Artigos e Textos publicados no nosso Projeto de Extensão

2021

CHÃO DE MEMÓRIAS: RACHADURAS PARA UM ENSINO DE ARTE DESOBEDIENTE 

Resumo: . Esse trabalho tem apresenta três perspectivas pedagógicas diferentes no campo da Pedagogia da Arte/Teatro e os seus desdobramentos como agentes desobedientes do currículo normativo escolar, apresentadas no evento de extensão Chão de Memórias, desenvolvido pelo Projeto de Extensão Artes do Corpo e do Movimento, na Universidade Estadual de Maringá (UEM). A partir das histórias, vivências e experiências que atravessam e constituem as três artistas-educadoras-pesquisadoras - Eleni Souza Nobre, Iracy Vaz e Fátima Santana Santos-, refletimos sobre como a disciplina de Arte e a formação deste/a professor/a-artista influencia na experiência do/a estudante no espaço escolar. Os discursos nos convocam para posicionamentos mais representativos em sala de aula, valorizando e estimulando produções de conhecimentos e metodologias que possibilitem rachaduras para um ensino de arte na escola contemporânea como um espaço de rupturas e resistências contra as normatividades e as colonialidades, propiciando zonas de intersecção entre aprendizagem, metodologias, planejamentos e ensino.

 Palavras-chave: arte-educação – rupturas – normatividade 

Acadêmico: Gabriel Fajonni Marcelino

EAEX 2021 (acesse aqui).  

 

2020

MUNDOS POSSÍVEIS

Resumo: Chão de Memórias é uma das ações do Projeto de Extensão Artes do Corpo e do Movimento do curso de Artes Cênicas - Licenciatura em Teatro, em decorrência da suspensão das aulas de graduação pela Resolução 004/2020- CEP, por conta da pandemia COVID 19. De forma virtual, esta primeira temporada se constituiu de seis episódios, e teve como tema central o artistaeducador e a criação de mundos possíveis. Acionando memórias culturais e experiências, provocações foram feitas acerca dos saberes entre a arte e a educação, com o intuito de no coletivo, pensarmos estratégias para que as rachaduras se façam nos chãos das nossas existências. Assim, esta ação se mostra um espaço de resistência, luta e trocas que visa ecoar a pluralidade e necessidades dos corpos que não cabem nas narrativas hegemônicas e colonizadoras. 

Palavras-chave: Arte-Educação - Anticolonialidades - Subjetividades 

Acadêmica: Samara Kathyleen da Silva Lupion

Acesse aqui

 

DANÇA-TEATRO E PERFORMANCE: ENTRELAÇANDO POÉTICAS E METODOLOGIAS PAR AO ENSINO DE ARTE

Resumo: O presente trabalho analisa possíveis caminhos em direção a metodologias de ensino da arte inspiradas nas intersecções entre a performance e a dança-teatro. Destes encontros e confrontos, propõe-se abordagens em arte e educação no âmbito escolar a partir dos entrelaçamentos de aspectos relevantes para um ensino-aprendizagem em teatro entre as fissuras da arte e da vida, acionadas por arquivos e repertórios culturais, numa perspectiva auto-etnográfica.

Palavras-chave: Ensino de teatro – metodologia – dança-teatro – performance

Acadêmico: Gabriel Fajonni Marcelino (Bolsa PIBIS 2019/2020)

Acesse aqui (Resumo Expandido - 3° EAEX-UEM)

Acesse aqui (pesquisa publicada na revista O Mosaico)

                              

2019


CORPO EM MOVIMENTO, CORPO EM PENSAMENTO: A DANÇA-TEATRO DE PINA BAUSCH COMO ELEMENTO DE INSPIRAÇÃO DIDÁTICA PARA A INICIAÇÃO TEATRAL 

Resumo: O presente trabalho tem por objetivo relatar os resultados obtidos nas três modalidades do projeto de Extensão “Corpo em Movimento: Dança/Teatro” durante os dois semestres de 2019. Para o tratamento dos dados analisamos uma coletânea de apontamentos e relatos de experiências produzidas por monitor e orientador e pelos participantes a fim de associar as teorias de Pina Bausch com as práticas desenvolvidas. Como resultado descobrimos diversos caminhos possíveis para se trabalhar a dança-teatro quando esta entra em contato com outras linguagens (jogos dramáticos, yoga e fotografia) e como são metodologias para a potencialização expressiva dos indivíduos e conscientização de seus corpos. 

Palavras-chave: Dança – Linguagens – Teatro 

Acadêmico: Gabriel Fajonni Marcelino (Bolsa PIBIS 2018/2019)

Acesse aqui


CRIAÇÃO EM DANÇA: EXPLANAÇÕES SOBRE O PROCESSO CRIATIVO DE “BESTA” 

Resumo. Este artigo descreve, até o ponto em que se encontra, a criação do trabalho coreográfico “BESTA”. Estão postas as fases de experimentação e escolha de materiais, bem como as funções desempenhadas pelos integrantes do grupo no convívio em dança, e as modificações sofridas pelo trabalho a partir do contato com o público. 

Palavras-chave: dança – educação – público 

Acadêmico: Flávio César Magalhães Lopes Rodrigues (Bolsa Central de Estágio)

Acesse aqui