Dicas para se sentir confortável e segura
Foto de Karolina Grabowska
É importante trocar o absorvente regularmente para evitar a proliferação de bactérias e odores desagradáveis. Sempre que possível, lave e seque bem a região genital antes de colocar o novo absorvente. O tempo ideal de troca pode variar de acordo com o fluxo menstrual e o tipo de absorvente utilizado, mas em geral recomenda-se trocar a cada 4 horas.
Evite roupas íntimas justas e sintéticas, pois podem reter umidade e aumentar o risco de infecções. Dê preferência a roupas feitas de materiais respiráveis, como algodão. Outra dica muito importante para evitar a proliferação de bactérias é trocar diariamente as vestimentas.
Foto de Mikhail Nilov
Essa é uma recomendação que serve para além da menstruação. Utilizar produtos específicos para a higiene, como sabonetes neutros e lenços umedecidos (evitando produtos com perfume ou corantes) ajuda a prevenir irritações e desconfortos na região íntima. Mas lembre-se, não adianta nada ter os produtos ideais e não lavar e secar corretamente. A má higiene pode levar a outros problemas muito comuns como a infecção urinária.
As duchas vaginais podem perturbar o equilíbrio natural de bactérias saudáveis na região íntima e aumentar o risco de infecções. A menos que sejam recomendadas por um profissional de saúde, livre-se delas.
Foto de Cottonbro Studio
A água quente ajuda a relaxar os músculos, gerando alívio das cólicas! Assim, fica claro que tomar um banho quente na banheira de hidro é ótimo, porque o calor melhora a circulação, diminuindo as contrações da cólica e, consequentemente, a sensação de incômodo. Ao terminar o banho é importante enxaguar a região genital com água limpa e enxugar bem.
Se você experimentar sintomas incomuns, como coceira, odor forte ou corrimento, consulte um profissional de saúde. O médico ginecologista estará ali para ajudá-la a determinar se há uma infecção ou outra condição que precisa ser tratada. Portanto, busque entender como deve ser um atendimento seguro.
Foto de Karolina Grabowska
Além de manter a região íntima "abafada", os protetores favorecem a proliferação de fungos e bactérias, aumentam seu gasto mensal e ainda poluem o ambiente. Outra indicação importante é usar o pijama sem calcinha. Essa pequena mudança no hábito noturno é de grande ajuda para a saúde íntima, porque dormir sem calcinha auxilia a manter a região nas condições ideais: seca e bem arejada, evitando assim que micro-organismos ruins se desenvolvam e causem doenças.
Assista abaixo um vídeo curtinho, gentilmente gravado pela Soraya Bischoff, que vai te ajudar ainda mais a lembrar das dicas e recomendações que você deve seguir para manter uma boa higiene íntima durante o período menstrual.
Com algumas simples medidas, é possível evitar desconfortos e infecções, e sentir-se confortável e segura durante esse período. Não deixe que os tabus estabelecidos pela sociedade prejudiquem a sua saúde íntima.
Gostou das dicas? Compartilhe esse texto com quem você se importa, ajudando a disseminar essas informações tão importantes! Em caso de dúvidas ou problemas de saúde busque orientação médica. Cuide-se!
Confira outros conteúdos em nosso site a respeito de temas que abordam a menstruação.