O objectivo da publicação do mapa e da lista das áreas é de permitir que todos os membros da comunidade consultem e identifiquem as áreas no mapa durante o que é referido como uma Fase de Confirmação, Objecções e Correcções; ela serve como uma salvaguarda importante contra o "agarrão da terra" local. Também permite que os próprios utentes certifiquem que os dados contidos em relação às suas próprias áreas foram registados correctamente.
Os mapas e as listas são exibidos na comunidade por um período de pelo menos 30 dias. No entanto, sugerimos que, em algumas comunidades, talvez seja necessário prolongar esse período, para permitir que as pessoas que estão longe da comunidade tenham tempo suficiente para participar do processo.
É importante que os mapas/listas sejam publicados em locais públicos apropriados que permitam acesso a todos. Pode ser necessário de activamente facilitar o accesso às mapas/listas de pessoas marginalizadas, como por exemplo idosos, pessoas que vivem com deficiência, órfãos, e mulheres chefes de famílias e outros menos informados sobre o processo.
Neste ponto, também é importante verificar transversalmente a lista de usos com o Plano de Uso da Terra da comunidade, especificamente para ver se as áreas se enquadram nas Zonas de Protecção Parcial, como proximidade de rios e rodoviárias ou encostas íngremes.
No edital devem constar os seguintes elementos:
Mapa das áreas, todos sobrepostos à imagem satélite que serviu durante o trabalho de campo;
Uma tabela com a informação alfanumérica em relação a cada área;
Cada individuo tem que indicar a sua:
Confirmação: caso os dados estejam todos correctos;
Ou
Correcção: caso haja algum dado a rectificar. Nestes casos, as correcções têm que ser feitas no mapa e na lista.
Durante o período do edital, todos membros da comunidade podem fazer objecções ou correcções das informações apresentadas.
As pessoas podem verificar no mapa se a localização e os limites das áreas estão conforme, assim como a informação contida na tabela. Com correcções ou objecções feitas, os dados são registados no mapa e/ou na lista, usando um sistema de adesivos coloridos.
Quaisquer disputas sobre limites ou uso poderá ter de ser resolvido pela liderança tradicional local, pelos representantes da associação ou pela administração local.
Depois do fim da publicação do mapa e as listas, estes devem ser analisados, de forma a contabilizar o número de confirmações, correcções (quais os campos mais comuns) e a afluência das pessoas. Isto deve servir de lição para melhorar os próximos procedimentos de registo em campo e para um futuro edital.
No fim do período, a equipa de campo visita e recolhe os dados alterados nos mapas e listas, novamente usando um formulário ODK especialmente desenhado para o efeito:
Formulário Formulário Objecções e Correcções, que captura dados sobre os resultados do processo de O&C, incluindo o registo de quaisquer disputas que surgiram.