UM QUIMISCRITOR NO MUSEU:

ciência, literatura e direitos humanos com Primo Levi

Atenção: Para uma melhor experiência, recomendamos explorar a exposição no computador ou abrir a “versão para computador” nas opções do seu navegador (caso esteja usando dispositivo móvel).

Primo Levi: o centauro que sobreviveu à Shoá

Nem químico com veia literária nem escritor com veia científica...

QUIMISCRITOR - s.m. [neologismo]* Aquele que exerce a integração entre a química e a literatura de tal forma que se torna impossível dissociá-las, pois deixam de ser partes de um todo e passam a ser o próprio todo, como as ligações entre os carbonos de uma molécula de benzeno, que não são simples e não são duplas, mas algo híbrido resultante, ou ainda como um centauro, que não vive como humano nem como cavalo, mas vive de uma maneira que só os centauros sabem.

*O termo e a sua descrição foram criados por Carlos Sérgio Leonardo Júnior.

***

Primo Levi (1919-1987) era químico de formação e foi prisioneiro de Auschwitz por ser de família judaica. Sobreviveu à Shoá e sentiu a necessidade e a obrigação de testemunhar para que esse episódio não fosse esquecido e banalizado. Levi também encontrou na literatura uma maneira de divulgar a ciência e tratar de temas pertinentes para a sociedade por meio da ficção.

Nossa exposição museográfica foi planejada e construída no ano de 2019 no Centro de Ciências de Araraquara (CCA), sendo inaugurada no dia 01 de outubro desse mesmo ano. Em 2020, no dia do aniversário de Primo Levi (31/07),  a exposição ganha um novo formato: o virtual.

Esse formato não procura substituir a exposição física, pois entendemos que cada formato permite uma experiência diferente para o público, com interações e mediações distintas.

Aproveite!

Inauguração da exposição (01/10/2019)

Sobre a exposição

Apresentação da exposição

A química nos museus de ciências

Explore a exposição

Planta da exposição (com base no espaço físico)

Seções:

1.  Tabela Periódica Interativa

2.  Cronologia

3.  Químico

4.  Auschwitz

5.  Mesa híbrida

6.  Escritor

Selecione a seção desejada:

É importante ressaltar que as seções, embora possuam nomes particulares, não isolam momentos da vida de Levi; pelo contrário, elas se interligam, de forma que uma dependa e possua elementos da outra, sem perder as especificidades próprias, representando o hibridismo do nosso quimiscritor.