Projeto Feirô: Discussões, Trocas e Experiências sobre as Feiras de Goiânia

Sobre o Atelier

O presente trabalho consiste em um compilado de pesquisas e produtos gerados pela disciplina de Projeto VII do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Goiás, e tem como objetivo compreender ao máximo a dinâmica e as características presentes nas feiras, mais especificamente naquelas da cidade de Goiânia. Por meio de estudos teóricos, coletas de dados, visitas à campo e demais levantamentos necessários, foi possível reunir informações relevantes sobre esse fenômeno tão inerente à cidade de Goiânia, buscando analisar a sua complexidade tanto de acordo com a visão teórica arquitetônica e acadêmica quanto através de uma abordagem mais sociológica, levando em conta não apenas seus aspectos físicos e construtivos mas também a sua relação com a cidade e com o usuário. Assim, a seguir serão apresentados os resultados obtidos por essas pesquisas, com o intuito de que elas possam ajudar futuros interessados em aprender, entender, ou pesquisar ainda mais a fundo a respeito do fenômeno urbano que são as feiras.


Ao se discutir a respeito das feiras, foi percebida uma dificuldade em definir de forma simples um evento que é tão complexo e que lida com tantas variáveis para seu funcionamento. Para tanto, optou-se por investigar este fenômeno da cidade por diversos pontos de vista, buscando entender ao máximo sua heterogeneidade e multiplicidade, havendo sido feita, para isso, a divisão do trabalho em 4 frentes de abordagem. O grupo de Coleta de Dados, por exemplo, foi responsável por visitas às feiras, entrevistas e levantamentos, resultando na classificação das feiras de Goiânia em três tipos diferentes. O grupo de Representação estabeleceu uma linguagem visual para o projeto, definindo a base de como nossos produtos seriam apresentados e, juntamente com o grupo de Comunicação (que supervisionou e organizou todas as produções), produziu as imagens para divulgação online do trabalho (o Projeto Feirô). Por fim, o grupo de Teoria fez leituras e fichamentos que poderiam ser necessários para entender o tema, buscando definir conceitos importantes para a experiência da feira da maneira como pretendíamos investigá-la. Assim, em seguida serão abordados diversos tópicos que foram estipulados como relevantes para entender este fenômeno que é parte tradicional da cidade, especialmente de Goiânia, e que cria eventos que vão muito além de apenas trocas comerciais.




RELATÓRIO

Introdução

Em construção...

Metodologia

Em construção...


Resultados obtidos

Em construção...




Equipe

Professor responsável: Professor Dr. Camilo Vladimir de Lima Amaral

Estagiária Docência: Camila Borges da Silva; Matheus André Gomes Mota.

Colaboradores: Fernando Mello; Christine Mahler; Pedro Britto; Bráulio Vinicius.

Discentes: Aira Gonella Fontenelle; Ana Carla Barbosa Paiva; Ana Elisa Chaves Melo Jawabri; Caio Gabriel Weber; Crystal Yumi Shiraishi; Gabriela Vieira Vilela; Gabrielle Ribeiro Costa; Giovana De Carvalho Netto; Giulliano Lonardoni Alves Alvarenga; Graziele Gabriel Goncalves; Guilherme Cirqueira Ferreira; Hugo Lessa Pereira; João Henrique De Morais Silva; Larissa Peixoto Fleury; Leonardo Frecchiami; Leticia Mastrela Gomide; Luccas Chaves Da Costa Henriques; Maria Eduarda Da Costa Alves; Marilia De Paula Gontijo Macedo; Matheus Isaac Rezende Da Rocha; Oriane Marla Menegati; Priscilla Freire da Silva; Rafaela Menezes Lobo Macêdo; Suzy Lima Coelho; Victor Hugo Almeida Bezerra; Victor Taffarel Da Costa; Weverson Gomes De Oliveira.

Dados técnicos da disciplina: (x° período, 20xx, Curso de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Goiás, x horas)


livro feiro.pdf