (abaixo foram compartilhados alguns dos resumos confeccionados pelos discentes).

Resumo confeccionado pelos alunos

Resumo confeccionado pelos alunos

Direitos fundamentais na rede

Esta atividade extensionista promove os direitos fundamentais na sociedade, especialmente, em relação aos alunos do ensino médio, propiciando aos discentes a oportunidade de vivenciarem a experiência docente, utilizando estratégias baseadas na ludicidade. A atividade se mostra relevante pois permite aos alunos terem contato com ensino e a extensão universitária, focando nos Direitos Fundamentais e nas habilidades e competências presentes na DCN do Curso de Direito.

Atividades Práticas Jurídicas -NPJ

No dia 8 de Outubro foram desenvolvidas atividades de prática jurídica. Busca-se com esta atividade simular situações corriqueiras práticas vivenciadas pelos profissionais do Direito. No tocante às atividades práticas jurídicas, os alunos foram responsáveis pela elaboração de um parecer, sua apresentação oral, além de participarem dos debates promovidos em sala de aula.


I CONGRESSO MINEIRO DE DIREITO DE EMPRESA

O I Congresso Mineiro de Direito de Empresa aconteceu nos dias 21 e 22 de outubro, os palestrantes convidados foram renomados profissionais do Direito que atuam no âmbito empresarial.

Com o intuito de promover o ensino, a pesquisa e aproximar a comunidade externa do ambiente universitário, as inscrições no evento foram gratuitas e houve a possibilidade dos participantes submeterem trabalhos ou se inscreverem apenas como ouvintes. Os melhores artigos foram selecionados para a publicação como capítulo de livro.

Bancas de qualificação

Foram realizadas 60 bancas de qualificação dos Projetos de Pesquisa elaborados pelos alunos do 8º período. Os trabalhos foram apresentados a bancas examinadoras, organizadas a partir de eixos temáticos, e compostas por dois professores, alguns deles externos.


Ações OAB

A atividade integradora “Ações OAB” é vivenciada pelas turmas de períodos finais, isto é, 9º e 10º períodos e tem por objetivo fomentar o estudo e as discussões dos principais temas jurídicos cobrados no exame da ordem e concursos públicos a partir de aulas direcionadas e da realização de simulados.


Letramento Digital

Os alunos do 6º período do curso de Direito, junto do professor Helberty promoveram a atividade Letramento Digital. Foram elaborados resumos, cartilhas e um perfil em rede social com o intuito de promover o letramento digital, investindo assim na promoção da "Formação prático-profissional, que objetiva a integração entre a prática e os conteúdos teóricos desenvolvidos nas demais perspectivas formativas, especialmente nas atividades relacionadas com a prática jurídica e o TC, além de abranger estudos referentes ao letramento digital, práticas remotas mediadas por tecnologias de informação e comunicação" (BRASIL, 2018). Abaixo foram compartilhados alguns dos resumos confeccionados pelos discentes.

RESUMO_LETRAMENTO DIGITAL_TURMA B.pdf

Resumo produzido pelos alunos

Carta de convocação

Cartilha elaborada pelos alunos

Jogos Jurídicos

Trata-se de um jogo jurídico, em que a turma é dividida em grupos e cada grupo terá a possibilidade de três pulos, pedir ajuda às cartas, e aos universitários, isto é, alunos selecionados pelo NDE do 10º período. Objetiva-se com esta atividade aprofundar e compreender temas jurídicos relevantes de forma criativa e dinâmica.

Monitoria

A monitoria permite que o discente possa vivenciar algumas atividades típicas da docência com a supervisão do professor responsável pela disciplina, além de possibilitar que o aluno desenvolva as competências e habilidades necessárias ao estudante de Direito previstas pela resolução nº 5 do MEC. Foram ofertadas vagas de monitoria para as seguintes disciplinas: Direito Constitucional I, Teoria Geral do Direito, Direito Processual Penal I, Direito Civil I, Filosofia Geral e Jurídica e Sociologia.

Cinema e Direito

Trata-se de uma atividade extensionista, aberta à comunidade, em que ocorre a exibição de um filme e são promovidos debates em que o Direito dialoga com áreas diversas, materializando dessa forma a transdisciplinariedade. Neste semestre o filme escolhido foi “Extraordinário”. Ao final, os alunos confeccionaram resumos relacionando as temáticas do Direito aos assuntos abordados pelo filme.

Júri simulado

Esta atividade extensionista visa proporcionar aos participantes a oportunidade de conhecer o Tribunal do Júri, aprofundando no estudo do Direito de forma interdisciplinar, bem como capacitar o discente na prática de argumentação, oratória, escrita e raciocínio jurídico. A atividade foi amplamente divulgada e no dia da apresentação, a comunidade externa foi convidada a participar, uma vez que as discussões no âmbito do Tribunal do Júri constituem assuntos de interesse social.

Simulado Oab

Atividade vivenciada pelo 9º e 10º períodos, tem por objetivo fomentar o estudo e as discussões dos principais temas jurídicos cobrados no exame da ordem e concursos públicos a partir de aulas direcionadas e da realização de simulados.

NPJ- Atividade Prática

O professor Roberto Apolinário, promoveu junto com o 7º período, uma atividade prática de sessão Arbitragem, que foi realizada presencialmente no auditório da Universidade.

Audiência Simulada

Foi realizada a audiência simulada com o 3º período do curso de Direito. O evento analisou a portaria 9998/2021 do TJSP e propiciou que os alunos pudessem ter um momento de aprendizagem significativa aliando a teoria e a prática.


Audiência Simulada Trabalhista

Momento profícuo, em que de forma leve e descontraída, foram repassados aos alunos muitas informações importantes na condução da audiência, e ainda, tivemos tempo para esclarecer muitas dúvidas que foram surgindo ao longo da atividade.


DIREITO EAD

No dia 1/12 aconteceu uma reunião em que curso a distância em Direito foi apresentado, sendo conhecido, aprovado e apoiado pela gestão institucional e da mantenedora.