Deriva do Bem


O projeto de extensão tem como idealizador o professor e diretor da FAV Bráulio Vinícius Ferreira, e também pelo arquiteto e urbanista Altillierme Carlo Pereira dos Santos, egresso da FAV/UFG, onde convida a comunidade a caminhar pela cidade e fotografá-la, captando assim olhares que só foram obtidos através da deriva urbana, onde é possível se perceber como atuante e pertencente àquele espaço, não mais alheio a ele. A Deriva do Bem é uma expedição que reúne um grupo de pessoas que têm como interesse comum, a cidade, a fotografia e a memória, com o objetivo de promover o encontro com a cidade utilizando o registro fotográfico como forma de expressão da memória.


Projeto de extensão Deriva do Bem comemora 10 anos!

A Deriva do Bem tem por objetivo realizar o encontro com a cidade e com o homem que a habita. É um estímulo à reflexão, experiência e memória. Além de reviver memórias afetivas, a Deriva propõe às pessoas um 'mergulho' na cidade, promovendo assim novas memórias afetivas, a construção da consciência na relação corpo-cidade e o desenvolvimento do olhar.

Nascida em 2008, a Deriva do Bem surgiu como uma disciplina optativa no curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Mas seu alcance e desdobramento fizeram com que, desde 2012, se tornasse num projeto de extensão da Faculdade de Artes Visuais (FAV-UFG).

A ideia do projeto é simples e explica também o nome: convidar as pessoas para caminhar ela cidade, muitas vezes sem um roteiro preestabelecido, para vê-la com mais atenção e cuidado. Ainda, o projeto pede aos participantes a doação de leite para uma entidade que apoia o trabalho de recuperação de pessoas em situação de vulnerabilidade nas ruas de Goiânia.

Coordenada por Bráulio Vinícius Ferreira e Altillierme Carlo, egresso do curso de Arquitetura e Urbanismo da FAV, o projeto de extensão ao longo desses 10 anos contou com dezenas de colaboradores, estudantes de arquitetura de várias universidades, arquitetos, professores, engenheiros, advogadas, psicólogas que formaram uma equipe multidisciplinar. Equipe que passa a lançar olhares outros para a cidade, agora de uma forma mais atenta e observadora.

Henri Cartier-Bresson afirmava que "Fotografar, é colocar na mesma linha, a cabeça, o olho e o coração." Essa experiência sensitiva promovida pela Deriva do Bem é registrada através da fotografia, do desenho, de depoimentos e da poesia.

A pandemia tirou muito das nossas vidas e, infelizmente, muitas vidas. Além disso, como medida protetiva, para reduzir o contágio do vírus, ficamos limitados ao contato social, ao encontro. Em tempos difíceis como o que temos atravessado, a Deriva do Bem iniciou no Instagram uma retrospectiva das 13 edições realizadas pelo projeto, sendo: 3 na Cidade de Goiás e 10 em Goiânia - percorrendo o Setor Central, Setor Campinas, Jardim Botânico, Setor Sul e Bairro Itatiaia. Ao longo desses 10 anos reunimos mais de 1500 imagens e 500 depoimentos - que são verdadeiras declarações de amor à Cidade - e rememorar bons momentos é uma das boas maneiras de atravessarmos esse período juntos.

“Olhar para a cidade pode dar um prazer especial, por mais comum que possa ser o panorama. Como obra arquitetônica, a cidade é uma construção no espaço, mas uma construção em grande escala; uma coisa só percebida no decorrer de longos períodos de tempo." Para Kevin Lynch a cidade é um organismo vivo que está em constante mudança e é necessária a percepção e participação da sociedade em relação às mudanças, não só físicas mas também legislativas, como é o caso do Plano Diretor da Cidade de Goiânia, que mesmo em tempos de pandemia continuou a discutir os rumos da cidade com a participação popular bastante resumida. Esse é um dos convites que a Deriva do Bem faz à sociedade.

Até que possamos retomar nossa imersão à cidade, a Retrospectiva da Deriva do Bem é um convite a manter viva as memórias de experiências e a expectativa do retorno ao convívio social. Em 2021 estão programadas algumas ações para a celebração, então fique ligado em nossas redes sociais. Venha conosco nesse passeio fotográfico, revivendo cada momento.

E se você participou de alguma edição e não compartilhou conosco as 5 fotografias e o depoimento, sempre é tempo. Envie suas fotografias, depoimentos, e não se esqueça de nos dizer qual edição você está registrando.

Além da nossa retrospectiva teremos outras ações digitais que esse momento permite realizar. Nos acompanhe em nossas redes sociais!

Aguardamos seu email: derivadobem@gmail.com

Instagram: @derivadobem

Facebook: @DerivaDoBem

Site: www.derivadobem.com.br

deriva do bem_extensão.pdf