Wicca Diânica

LUA VERMELHA

Segundo a Tradição Diânica do Brasil (TDB), a religião Wicca é pagã, sacerdotal e iniciática, nela se cultua a Deusa Tríplice e Seu Consorte, o Deus Cornífero. Além disso, as celebrações são sazonais da lua e do sol. Uma das grandes características dessa religião é que, em contrapartida a grande parte dos outros credos, a tradição deles é Wiccaniana e Diânica, ou seja, existe um foco maior na Deusa que no Deus. Apesar do culto ser bem equilibrado, segundo o site da TDB, há uma crença que a Deusa Criadora é o Todo, “...o próprio Deus de Chifres é uma parte da Deusa”.


Você deve estar se perguntando, e existe relação entre a Deusa e a menstruação feminina? A resposta é: muita! A Wicca Diânica tem origem na Califórnia nos anos de 1970, ela anuncia uma espiritualidade conectada com a mulher, a terra e os ciclos da natureza. Nesse sentido, o artigo “O poder feminino nas práticas da Wicca: uma análise dos “Círculos de Mulheres” explica que existe uma conexão entre os mistérios femininos (como a menarca, a gravidez e a menopausa) e o meio ambiente. 

Em nossa cultura ocidental, muitos desses aspectos femininos são vistos como problemáticos e ruins. Entretanto para os seguidores da religião Wicca o sangue menstrual é sagrado, pois ele é o gerador de vida.

O ciclo menstrual representa a preparação para uma nova vida, sendo assim mensalmente os úteros se preparam para carregar um novo ser. Mas, quando não há fecundação em um óvulo, a menstruação ocorre e esse sangue gerador de vida, exala do corpo feminino. Por esse motivo, a menstruação é sagrada para os Wiccas, é um divino momento que as mulheres sentem e deve ser celebrado. Para eles, o período menstrual recebe, inclusive, uma nomeação: Lua Vermelha.

No primeiro dia da menstruação, para a religião Wicca, é necessário fazer um altar menstrual, contendo alguns instrumentos que devem fazer parte: um jarro menstrual, que será armazenado o sangue enquanto há uma conexão com a Deusa por meio da oração. Após isso, o sangue é derramado na terra, demonstrando respeito a mãe Terra devolvendo a energia de vida que não foi utilizada pelas mulheres. Além disso, no altar deve conter velas e símbolos ligados ao feminino (conchas, pedras, deusa espiral).

Outra atitude que é feita neste período é o Diário da Lua Vermelha, é preciso anotar em qual lua a menstruação desceu, os sonhos, sensações e sintomas que precederam este momento. Ao escrever essas observações as mulheres passam a conhecer mais seu corpo e a influência da lua sobre ele. Há também mais um elemento realizado nesse ritual do período menstrual: o colar. Este instrumento é utilizado na altura do ventre, contendo três fitas vermelhas e uma pedra também avermelhada no centro. As mulheres o utilizam para diminuir desconfortos do período, como cólicas.

Por fim, ao final da menstruação a mulher deve desmontar o altar e aguardar para a próxima. Logo, para os Wiccanos a menarca de uma menina é o início de uma nova fase em que seu corpo se prepara para a fertilidade, e nesse sentido, não deve ser vista com olhos maus, mas como uma dádiva.

Este vídeo foi transmitido pelo canal Consciência Próspera. Nele, é respondida a pergunta "Wicca é a tradição da Deusa?" por Mirella Faur, romena da Transilvânia, naturalizada brasileira, com formação científica e esotérica. Mirella é reponsavel por formar círculos sagrados de mulheres,  com princípios e valores ligados a espiritualidade feminina.