Menarca: A primeira menstruação

Porque saber e falar sobre menstruação é urgente e necessário!

A primeira menstruação, também conhecida como menarca, é um momento importante na vida das meninas. É o início da puberdade, um período de mudanças físicas e emocionais que podem ser desafiadoras. 

Ocorre, geralmente, entre 8 e 15 anos, com a média sendo aos 12 anos e simboliza que do ponto de vista físico, o corpo está preparado para a gravidez, contudo isso não quer dizer que esteja apto, já que os ovários ainda são imaturos e o ciclo permanece irregular por cerca de um ano e meio. Outras mudanças que acometem o corpo incluem o crescimento de pelos pubianos e axilares, desenvolvimento de seios e alterações na pele e no cabelo.


Por que falar sobre isso? 

Vista como tabu e relacionada historicamente à sujeira e impureza, a menstruação relaciona-se aos direitos humanos de pessoas com útero como: saúde, saneamento, educação, direitos à igualdade, liberdade religiosa e de crença e participação na vida cultural e pública, sem discriminação. 

As informações sobre menstruação ainda não fazem parte da vida escolar. Entre as pessoas que menstruam,  em uma pesquisa da Unicef, 71% disseram que nunca tiveram aulas, palestras ou rodas de conversa sobre cuidados na menstruação. Entre quem não menstrua, 58% nunca tiveram. É importante frisar a diferença entre a educação sexual, área que se dedica à construção de espaços de diálogo sobre corpo, autocuidado, convivência e saúde e educação menstrual, campo que busca a promoção de processos educativos, lúdicos e informativos sobre ciclos menstruais, conhecimento anatômico e fisiológico sobre corpos menstruantes e a busca de políticas públicas que garantam a dignidade menstrual.

Assim, é importante a compreensão de que a educação menstrual é necessária nas escolas, não se relacionando a sexo ou amadurecimento precoce como observado pelo senso comum, mas sim, ao acesso à informação de qualidade e garantia de dignidade para meninas, contribuindo para o rompimento do tabu e outros mitos acerca da menstruação. 

De acordo com a Unicef, estima-se que no Brasil 1,24 milhão de meninas, 11,6% do total de alunas, não tenham acesso ao papel higiênico nos banheiros das escolas em que estudam e entre quem menstrua, 62% afirmaram que já deixaram de ir à escola, ou outros lugares devido à menstruação. Além disso, 73% dos menstruantes dizem que já sentiram constrangimento na escola ou em outro lugar público por conta menstruação.

Assim, podemos ver como falar sobre menstruação é algo necessário, já que tem um impacto profundo no direito de ir e vir, na construção da autoestima e confiança corporal e na dignidade de pessoas que menstruam, além do bem comum da sociedade e a garantia de direitos humanos igualitários para todos. 

Mas como abordar o tema com as crianças?

A professora e pesquisadora Eliane Maio responde alguns questionamentos sobre a menarca e dá dicas sobre como abordar o assunto com crianças.


Eliane Rose Maio possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá (1984), Mestrado em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista - UNESP/Assis (2002), Doutorado em Educação Escolar - UNESP/Araraquara (2008), Pós-doutorado em Educação Escolar na UNESP/Araraquara, com a temática da Trajetória da Educação Sexual no Brasil. É professora da Universidade Estadual de Maringá, no Programa de Pós-graduação em Educação (PPE), Mestrado e Doutorado. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: psicopedagogia, aprendizagem, sexualidade, gênero, diversidade sexual e educação em sexualidade. Professora do Mestrado e Doutorado em Educação - PPE, UEM. 

 Confira o vídeo da entrevista na integra aqui.

+ indicações de livros, séries e filmes sobre menarca 

Série animada espanhola e transmitida pela TV Brasil, é voltada para o público jovem e mostra o cotidiano da adolescente Lara e seus amigos de intercâmbio. Cada episódio traz uma questão sobre o amadurecimento e os desafios da puberdade. Em um deles, retrata sobre a primeira menstruação de Lara e a dificuldade da jovem em lidar com a situação. O público é convidado a refletir sobre os temas por meio de perguntas sobre o que faria se passasse por situações parecidas. Ver + aqui.

2. A Caixa de Pandora

Documentário lançado em 2019 composto por histórias de mulheres do vilarejo Maasai que são forçadas a faltar à escola, ou até mesmo a abandoná-la, por não terem acesso a suprimentos menstruais. Recheado com entrevistas que destacam missões para educar e transformar mentes e preconceitos culturais. Ver + aqui.

3. A História da Menstruação

Curta-metragem animado produzido pela Disney, em parceria com a empresa Kimberly-Clark. O vídeo explica o que é a menstruação para as meninas entre 11 e 17 e como elas devem agir durante o ciclo menstrual. Ao longo de 10 minutos, a animação mostra meninas entre a pré-adolescência e a adolescência que estão descobrindo a menstruação e as atividades que elas podem continuar praticando durante esse período. Ver + aqui.


4. Meu Livrinho Vermelho

Nele lemos sobre a menstruação como um rito de passagem. Como todas as primeiras vezes, a menarca envolve um certo mistério e incertezas, porém é envolta de possibilidades e sempre uma história a ser lembrada. A jovem Rachel Kauder Nalebuff percebeu, no entanto, que esses momentos deveriam ser partilhados. Ela reúne histórias sobre a primeira menstruação, coletadas de mulheres ao redor do mundo. Ver + aqui.


5. Red: Crescer É uma Fera

Filme produzido pela Pixar e que retrata a fase de amadurecimento da personagem principal Mei Mei, bem como a transição entre a infância e a adolescência, período repleto de transformações e descobertas. Na história, a personagem se transforma em um Panda Vermelho toda vez que as suas emoções são afloradas e ela está no processo de autoconhecimento e de aprender a lidar com esses sentimentos.  Impossível não associar essas transformações com a menarca. Ver + aqui.

6. A Menina que Virou Lua

Livro que ensina às crianças sobre a menstruação de forma natural. É recomendado para os pequenos a partir dos sete anos, e conta, com linguagem poética, a história de uma menina no dia em que ela ficou menstruada pela primeira vez. Ver + aqui.