O que falar para homens que não menstruam 


Uma análise do comportamento masculino perante a menstruação, absorventes e Síndrome Pré-Menstrual na contemporaneidade 

A TPM é muitas vezes, representada de maneira negativa e estigmatizada. Vista como um período em que se fica "histéricas, irritante e emotiva", a estigmatização da TPM é problemática, pois reforça estereótipos prejudiciais e impede que as mulheres sejam levadas a sério quando falam sobre seus sintomas, sentindo- se envergonhadas por suas dores e não procurando ajuda médica quando necessária. 

Essas mudanças ocorrem pelo desenvolvimento e liberação de óvulos por meio dos ovários, que também envolve a produção dos hormônios sexuais, estrogênio e progesterona. Alguns dos sintomas da TPM incluem cólicas, dores nas costas, variação de humor, sensibilidade nos seios, inchaços, surtos de irritabilidade, ansiedade, alteração de apetite, dificuldade de concentração, crises de choro, diminuição da libido e depressão. Cada pessoa pode apresentar sintomas diferentes, com intensidades diversas e durações indeterminadas, mas de acordo com a Organização Mundial da Saúde, 80% das brasileiras sofrem dos sintomas da TPM.


O INCÔMODO DAS MULHERES E A FALTA DE CONHECIMENTO DOS HOMENS QUE NÃO MENSTRUAM

Tem viralizado nas redes sociais, em especial no TikTok, a reação de homens ao descobrirem a funcionalidade dos absorventes internos. Ao colocarem o item num copo de água, ele expande consideravelmente ao absorver o líquido, ilustrando a sua atuação na vagina e surpreendendo os homens “testados” por suas namoradas. Nessa trend de vídeos, os homens são desafiados desde o início: cabe a eles abrir a embalagem, puxar o cordão e mergulhá-lo na água.

Esse território desconhecido aos olhos masculinos é ainda mais amplo e está cercado de desinformação, machismo e relações de poder falocêntricas que envolvem ainda a impossibilidade masculina cis de menstruar. Nesse contexto, cria-se uma polêmica: os homens cis precisam saber sobre absorventes e menstruação? Homens precisam ser ensinados sobre tudo que envolve o assunto? Importante destacar que homens trans menstruam e portando nosso foco recai aqui no homem cis. 


Uma pesquisa recente desenvolvida pelo Grupo de Pesquisa “Núcleo de Assistência para o Autocuidado da Mulher - NAAM da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, procurou entender as percepções das mulheres com TPM a respeito do comportamento de seus parceiros diante delas nesse período. O estudo ouviu vinte mulheres entre 19 e 44 anos, que foram solicitadas a narrar suas experiências a respeito do comportamento masculino diante delas na época da manifestação dos sinais e sintomas da TPM. Entre alguns relatos, destacam-se:

Com base nessas falas, é possível notar que existe uma insatisfação das mulheres perante o comportamento de seus parceiros no período pré-menstrual. Na visão delas, o principal motivo para essa indiferença e falta de cuidado se justifica justamente pela incapacidade dos homens com os quais elas se relacionam de menstruar. 


No entanto, muitas mulheres relataram que seus parceiros são capazes de identificar os sintomas da TPM, mas preferem se ausentar de discussões ou de conversas que poderiam ser saudáveis para auxiliar suas companheiras nesse período unicamente para não “complicarem” ainda mais a situação. Em um dos relatos, uma das entrevistadas afirma: “Ele ficava sem paciência, não compreendia e ao invés de ajudar, ficava estressado também... algumas brigas foram motivadas pela TPM... brigamos nessa fase, porque eu fico sensível, ele, ao invés de ajudar, fica mais irritado”.


Quando se trata de absorventes, é comum que os homens não tenham conhecimento sobre os diferentes tipos e tamanhos disponíveis no mercado. Alguns homens podem até mesmo sentir repulsa ao ver ou tocar em absorventes usados (ou até mesmo nos que estejam limpos), o que pode levar a um comportamento evasivo em relação à menstruação. Muito disso se deve a falta de educação sobre menstruação, ou pelo fato de que muitos homens não têm experiência pessoal com o processo por serem poupados do assunto em casa e na escola.


Em relação à TPM, muitos homens podem não entender o que é ou como ela afeta suas parceiras e, em resumo, o comportamento masculino perante a menstruação, absorventes e TPM pode variar amplamente, dependendo do nível de educação e experiência pessoal. No entanto, é fundamental que a sociedade trabalhe para desmistificar a menstruação e reduzir o estigma em torno dela, para que as mulheres possam passar por esse processo de forma saudável.

TERMOS CORRETOS

Utilizamos o termo “homens que não menstruam” pelo fato de existirem os homens que sim, menstruam. Aqui falaremos um pouco sobre a identidade de gênero, afinal, homens trans menstruam. A testosterona, hormônio utilizado para a transição, pode interromper os ciclos, mas caso seu uso seja interrompido, a menstruação volta a fazer parte da vida do homem trans. Além disso, pessoas não binárias e intersexuais (que nascem com características sexuais que não se encaixam com a definição típica de masculino ou feminino) também podem menstruar. Ainda existe um tabu grande em torno do assunto, e essas pessoas acabam não sendo vistas por campanhas de absorventes e empresas que produzem roupas íntimas. 

Outra questão acaba sendo em relação a saúde. Muitos profissionais da medicina ainda não estão preparados e capacitados para atender as pessoas desse grupo, ainda presas nos conceitos biológicos e sociais que começaram a ser desconstruídos em um tempo relativamente recente, mas que precisa ser debatido com intensidade na comunidade médica.

É por isso que hoje em dia meios de comunicação e profissionais de áreas relacionadas estão escolhendo utilizar o termo ‘pessoas que menstruam’ no lugar de ‘mulheres que menstruam’, para assim promover um tratamento de inclusão que possa englobar todos esses grupos.